Um bom motivo para visitar Palermo no mês de julho é conferir as homenagens populares feitas à Santa Rosalia, a padroeira da cidade.

fogos de artifício para homenagem Santa Rosalia padroeira de Palermo
Show de fogos de artifício em frente ao mar na noite de 14 de julho para homenagem Santa Rosalia

Anualmente os palermitanos homenageiam essa santa que, em 1625, teria eliminado definitivamente uma terrível epidemia de peste que assolou a população. Já participei dessa festa diversas vezes e, sem dúvida nenhuma, é um dos eventos mais bacanas de Palermo, na Sicília.

O “Festino” – nome dado a procissão e festas organizadas em homenagem a Santa Rosalia – dura 5 dias e acontece todos os anos entre 10 e 15 de julho

Na noite de 14 de julho acontece evento digno do reveillon de Copacabana: as pessoas seguem um belo carro em formato de barco que segue em direção ao mar. Quando o tal do carro chega no mar, começam os fogos de artifício. Para vocês terem uma idéia de quanto é lindo, os fogos explodiam no céu coordenados com uma música que invadia a avenida.

Mamae na Italia 2008 028

O melhor lugar para ver os fogos é perto do mar. Não existe uma praia com areia, como por exemplo em Copacabana. De qualquer modo existe uma espécie de “calçadão” de onde é possível admirar os fogos e o reflexo de cores no mar é um espetáculo. Em julho, as noites são quentes como em dezembro no Brasil e é por isso que eventos a céu aberto são muito mais interessantes nesse período do ano.

Um dos grandes assuntos na mídia é sempre o carro de Santa Rosalia: existe a polêmica para saber se o modelo deste ano é mais bonito do que o dos anos anteriores. Por exemplo em 2008 o carro era coberto de cristais Swaroviski, como vocês podem ver na foto ao lado. A foto foi feita alguns dias depois da noite do dia 14, porque o carro fica a disposição dos turistas e curiosos por algumas semanas.

O programa do “Festino di Santa Rosalia 2023”

Em 2023 é previsto o “399º Festino di Santa Rosalia“. O programa oficial ainda não foi divulgado (veja aqui a página do Comune di Palermo referente ao evento em 2022)

Geralmente entre 09 até 15 de julho, em “Quattro Canti” era possível admirar a beleza do “carro” de Santa Rosalia. Abaixo a imagem do carro de 2021 restaurado sob orientação do cenógrafo Fabrizio Lupo. A redação de BRASIL NA ITALIA foi lá e tirou fotos para vocês.

carro santa rosalia 2021 festino palermo
O carro de Santa Rosalia em 2021

Vídeo da missa e do ritual de retirada da urna de prata de Santa Rosalia da capela

Se você ainda não tem hospedagem na cidade, confira minhas dicas de hotéis em Palermo. Se você prefere ficar hospedado perto da praia veja nossas sugestões de hotéis em Mondello. E boa viagem!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorVem aí mais restrições para entrar na Italia? As variantes do coronavírus preocupam a Europa
Próximo artigoVilla Garibaldi de Palermo
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here