Existem diversos bons motivos para alugar carro na Itália: ir até burgos no alto de colinas onde o acesso é difícil com transporte público, visitar cidades históricas, chegar até praias maravilhosas acessíveis apenas para quem está motorizado. Descobrir as cidades menos conhecidas da Itália de carro pode ser uma delícia.

Aqui você vai descobrir como alugar um carro na Italia levando em consideração custo-benefício, vai saber quais os requisitos que as empresas costumam pedir na hora do aluguel e outras dicas para que sua viagem seja deliciosa e inesquecível.

Índice do artigo:
Qual empresa de aluguel de carro escolher
O que é necessário para alugar carro na Italia
Idade mínima para alugar carro na Italia
Como escolher o carro certo para a sua viagem
Melhor época para dirigir na Italia
Compare preços de aluguel de carro na Italia

Qual empresa de aluguel de carro escolher?

Hoje em dia existem sites comparadores de preço que fazem o árduo trabalho de pesquisar a melhor oferta disponível no período exato da sua viagem. Eles reúnem infinitas opções, com preços muito vantajosos.

alugar carro na Italia

Eu particularmente recomendo que você escolha uma companhia famosa, algumas empresas de aluguel de carro de confiança são: Alamo, Avis, Budget, Europcar, Hertz, Locauto, Maggiore, Sicily by car, Sixt. Ultimamente tem aparecido cada vez mais nomes de empresas novos, mas se for arriscar uma empresa nova pesquise as opiniões sobre a empresa antes de confirmar a reserva.

O que é necessário para alugar carro na Italia

Geralmente no momento da reserva pela internet basta fornecer um cartão de crédito.

Já na hora de retirar o carro costumam pedir o passaporte, uma carteira de motorista internacional válida (geralmente necessário que você tenha pelo menos 12 meses de experiência), o cartão de crédito do motorista com fundos suficientes para cobrir a caução e o voucher.

Não deixe de ler os termos e condições com atenção antes de reservar porque cada empresa pode ter suas condições específicas e elas mudam com frequência!

A idade mínima para alugar carro na Itália

Embora na Itália seja possível dirigir com 18 anos de idade, muitas companhias de locação de veículos pedem idade mínima de 21 anos e máxima de 70 e o preço pode inclusive aumentar para quem tem menos de 30 anos e mais de 65.

Como escolher o carro certo para sua viagem

Existem 3 coisas importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher o carro ideal para sua viagem:

  1. Espaço: certifique-se que o veículo escolhido tem capacidade para o número de passageiros que fará a viagem e também para o número de malas. Geralmente os brasileiros adoram levar malas enormes e o problema depois é fazer caber tudo no carro!
  2. Combustível: veja as condições da reserva, algumas empresas oferecem opção de retirar o veículo com o tanque cheio e depois você deve retornar com o tanque cheio para evitar de pagar o custo adicional de abastecimento. Confira também o tipo de combustível na hora de retirar o carro: gasolina (benzina), diesel, gás ou veículo elétrico.
  3. Local de aluguel: embora seja muito prático retirar o carro no aeroporto às vezes pode ficar mais barato retirar o veículo fora do aeroporto com transporte “navetta”.

Melhor época para dirigir na Italia

Existe uma época ideal para fazer uma road trip na Italia? Sim, na verdade existe. Se você está sonhando com uma daquelas viagens como em matérias de revistas, parando em cidadezinhas que parecem um cartão postal… bem neste caso a melhor época para você é o período entre os meses de maio e outubro.

Entre maio e outubro os dias são mais longos, o tempo é mais estável e ensolarado, a paisagem mais colorida. As cidades tem mais vida e movimento.

Não que não seja possível viajar no inverno, mas a paisagem no inverno é mais cinza, já que muitas árvores e plantas perderam as folhas no outono, é comum um céu cinza porque chove mais, fica nublado, tem nevoeiro e os dias amanhecem tarde e escurecem cedo. A vantagem de uma viagem de carro pela Italia no inverno é que os preços de aluguel de carro são menores.

Eu diria que se entre maio e outubro viajar de carro é um estilo de viagem; entre novembro e abril é mais um meio de transporte que serve para você ir de um hotel até o outro já com as malas confortavelmente no porta-malas, com mais flexibilidade de horário e, em tempos de covid-19, de forma mais isolada em relação ao transporte público como trens, ônibus ou aviões.

Vale a leitura: 7 Conselhos para Dirigir na Italia no inverno

Compare preços de aluguel de carro na Italia

Compare as tarifas de aluguel de carro na Italia abaixo com o nosso parceiro RentalCars:

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anterior7 Conselhos para Dirigir na Italia no inverno
Próximo artigo9 Opções de Estacionamento em Siena
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

14 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here