Existem diversos bons motivos para alugar carro na Itália: ir até burgos no alto de colinas onde o acesso é difícil com transporte público, visitar cidades históricas, chegar até praias maravilhosas acessíveis apenas para quem está motorizado. Descobrir as cidades menos conhecidas da Itália de carro pode ser uma delícia.
Aqui você vai descobrir como alugar um carro na Italia levando em consideração custo-benefício, vai saber quais os requisitos que as empresas costumam pedir na hora do aluguel e outras dicas para que sua viagem seja deliciosa e inesquecível.
Índice
Qual empresa de aluguel de carro escolher?
Hoje em dia existem sites comparadores de preço que fazem o árduo trabalho de pesquisar a melhor oferta disponível para alugar carro na Italia no período exato da sua viagem. Eles reúnem infinitas opções, com preços muito vantajosos.
Eu particularmente recomendo que você escolha uma companhia famosa, algumas empresas de aluguel de carro de confiança são: Alamo, Avis, Budget, Europcar, Hertz, Locauto, Maggiore, Sicily by car, Sixt. Ultimamente tem aparecido cada vez mais nomes de empresas novos, mas se for arriscar uma empresa nova pesquise as opiniões sobre a empresa antes de confirmar a reserva.
O que é necessário para alugar carro na Italia
Geralmente no momento da reserva pela internet basta fornecer um cartão de crédito.
Já na hora de retirar o carro costumam pedir:
- passaporte original,
- carteira de motorista internacional válida também conhecida como PID + carteira de motorista original (geralmente necessário que você tenha pelo menos 12 meses de experiência)
- o cartão de crédito do motorista com fundos suficientes para cobrir a caução
- o voucher com a confirmação da reserva
Não deixe de ler os termos e condições com atenção antes de reservar porque cada empresa pode ter suas condições específicas e elas mudam com frequência!
Geralmente as empresas de locação de veículos não aceitam cartões de débito, apenas cartões de crédito.
Na Italia você precisa ter todos os documentos originais em formato físico. É provável que você tenha problemas ao apresentar xerox de documentos ou versões digitais de documentos, ok?
Atenção para não dar bobeira com falta de documento na hora de retirar o veículo! A companhia pode negar a entrega do carro para você e isso poderá estragar todo o roteiro da sua viagem, ainda mais se já tiver com hotéis e a reserva do carro pagos. Outra coisa: mesmo que a empresa de aluguel de carros aceite te dar o veículo, sem os documentos originais você pode levar uma multa em caso de controle nas ruas e estradas da Italia.
A idade mínima para alugar carro na Itália
Embora na Itália seja possível dirigir com 18 anos de idade, muitas companhias de locação de veículos pedem idade mínima de 21 anos e máxima de 70 e o preço pode inclusive aumentar para quem tem menos de 30 anos e mais de 65.
Como escolher o carro certo para sua viagem
Existem 3 coisas importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher o carro ideal para sua viagem:
- Espaço: certifique-se que o veículo escolhido tem capacidade para o número de passageiros que fará a viagem e também para o número de malas. Geralmente os brasileiros adoram levar malas enormes e o problema depois é fazer caber tudo no carro!
- Combustível: veja as condições da reserva, algumas empresas oferecem opção de retirar o veículo com o tanque cheio e depois você deve retornar com o tanque cheio para evitar de pagar o custo adicional de abastecimento. Confira também o tipo de combustível na hora de retirar o carro: gasolina (benzina), diesel, gás ou veículo elétrico.
- Local de aluguel: embora seja muito prático retirar o carro no aeroporto às vezes pode ficar mais barato retirar o veículo fora do aeroporto com transporte “navetta”.
Melhor época para dirigir na Italia
Existe uma época ideal para fazer uma road trip na Italia? Sim, na verdade existe. Se você está sonhando com uma daquelas viagens como em matérias de revistas, parando em cidadezinhas que parecem um cartão postal… bem neste caso a melhor época para você é o período entre os meses de maio e outubro.
Entre maio e outubro os dias são mais longos, o tempo é mais estável e ensolarado, a paisagem mais colorida. As cidades tem mais vida e movimento.
Não que não seja possível viajar no inverno, mas a paisagem no inverno é mais cinza, já que muitas árvores e plantas perderam as folhas no outono, é comum um céu cinza porque chove mais, fica nublado, tem nevoeiro e os dias amanhecem tarde e escurecem cedo. A vantagem de uma viagem de carro pela Italia no inverno é que os preços de aluguel de carro são menores.
