Todos os anos Florença vira uma festa no dia 24 de junho: é o dia do patrono da cidade, o São João (aqui conhecido como San Giovanni). O dia é literalmente feriado, a maioria das lojas está fechada, em compensação não vai faltar o que fazer.

Em geral, no dia 24 acontece a final do Calcio Storico Fiorentino na Piazza Santa Croce. Como o nome indica, trata-se de um jogo de futebol diferente, histórico, com as mesmas tradições da época medieval. Tem quem ache o evento um tantinho violento porque não existem regras e a força bruta é permitida (os jogadores terminam o jogo cheios de hematomas e às vezes com vários ossos quebrados!). Quem tiver estômago pode assistir este espetáculo na arquibancada montada extraordinariamente para o evento, que em geral acontece por volta das 17 horas.

Lá pelas 8 da noite o pessoal costuma se aproximar do rio Arno, nos arredores do Ponte Vecchio para garantir um bom lugar para assistir aos fogos de artifício assim que anoitecer (por volta das 10 da noite, estamos no verão!). Essa foto eu tirei em 2006, da Ponte S. Trinità.

E durante o dia, o que fazer? Você pode aproveitar a manhã livre para visitar um museu. A Galeria dell’Accademia, por exemplo, está aberta das 8:15 às 18:45 e você pode curtir o David de Michelangelo original.

Uma outra alternativa, para quem não está com pressa de conhecer Florença em um único dia, é fazer um passeio no Parco Cascine, próximo ao Rio Arno.

Dica: Pesquise opções de tours em grupo em Florença e tours em grupo na Toscana.

Está planejando uma viagem para cá? Então pesquise um hotel em Florença.

E você aí, o que vai fazer no dia de S. João?

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou tentando localizar uma colega brasileira, Andréia Galina, que morou em San Giovanni, na via Caulonia, há uns 10 anos. A família dela, aqui do Brasil também mora lá. Abraços, Carlos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here