Uma das principais atrações de Palermo é a catedral, que em 2015 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A catedral de Palermo é um lugar imponente, rico de beleza e que não dá para deixar de visitar por fora e por dentro. Já visitei o local diversas vezes e aqui vou contar para você como organizar sua visita da melhor forma.
Índice
História da Catedral de Palermo
A história da Catedral de Palermo inclui construções e destruições, um espaço de fé católica e muçulmana.
Gosta de história? Então reserve um tour em Palermo com guia que fala português vendido pela Civitatis!

Imagine que, ao parar em frente da catedral, você estará em um espaço dedicado ao culto religioso desde o IV século d.C., período em que foi construída a primeira catedral de Palermo após o decreto de tolerância de Constantino.
No entanto, daquela primeira construção destruída por vândalos, não sobrou nada.
Um segundo templo, dedicado a Virgem Maria, foi consagrado em 604.
Em seguida foi modificado pelos muçulmanos em 831 que a transformaram em uma mesquita.
Foi só em 1072 que ela foi restituída ao culto cristão.
A catedral que vemos hoje foi encomendada pelo Arcebispo Gualtiero Offamilio, com o primeiro núcleo completado em 1185. Depois vieram reformas, ampliações, modificações importantes como a restauração de 1781 de um projeto de Ferdinando Fuga a pedidos do rei Carlo III.

Tudo isso para dizer que ao visitar a catedral você estará pisando em um pedaço da história de Palermo!
Ainda não tem acomodação? Veja nossas dicas de hotéis em Palermo
A protetora de Palermo: Santa Rosalia
Do lado de fora da catedral você vai notar uma estátua: é a Santa Rosalia, considerada protetora de Palermo.

De acordo com a lenda, quando os restos do corpo de Santa Rosalia foram encontrados no Monte Pellegrino em 15 de julho de 1624 e levados em procissão pela cidade, teria chegado ao fim a terrível peste que dizimava a cidade.
Quem visitar Palermo entre os dias 10 e 15 de julho poderá ter o prazer de participar da festa em homenagem a Santa Rosalia.
O auge das celebrações é participar da procissão seguindo um barco decorado que parte da catedral e vai em direção ao mar, culminando com um show de fogos de artifício no dia 14 de julho. Já participei algumas vezes (leia por exemplo aqui).
Depois do evento o barco decorado (também chamado de “carro” pelos palermitanos) é colocado em exposição ao lado da catedral.

Dentro da catedral existe uma capela dedicada a Santa Rosalia com uma relíquia em prata que contém os restos do seu corpo (área acesso gratuito).

Vale a pena visitar também o santuário de Santa Rosalia em Palermo
Túmulo dos Reis
Outra coisa interessante para reparar durante a visita a catedral de Palermo é a área do túmulo dos reis sicilianos, com destaque para o famoso imperador Federico II, conhecido como “Stupor Mundi”.
Lembra que a gente já falou de Federico II durante uma visita a Castel del Monte no estado de Apúlia (Puglia, em italiano)?
Confira também: 7 ótimas opções de hospedagem em Palermo
Horários e Modalidades de Visita da Catedral de Palermo
A majestosa Catedral de Palermo oferece aos visitantes uma experiência inesquecível, dividida em duas áreas distintas: uma de entrada gratuita e outra, denominada “Área Monumental”, acessível mediante compra de ingresso.
Horários de Entrada na Catedral
- De Segunda a Sábado: das 7h00 às 19h00
- Domingo: das 8h00 às 19h00
Horários de Entrada na Área Monumental
Inclui Telhados, Túmulos Reais, Cripta, Ábsides, Tesouro e Subterrâneos.
- De Segunda a Sábado: das 9h30 às 18h00 (última entrada às 17h30)
- Domingo: das 10h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
Área de Entrada Livre
A área basilical, dedicada à oração dos fiéis durante as liturgias sagradas, inclui uma zona em frente à Capela do SS. Sacramento, reservada para o recolhimento espiritual.
Área Monumental
A Área Monumental da Catedral, acessível mediante compra de ingresso, inclui os seguintes ambientes históricos e culturais:
- Túmulos Reais: Guardam os restos mortais dos imperadores Frederico II, seu pai Henrique VI, sua mãe Constança de Altavila, seu avô Rogério II (fundador do Reino da Sicília) e sua esposa Constança de Altavila.
- Tesouro da Catedral: Abriga preciosos paramentos litúrgicos e a Coroa imperial encontrada no túmulo de Constança de Aragão, juntamente com vários anéis.
- Cripta: Contém os túmulos dos Arcebispos de Palermo, incluindo o de Gualtiero Offamilio, responsável pela construção do templo atual, posteriormente modificado por Ferdinando Fuga no final do século XVIII.
- Telhados da Catedral: Oferecem uma visão histórica das diversas modificações feitas ao longo dos séculos, permitindo admirar panoramas deslumbrantes da cidade.

Ingressos Catedral de Palermo
Você pode comprar os ingressos online com antecedência aqui ou então na hora no local.
Categoria | Museu Diocesano + Complesso Monumentale + Tetti | Tetti, Tombe reali, Cripta, Absidi, Tesoro | Tetti e Tombe Reali |
---|---|---|---|
Inteiro | Euro 15,00 | Euro 12,00 | Euro 7,00 |
Jovens 11-17 | Euro 8,00 | Euro 6,00 | Euro 4,00 |
Maiores de 65 anos | Euro 15,00 | Euro 10,00 | Euro 6,00 |
Visita Virtual
Existe também a possibilidade de fazer uma visita virtual por fora e por dentro da Catedral de Palermo.
Como chegar a Catedral de Palermo
A Catedral de Palermo fica na Via Vittorio Emanuele, 490, 90134 Palermo PA.
Importante: A Catedral de Palermo fica dentro de uma área exclusiva para pedestres e veículos autorizados, a chamada ZTL (Zona Traffico Limitato). Abaixo algumas opções de transporte.
A pé

A Catedral de Palermo está a aproximadamente 1,5 km da estação ferroviária Palermo Centrale. Para quem gosta de caminhar, são aproximadamente 20 minutos a pé.
Ônibus hop-on hop-off
A parada da estação Central é a n. 4 e você pode descer logo na próxima estação n. 5 no Palazzo Reale e de lá descer a pé até a Catedral. Leia nosso artigo sobre o ônibus turístico de Palermo aqui.
Carro
Você pode estacionar o carro nos arredores do Palazzo Reale (fora dos muros de proteção) e caminhar até a Catedral.
Saiba mais sobre a Sicília
A Sicília, a maior ilha da Italia e do Mediterrâneo, é tão grande que a gente não tem a sensação de estar em uma ilha, mas em um continente. E nessa enorme ilha, a capital é Palermo, uma cidade grande, com aproximadamente 660 mil habitantes, e muita coisa legal para fazer. Durante o verão não dá para deixar de dar uma refrescada na fantástica praia de Mondello, que já mostrei em outros posts e tem uma areia clara e fofinha banhada por um mar cristalino em várias tonalidades de azul. Também vale a pena incluir uma degustação de delícias típicas: dos doces como cannolo, cassata até a brioche con gelato (um pão doce com sorvete). Mas isso já é assunto para um outro artigo…
Se gostou do artigo compartilhe! Se tiver uma dica interessante comente!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] um dia você consegue visitar as maiores atrações do centro histórico como por exemplo a Cattedrale, o Palazzo dei Normanni, Piazza Pretoria, Corso Vittorio Emanuele com i Quattro […]
[…] o mix cultural através dos séculos, são uma atração a parte. Não dá para deixar de visitar a catedral de Palermo, o Teatro Massimo (maior teatro lírico da Italia e um dos maiores da Europa). Em outros anos […]