No alto do Monte Pellegrino, a poucos minutos de distância do centro de Palermo, encontra-se o Santuário de Santa Rosalia. Leia o artigo para saber mais sobre esta que é uma das atrações mais visitadas de Palermo.
Índice
Onde fica o Santuário de Santa Rosalia: o Monte Pellegrino
O Santuário de Santa Rosalia fica no alto do Monte Pellegrino de Palermo, a 445 metros sobre o nível do mar.
Este lugar considerado sagrado para os palermitanos fica a aproximadamente 10 Km de distância do porto turístico da cidade (ou 20 minutos de carro sem trânsito).
Ainda não reservou sua hospedagem? Veja nossas dicas de hotéis em Palermo
O caminho para chegar até o Santuário de Santa Rosalia já é uma atração: é necessário percorrer uma estradinha cheia de curvas com vista panorâmica de Palermo.

De lá é possível admirar o porto turístico de um lado e até a praia de Mondello do outro lado.
Isso se a estrada estiver aberta. Em 2012 tirei a foto abaixo com vista para a praia de Mondello, mas em 2022 um pedaço da estrada estava interditada e não pudemos retornar lá. Vai saber quando vão reabrir…

Lá do alto também é possível admirar o Parque della Favorita, com seus 4 km², que nasce no século XVIII como parte da propriedade real de Ferdinando III di Borbone.
O Parque della Favorita é o maior jardim da Sicília e é considerado seu “pulmão natural”. É também o quarto maior parque da Italia. Hoje faz parte da Riserva Naturale Orientata Monte Pellegrino instituída em 1996.

No passado muitas pessoas subiam o Monte Pellegrino pé para fazer uma homenagem à Santa Rosalia. Hoje muita gente sobe a pé fazendo trekking ou de bicicleta para praticar esporte e curtir a atmosfera do local.

Como chegar no alto do Monte Pellegrino – dicas de transporte e tours
Aqui você encontra opções para visitar o Monte Pellegrino de acordo com o seu bolso e com a sua necessidade de conforto e aventura! Tem passeios de carros conversíveis de luxo (cruise car) até trekking ou passeio de bicicleta para os mais atléticos. E claro, o clássico ônibus público para quem prefere viver a experiência como um “local”.
Cruise Car
Se você quer visitar o Monte Pellegrino com quem conhece bem a área e o conforto de um veículo que vem te buscar no seu hotel, pode viver a experiência de um Cruise Car, um veículo especial que te leva até o alto e faz paradas secretas para você tirar fotos e ver o lado mais bonito do local. O passeio em geral custa Euro 99,00 por pessoa e inclui até um brinde com prosecco.
Reserve seu tour em Cruise Car para o Monte Pellegrino através da Get Your Guide
Ônibus Particular
Existem empresas particulares que organizam saídas de ônibus para o Monte Pellegrino, geralmente com uma parada também na praia de Mondello. Para você que está hospedado no centro de Palermo e quer passear com conforto sem precisar pegar transporte público.
A vantagem é que você chega lá de forma confortável, mas deve seguir os horários e paradas pré-definidas.
Reserve seu transporte de ônibus particular para o Monte Pellegrino através da Get Your Guide
Ônibus Público
A linha de ônibus que sobe até o Monte Pellegrino é o n. 812. Abaixo o elenco das paradas desta linha:
PIAZZA CRISPI (Ponto de Saída) – à esquerda na viale Libertà – à esquerda na via Turati – via Scinà – piazza Don Sturzo – via Puglisi Bertolino – via Isidoro Carini – via Calvia – via Dalla Chiesa – à direita na via Duca della Verdura – piazza Giachery – via Montepellegrino – piazza G.le Cascino – via Rabin – via Bonanno – Santuario Montepellegrino – via Padre Giordano Cascini – inversão de marcha – via Padre Giordano Cascini – SANTUARIO MONTEPELLEGRINO (Ponto Final)
SANTUARIO MONTEPELLEGRINO (Ponto de Saída) – via Bonanno – via King – via Sadat – piazza G.le Cascino – via Montepellegrino – piazza Giachery – via Duca della Verdura – à esquerda na viale Libertà – à esquerda na via Borrelli – à esquerda na via Delle Croci – PIAZZA CRISPI (Ponto Final)
Você pode conferir o horário diretamente no site oficial da empresa de ônibus de Palermo. Lembrando que tem o horário “feriale” que é para os dias da semana (segunda a sábado) e “festivo” (feriados e domingos).
A passagem de ônibus de 1 corrida (90 minutos) custa Euro 1,40 (biglietto ordinario, em italiano). Ou você pode optar por uma passagem de 1 dia por Euro 3,50 (biglietto giornaliero, em italino) que permite que você pegue quantos ônibus quiser no dia em que convalidar a passagem (assim que subir no ônibus deve inseri-lo na máquina dentro do ônibus para timbrá-lo).
Você compra a passagem antes de subir no ônibus em uma banca de jornais ou tabacaria. Existe também a possibilidade de comprá-lo online, mas a app não costuma funcionar assim tão bem. De qualquer modo, você pode tentar baixando a app aqui.
Trekking
Vale saber: existem diversos itinerários para quem vai fazer trekking que não passam pela estrada asfaltada. O mais famoso é a “scala vecchia”. Ainda não tive o prazer de fazer a subida a pé, mas quando fizer conto aqui para vocês. Abaixo o início do percurso clássico de subida para o Santuário de Santa Rosalia:

Tour de Bicicleta ao Monte Pellegrino
Se você está em boa forma pode fazer um passeio de bicicleta até o Monte Pellegrino. Digo boa forma porque é um percurso em subida (e descida) então não é para quem anda de bicicleta uma vez por ano e olha lá. O passeio não é indicado para crianças menores de 14 anos. É recomendável usar tênis. Vai encarar?
Reserve seu tour de Montain Bike ao Monte Pellegrino através da Get Your Guide
Quem foi Santa Rosalia
Santa Rosalia é considerada a padroeira de Palermo. Ela teria sido responsável por colocar fim a peste em Palermo no século XVII.
História de vida de Santa Rosalia
Ela nasce com o nome de Rosalia Sinibaldi na Palermo de 1130 e fazia parte de uma família descendente direta do imperador Carlo Magno e da nobre Maria Guiscardi.
Já o seu nascimento teria sido anunciado em uma premonição do rei Ruggero II de Sicília. Diz a lenda que, em 1128, quando Ruggero II observava o pôr do sol do Palazzo Reale com a esposa Elvira di Castiglia, ele viu uma imagem que disse “Ruggero, eu te aviso que, por vontade de Deus, nascerá na casa de Sinibaldo uma rosa sem espinhas.”
Quando era jovem, Rosalia viveu em um mundo de riqueza, na corte de Ruggero e na Mansão paterna que fica no atual bairro Olivella. Já tinha um pretendente que queria casar com ela, quando aos quinze anos abandonou o Palazzo Reale, onde tinha o papel de dama de honra, e foi se dedicar a sua vocação religiosa na Igreja do Santissimo Salvatore, que na época era um mosteiro.
Mais tarde ela decide se refugiar em uma gruta, em Santo Stefano Quisquina, onde viveu por 12 anos documentando a própria vida com uma epigrafe latina escrita na entrada da gruta.
Sucessivamente a rainha Sibilla permitiu que Rosalia retornasse a Palermo e ocupasse uma outra gruta, no Monte Pellegrino, onde ela morre dormindo em paz e solidão no dia 4 de setembro de 1170 aos 40 anos.
Os milagres de Santa Rosalia
De acordo com registros históricos, no dia 7 de maio de 1624 atracou em Palermo uma embarcação com portadores do vírus da peste. Uma epidemia se propaga pela cidade provocando milhares de mortes.

