A dica de hoje vai para aquelas pessoas que adoram uma sobremesa, um docinho, um pouquinho de açúcar para alegrar o dia. Se no Brasil a gente adora um leite condensado (e como resistir a um brigadeiro, doce de leite e afins, né), na Sicília o pessoal adora a tal da ricota doce. E um dos doces típicos da Sicília com a ricota doce é a cassata siciliana.

A cassata siciliana
A cassata siciliana

A tradição dos doces na Sicília

Ao contrário de outros estados da Itália, os doces possuem um papel de destaque nas receitas tradicionais da Sicília.

Os árabes deixaram de herança a cassata, os doces com massa de amêndoas, a preferência pelas cores vivas e o perfume do jasmim.

Os gregos o uso do mel e da ricota.

Os franco-suíços a paixão pelo chocolate. 

Os confeiteiros da corte interpretaram e reelaboraram o patrimônio gastronômico de maneira nobre. Os mosteiros guardaram as receitas antigas que teriam sido perdidas em nome de novas.

A cassata siciliana

A cassata siciliana pode ser um doce ou uma torta. Ela é composta de Pan di Spagna (pão de ló) molhado em um vinho doce e recheado com creme de ricota doce com pedacinhos de chocolate. Tudo isso é coberto por uma camada de açúcar de confeiteiro e marzipan.

A opulência da receita, além da apresentação barroca que inclui pérolas coloridas e frutas cristalizadas, se deve ao fato que o doce é usado para celebrar as festas da época de Páscoa. A da foto acima, por exemplo, fez parte da minha páscoa em 2013 na Sicília.

Cassata em versão docinho (miniatura)

Muitas confeitarias vendem também a versão em miniatura da cassata siciliana: eu prefiro essa pequenininha porque tem muito mais marzipan, que eu adoro! Na dúvida, experimente a grande e a pequena! Aliás, se você está programando uma viagem para esta linda e grande “ilha-continente” na Itália, não deixe de conferir nossos artigos sobre a Sicília

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterior“Agenda Brasil” em Milão – 08-15/11/2013
Próximo artigo[Gastronomia italiana] O vinho Nobile di Montepulciano
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

6 COMENTÁRIOS

  1. Firenze e uma cidade que respira e transpira cultura. Passeando nas ruas somos surpreendidos por varias manifestacoes culturais. E tudo muito lindo, dos museus a musica tocada nas escadarias da praca Michelangelo, na Ponte Vechio. Sem contar a hospitalidade do povo Italiano. E fantastico ver artesaos serrando o marmore e fazendo quadros-mosaicos. Verdadeiros artistas. E a pintura no asfalto com giz! Firenze e Fantastico!!!!!!!

  2. Outro maravilhoso Canolo!! É o doce mais gostoso da italia pra mim! A ricota é tudo de bom! Bjo

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here