Eu diria que se entre maio e outubro viajar de carro é um estilo de viagem; entre novembro e abril é mais um meio de transporte que serve para você ir de um hotel até o outro já com as malas confortavelmente no porta-malas, com mais flexibilidade de horário e de forma mais independente em relação ao transporte público como trens, ônibus ou aviões.
Vale a leitura: 7 Conselhos para Dirigir na Italia no inverno
Compare preços de aluguel de carro na Italia
Compare as tarifas de aluguel de carro na Italia abaixo com o nosso parceiro:
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
Olá Marcelo,
A Sicily by Car é bastante conhecida na Italia e tem uma boa reputação.
Você também pode checar a opinião de outros usuários por exemplo através do site Trust Pilot: https://www.trustpilot.com/review/sicilybycar.it
De qualquer modo é sempre bom tomar todas as precauções antes de alugar um carro como ler direitinho o contrato e as condições e, por via das dúvidas, tirar fotos do carro antes da retirada.
Boa viagem,
Barbara
Olá! Gostaria de uma ajuda sua. Fiz uma pesquisa por aluguel de carros e a opção mais barata para o perfil de carro que quero é o da empresa Sicily By Car. Quando viajo ao exterior dou preferência para alugar com a Alamo ou com a Hertz.
Você conhece essa empresa Sicily by car? Sabe me dizer se é confiável?
O maior medo de quem aluga carro no exterior são as cobranças que são feitas indevidamente sem que nós saibamos.
Olá Paulo Henrique,
Sugiro que dê uma olhada em um site de opiniões tipo o Trust Pilot: https://it.trustpilot.com/review/italycarrent.com
Assim você pode checar as experiências mais recentes de outros usuários.
Quem sabe outro leitor usou essa empresa recentemente também e deixa um feedback aqui.
Saudações da Toscana,
Barbara
[…] Veja outras dicas para alugar carro aqui. […]
Olá. Conhece ou já ouviu falar da locadora Italy Car Rent? Encontrei bons preços para alugar carro em Florença (e com retirada na estação de trem, o que, pra mim, é melhor), porém não encontrei muitos relatos sobre a empresa. Desde já, obrigado.
[…] Leia: Dicas para alugar carro na Italia […]
[…] apenas para NCC (motoristas particulares profissionais) ou táxis. Os veículos normais, como um carro alugado, não tem autorização para acessar algumas áreas chamadas de ZTL e podem levar […]
[…] para quem vai dirigindo (veja aqui informações sobre aluguel de carro na Italia) nos arredores existe uma área para estacionar os carros ou você pode estacionar também no […]
[…] quem pretende alugar um carro, muitas vezes o valor do aluguel é menor saindo do Aeroporto Fiumicino. Neste caso faças suas […]
[…] Para explorar as cidadezinhas nos arredores de Assis e conhecer o território da Umbria com calma a melhor opção é alugar um carro. […]
[…] chegar até a vinícola Antinori em Bargino é necessário um transporte particular. Você pode alugar um carro e reservar uma visita a vinícola diretamente no site da Antinori a partir de Euro 45,00 por […]
[…] roteiro pode ser realizado de trem, de carro alugado, carro com motorista particular ou ônibus público. Qual a melhor opção de […]
[…] para todo mundo, cada um tem um estilo e um budget diferente. Se você optar pelo aluguel de carro, pesquise preços através do nosso parceiro Rental Cars com ofertas dos carros oferecidos pelas principais empresas […]
[…] públicos da Toscana como trens e ônibus partem daqui. E mesmo que você opte por alugar um carro, Florença é uma ótima base porque se quiser fazer um tour particular guiado, o guia geralmente […]
[…] Veja também: alugar carro na Toscana […]
[…] viajar para o destino final na Italia exclusivamente com meio de transporte particular (dica: se você não tiver um amigo ou familiar esperando por você no aeroporto, pode por exemplo alugar um carro na Italia) […]
[…] A melhor forma de conhecer a Sicília é de carro. Veja como alugar um carro na Sicília […]
[…] Informe-se sobre o aluguel de carro na Itália aqui. […]
[…] boa opção para passear pela Sicília é alugar um carro para explorá-la por conta própria ou contratar um motorista profissional com veículo […]
[…] momento não existem opções de transporte público para chegar em Ridracoli. Você pode alugar um carro ou contratar um passeio organizado sob medida para […]