No dia 26 de maio de 1624, dia de Pentecostes, Girolama La Gattuta sobe o Monte Pellegrino para cumprir um voto. Ela bebe a água que escorria das rochas e, curada, tem uma visão da Virgem Maria e de Santa Rosalia. Na sua visão, é indicado um ponto específico no final da gruta onde estaria um “tesouro”. Ela insiste com familiares para ir até o local para dar início a escavações.
No dia 15 de julho de 1624, no lugar indicado embaixo de uma grande lápide de mármore são encontrados ossos humanos com um intenso perfume de flores. No monte começam a subir várias pessoas que rezam, bebem água, e obtém muitas curas milagrosas.
Os ossos são limpos e levados até a capela do bispo Giannettino Doria que quer confirmar a autenticidade do material.
No dia 27 de julho de 1624 Rosalia é proclamada a Padroeira de Palermo pelo Senado da cidade, graças ao grande pedido do povo.
No dia 13 de fevereiro de 1625, o saboeiro Vincenzo Bonelli, desesperado por ter perdido sua jovem esposa para a peste, se veste de caçador para escapar dos controles impostos por razões de saúde pública e, com um cachorro e um rifle, sobe o Monte Pellegrino com a intenção de cometer suicídio jogando-se no mar lá do alto.
A imagem de Rosalia aparece para ele com um rosto de “um anjo” que o impede de cometer suicídio, o conduz até a gruta e diz que ele deve dizer ao bispo Doria de não duvidar mais da autenticidade dos ossos encontrados e de levá-los em procissão pela cidade, porque só assim a peste teria fim. A imagem de Santa Rosalia informa que ele morreria em breve da mesma peste da sua esposa. A santa informa que a peste terminaria com a passagem dos seus ossos pela cidade no momento do canto de “Te Deum Laudamus”.
O Bonelli foi contagiado e quando estava para morrer em 18 de fevereiro de 1625 confessa a sua visão.
No dia 22 de fevereiro de 1625, o cardeal convoca uma nova comissão de teólogos e médicos. Eles certificam que o corpo encontrado é o de Rosalia.
No dia 9 de julho de 1625 acontece uma procissão com os ossos de Santa Rosalia e a participação popular. Conforme previsto da visão, precisamente durante o canto de “Te Deum Laudamus” os doentes se curam da peste sob os olhos de todos e o contágio tem fim. Os escrivões do rei anotam em registros comunais o nome, idade e local onde as pessoas foram curadas.
No dia 3 de setembro de 1625, a pouco mais de um ano após os ossos de Rosalia serem encontrados, a epidemia termina por completo graças a ajuda milagrosa ajuda da Santa e recomeça a pública circulação de “pessoas, animais e mercadorias”.
Leia também: Festa de Santa Rosalia em Palermo
O Santuário de Santa Rosalia
Por fora o Santuário de Santa Rosalia parece uma igreja como tantas outras.

Mas é por dentro que a gente repara como a construção está inserida nas rochas do Monte Pellegrino.

Encontramos uma fila de bancos onde as pessoas podem sentar e rezar e lá no fundo, à esquerda, a imagem da Santa Rosalia protegida por um vidro e coberta por rosas. Do lado direito a lápide de mármore.

A imagem de Santa Rosalia

Atrás da imagem de Santa Rosalia existe um espaço para doações. Chamou a minha atenção o cartaz que diz: “Ajude as obras de caridade. Se a oferta que você deixa é fruto de um sacrifício terá valor dobrado. Deus te ajude!”.

A versão original em italiano diz “Aiuta le opere di carità. Se l’offerta che lasci qui è frutto di un sacrificio avrà il doppio valore. Dio ti benedica!”
Horário de abertura do Santuário de Santa Rosalia
Entre março e final de outubro:
– De Seg. à sábado: das 09:00 às 19:00
– Domingos e feriados: das 08:00 às 19:30
Entre fim de outubro e março:
– De Seg. à sábado: das 09:00 às 18:00
– Domingos e feriados: das 08:00 às 18:00
Para mais informações: https://www.santuariosantarosalia.it/orari-al-santuario/
Minha visita ao Santuário de Santa Rosalia
Abaixo o registro da minha visita ao Santuário de Santa Rosalia em julho de 2022. Já estive no local muitas outras vezes. Falta só fazer a caminhada a pé. Quem sabe na primavera ou outono. No verão faz calor demais para subir a pé.
E você, já visitou o Santuário de Santa Rosalia em Palermo? Conta nos comentários como foi a sua experiência!
Veja outras dicas do que ver em Palermo
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
@Márcia
É verdade, as visitas sempre ficam mais interessantes quando conhecemos a história…
Melhor conhecer o Santuário depois de saber a história da Santa como descrita no artigo. É belíssima.