Leitor pergunta para a seção Dúvidas sobre a Italia sobre o Rendimento Poupança na Italia:

Dúvidas sobre a Italia

Oi, gostaria de saber se existe a poupança nos bancos daí como existem aqui no Brasil e quanto rende de juros mais ou menos ao mês. obrigado

Brasil na Italia responde:

A poupança brasileira seria o equivalente na Itália a um Libretto di Risparmio Postale, um tipo de investimento garantido pelo Governo Italiano e que não possui custo de abertura e de administração. São emitidos pela Cassa Depositi e Prestiti S.p.A e vendidos pela Poste Italiane desde 1875.

Existem diversos tipos de Libretto, como o Libretto para menores de idade, Libretto Ordinario e Libretto Smart.

A principal desvantagem deste investimento é que os rendimentos são mínimos. Para dar uma ideia: o Libretto Ordinario garante uma taxa anual bruta de 0,001% em vigor desde 7 de novembro de 2019. E ainda por cima você paga 26% pelos juros recebidos + um imposto de 34,20 por pessoa física por ano em caso de giacenza media superior a 5.000 euros.

Levando em consideração que a inflação da Italia em 2021 ficou em torno de 1,9% no ano (veja dados aqui no arquivo Istat) o Libretto Postale não cobre a desvalorização do dinheiro.

Não sou consultora de investimentos, mas comecei a compartilhar alguns estudos pessoais sobre investimentos no site https://trabalhonaitalia.com/cripto-e-investimentos/ .

Lembrando que quanto maior os rendimentos, maiores os riscos, uma alternativa que pode ser interessante são as Poupanças em “stable coin” como por exemplo a Poupança Binance que no momento dá por exemplo 10% ao ano em USDT para investimentos de 0-2000USDT (o USDT é uma criptomoeda atrelada ao valor do dólar).

Já a app da Crypto.com chega a dar 8% ao ano para investimentos em USDT desde que o cliente deixe o dinheiro bloqueado por 3 meses e tenha um cartão de categoria Jade ou Superior. O valor máximo para obter esse rendimento é 30 mil USD (leia sobre os tipos de cartões da Crypto.com aqui).

rendimento poupança na Italia

É claro que neste caso o risco está na estabilidade das plataformas. No momento a Binance é a maior corretora de criptomoedas do mundo e a Crypto.com está crescendo em forma exponencial no último ano e está entre as maiores do mundo também.

Mas vale lembrar que assim como os bancos podem falir, as corretoras de criptomoedas também. Trata-se ainda de um mundo novo, ainda pouco regulamentado.

Se algum dos nossos leitores tiver outras ideias ou comentários para compartilhar serão muito bem vindos. E nós queremos saber: como você investe seu dinheiro na Italia?

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorComo ver o David de Michelangelo original em Florença
Próximo artigoCalendário de Corridas em Florença 2022
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here