Rodeada pelo azul do céu e do mar, Cefalù é o lugar perfeito para passar férias na Sicília. Uma cidade rica em beleza e atrações e, ponto a favor: acostumada a receber turistas do mundo inteiro.

Praias em Cefalù Sicilia

Seu dia em Cefalù pode começar na praia de areia macia, bem na porta de entrada da cidade. A água do mar é cristalina mesmo durante a altíssima estação (agosto e finais de semana de julho) e inspira um mergulho.

A praia de Cefalù em um final de semana de verão italiano (2015)
A praia de Cefalù em um final de semana de verão italiano em 2015

No final da tarde, a pedida é passear entre as vielas do centro histórico do vilarejo, com suas lojinhas de cerâmica e artesanato.

Faça uma pausa na praça da catedral (Piazza Duomo), onde você pode apreciar o movimento da cidade enquanto saboreia um delicioso gelato (sorvete) ou granita.

Se você estiver na cidade em um sábado de verão provavelmente verá uma noiva descendo as escadarias da catedral: um clássico da tradição siciliana!

foto panorâmica de Cefalù
Chegando em Cefalù de Palermo: irresistível parar na estrada para a foto panorâmica

Para encerrar o dia com chave de ouro que tal um jantarzinho à base de peixe em uma das tratorias locais, de preferência com vista para o pôr do sol no mar? Existem várias opções espalhadas pela cidade.

Uma pequena praia no centro de Cefalù: só não curti um banho de mar à noite porque estava com as crianças!
Uma pequena praia no centro de Cefalù: deu uma vontade de entrar no mar à noite… (foto de 2015)

Nas noites de verão a cidade fica ainda mais movimentada depois da hora do jantar: parece que todo mundo das cidades próximas vem aqui passear. Afinal, quer coisa mais gostosa do que curtir a brisa fresca do verão, em uma cidadezinha tão charmosa?

Atrações de Cefalù

  • O Templo de Diana: quer queimar as calorias do gelato? Pode começar a subir até o Templo de Diana… a subida parece sem fim, mas a vista no meio do caminho vale a pena. Chegando lá no alto você encontrará ruínas de um antigo templo construído no século IX a.C. que teria uma relação com o culto da água. No local existe também uma caixa d’água do século IX a. C.
  • O Lavatoio Medieval: uma sorgente de água doce que existe desde a antiguidade; era muito usada por volta do século XII. Foi restaurada em 1991 e hoje tem até fila para tirar fotografia!
  • Porta Marina: um antigo arco em estilo gótico com vista para o mar: esta é a porta Marina, uma das 4 portas que davam acesso ao vilarejo no passado (e a única que sobrou nos dias de hoje!)
  • Muros megalíticos: as antigas paredes que protegiam Cefalù de invasores. No lado sul da ilha estão os restos mais bem conservados de Cefalù.
  • Catedral: foi construída entre os anos de 1131 e 1240 por vontade de Ruggero I como agradecimento por ter sobrevivido a um naufragio.

Quanto tempo ficar em Cefalù

Vale a pena dedicar pelo menos um final de semana em Cefalù: assim você terá tempo de curtir os prazeres do dia (praia, trekking, visitas às atrações) e da noite (jantar nos restaurantes locais, passear no centro histórico com lojinhas abertas até tarde).

Há anos costumo passar meus verões na Sicília e sempre que possível dou uma esticadinha até Cefalù. Abaixo algumas fotos do meu verão em Cefalù em 2023:

Onde se hospedar em Cefalù

Se você ainda não tem hospedagem reservada, pesquise hotéis em Cefalù através do nosso parceiro Booking.com ou veja a nossa seleção de hotéis em Cefalù.

Também é possível fazer um bate-volta de Palermo, se você tiver pouco tempo na Sicília e quiser ver o máximo possível (ou simplesmente para economizar com hospedagem, a propósito, você já viu nossas dicas de hotéis em Palermo?).

Como chegar em Cefalù

Cefalù fica a aproximadamente 70 km de Palermo, em direção a Messina.

A maneira mais fácil de ir até Cefalù é com um transfer particular: um motorista profissional pode levar você diretamente do aeroporto de Palermo ou do seu hotel em Palermo até Cefalù em um veículo executivo.

Se você decidir alugar um carro: existe uma estrada rápida em ótimas condições (A20) e é necessário pagar apenas poucos euros de pedágio.

cefalu-sicilia02
A Porta Marina de Cefalù

Uma alternativa é pegar um trem até a estação de Cefalù (a viagem de Palermo leva aproximadamente 1 hora e a passagem de trem sai pouco mais do que 5 euros).  A estação de trem de Cefalù é bem central e bastam poucos passos para chegar até a praia ou ao centro histórico. Você pode checar horários e tarifas de trens no site oficial da Trenitalia.

No verão 2023 a companhia de trens ItaloTreno fez uma parceria com a Itabus (leia aqui) e agora vende passagens trem+ônibus para uma viagem rápida e prática.

cshow

Se você prefere ir de ônibus até Cefalù visite o site da companhia SAIS TRASPORTI. A viagem de Palermo dura aproximadamente 1 hora e também custa pouco mais do que 5 euros.

O ponto de táxi em Cefalù fica na Piazza Stazione (Tel: +39 0921 422554).


Quer saber mais? Confira nossa página em italiano com dicas de Cefalù.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCasa Rossa Ximenes e a Reserva Natural Diaccia Botrona
Próximo artigoPiana Grande: praia tranquila na Sicília
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here