Castelo da Zisa – Um castelo esplêndido construído dentro de um paraíso terrestre: era assim que o rei Guglielmo I imaginou o palácio de verão que mandou construir e que foi terminado apenas por Guglielmo II em 1167. Saiba aqui como visitar este lugar especial na cidade de Palermo.
Índice
O jardim do Castello della Zisa
O nome Zisa deriva do árabe “al-Aziz” que significa esplêndido. E é claro que um castelo esplêndido só poderia ser construído em um paraíso terrestre.
O Castelo da Zisa foi construído fora dos antigos muros de proteção do centro de Palermo, em uma área chamada Genoardo, em italiano, que deriva do árabe Jannat al-ar ou seja “jardim ou paraíso na terra”.

Hoje o jardim, em frente ao castelo, é um lugar agradável para passear em Palermo, com muitas flores e plantas típicas do mediterrâneo, incluindo alguns pés de romã (em italiano melograno). A romã costuma ser um símbolo de fertilidade, aliança, união, amizade, concórdia.

Nós visitamos o jardim e o Castelo da Zisa no dia 16 de julho de 2023, nesta data algumas áreas estavam em reforma. Mas mesmo assim, valeu a visita.
O acesso ao jardim é gratuito, já para entrar no Castelo é previsto o pagamento de um ingresso.
Ainda não reservou hospedagem? Veja nossas dicas de hotéis em Palermo com ótimo custo-benefício
A história do Castelo da Zisa
O Castelo da Zisa remonta ao século XII, durante o período da dominação normanda na Sicília. Encomendado pelo rei Guilherme I da Normandia para ser sua residência de verão, foi construído por arquitetos árabes.
A influência da dominação anterior ainda era muito forte, e os normandos, fascinados pela cultura islâmica, seguiram o estilo.
O complexo também incluía um edifício termal e uma capela.

Concluído em 1175, durante o reinado de Guilherme II, o castelo passou por muitas transformações ao longo dos séculos.
No século XIV, foi adicionada uma ameia, sacrificando parcialmente a inscrição árabe que corria ao longo da cornija do edifício, ainda visível no muro do ático do palácio.
Do século XVII é o brasão de mármore de Don Giovanni di Sandoval, retratando dois leões, localizado acima do arco de entrada.
Uma grande escadaria foi adicionada, bem como modificados os espaços internos. Em 1808, o castelo passou para a família Notarbartolo, príncipes de Sciara.

Finalmente expropriado pela Região Sicília em 1955 e confiado à restauração do Prof. Giuseppe Caronia.
Exemplo de arte árabo-normanda, o Castelo da Zisa apresenta uma forma retangular que se desenvolve em três andares e é dividido ao meio por um canal que leva água para várias bacias, reprodução da mais antiga que levava água para a famosa Sala da Fonte.
A fachada é caracterizada por três grandes arcos e uma série de arcadas cegas. No teto da entrada estão pintados alguns demônios que se dizem guardiães do tesouro do imperador.
O térreo é ocupado pelo longo vestíbulo onde está a Sala da Fonte mencionada acima, com escadas laterais que levam aos andares superiores (essa área estava em reforma durante a nossa visita em julho de 2023)


O primeiro andar do edifício, menor e fechado para o exterior, era provavelmente destinado às mulheres. No andar de cima, havia a janela belvedere (em português, “mirante”). Todo o castelo possui dutos de ventilação e janelas habilmente posicionadas para garantir um fluxo contínuo de ar nos dias quentes de verão.
O que ver dentro do Castelo da Zisa
Para poder entrar no Castelo da Zisa você precisa comprar um ingresso na bilheteria ou online (mais detalhes abaixo). Durante a nossa visita em julho de 2023 não tinha fila e era possível obter o ingresso na hora.

Desde 1991 o castelo abriga o Museu de Arte Islâmica com obras produzidas entre os séculos IX e XII provenientes dos países da bacia do Mediterrâneo.





Você poderá admirar as elegantes muxarabi, divisórias de madeira, uma interessante inscrição cristã em quatro línguas e utensílios e mobiliários de uso comum feitos de bronze, como ânforas, candelabros e morteiros adornados com fios de ouro e prata.
Como chegar ao Castelo da Zisa
O Castelo da Zisa fica na Piazza Zisa.
Para dar uma ideia das distâncias, o Castelo da Zisa fica a 1,5Km de distância da Catedral de Palermo (20 minutos a pé ou 10 minutos de carro).
Ônibus Turístico Palermo: é possível chegar ao Castelo da Zisa com a linha B do Palermo CitySightseeing.
Ônibus: Da Estação Central de Palermo, pegue a linha 101 até a Piazza Politeama (onde fica o Teatro Politeama), depois continue com a linha 106 até a Piazza Principe di Camporeale.
Carro: Da Estação Central de Palermo, dirija até a Piazza Indipendenza, siga em direção à via Dante, percorra toda a extensão e chegue à Piazza Principe di Camporeale, de lá pegue a via dei Normanni até o destino.
Trem: Estação Orleans/Palazzo Reale, mais uma caminhada de 15 a 20 minutos.
Ingressos para o Castelo da Zisa
Categoria | Tarifa | Ingressos |
---|---|---|
Adultos | Euro 6,00 | comprar aqui |
Reduzido (cidadãos UE 18-25 anos) | Euro 3,00 | comprar aqui |
Gratuito (crianças 0-17 anos) | Euro 0,00 |
Entrada gratuita todo primeiro domingo do mês #domenicalmuseo
Horário de abertura do Castelo da Zisa
O Castelo da Zisa abre de terça a sábado das 09:00 às 19:00; domingos e feriados (1º de janeiro, 6 de janeiro, 10 de abril, 1º de maio, 15 de julho, 8 de dezembro, 25 e 26 de dezembro) das 09:00 às 13:30.
Última entrada 30 minutos antes do horário de fechamento.
Não abre às segundas-feiras.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem