A arancina palermitana é um dos salgados mais vendidos nos bares e restaurantes de Palermo. Existe em diversos formatos, de acordo com o recheio, e é uma boa opção para matar a fome gastando pouco tempo e dinheiro durante a sua viagem. Leia mais aqui.

Índice do artigo:
– Comida de rua em Palermo: a arancina palermitana
– Recheios de Arancina mais comuns
– Onde comer uma boa arancina em Palermo
– Arancina ou Arancino

Comida de rua em Palermo: a arancina palermitana

Uma arancina de carne com vista para o mar de Mondello, em Palermo
Uma arancina de carne com vista para o mar de Mondello, em Palermo

Palermo é a cidade das comidas de rua e do fast food.

Existem dezenas de bares, botecos, restaurantinhos que vendem opções gastronômicas para quem tem pouco tempo e quer gastar pouco.

Invés de comer um hamburger em um McDonalds, experimente a famosa “arancina palermitana”.

A arancina é um salgado típico de Palermo a base de arroz, rigorosamente frito, que pode ter vários tipos de recheio.

Os recheios clássicos são “burro” e “carne”. Mas ultimamente são vendidas em uma grande variedade de novos sabores, seja para vegetarianos como para gulosos de plantão.

O arroz da arancina é uma espécie de risotto allo zafferano: feito geralmente com arroz de tipo carnaroli, caldo de legumes (ou de carne) e açafrão (em italiano se chama zafferano).

O preço da Arancina varia de 1 a 4 euros, dependendo do local escolhido. Pode ser cobrado um adicional para serviço de mesa.

Recheios de Arancina mais comuns

A arancina al burro

Recheio: presunto, mozzarella e besciamella.

Quem fala italiano sabe que “burro” significa “manteiga”. Mas a “arancina al burro” vendida hoje não é mais recheada com manteiga. Então por que dizem “arancina al burro”? Antigamente era uma bola frita feita apenas arroz e manteiga. Hoje a arancina al burro contém presunto, mozzarella e besciamella.

A arancina alla carne

A arancina alla carne tem recheio de carne moída, ervilha, algumas versões são feitas com molho de tomate outras em branco.

arancina palermitana frita
A arancina alla carne costuma ser redondidinha, já a versão al burro costuma ser mais comprida. Para os outros sabores depende da criatividade do bar.

Outros sabores de arancina

Hoje em dia é cada vez mais fácil encontrar sabores como espinafre, salmão, recheios a base de peixe e frutos do mar (ex. nero di seppia). Na dúvida experimente várias e depois conta aqui para a gente qual a sua favorita!

Onde comer uma boa arancina em Palermo

A arancina é vendida em diversos bares e restaurantes de Palermo.

Abaixo você encontra alguns dos lugares onde costumo fazer uma “parada arancina” pelo menos uma vez a cada viagem a Palermo.

Pasticceria Recupero

arancina recupero

Quem quer experimentar uma arancina fresca pode passar na Pasticceria Recupero na hora do almoço: o lugar fica lotado e tem sempre uma arancina quentinha pronta para ser devorada. Os mais gulosos depois ainda encaram a “brioscia col gelato”, mas este já é assunto para um outro artigo….

Endereço: Via Malaspina, 94/96

Spinnato

spinnato palermo 3
Este é o Spinnato da Piazza Castelnuovo 16, pertinho do Politeama: uma ótima opção no centro de Palermo para experimentar uma arancina

O Spinnato é um dos bares mais tradicionais de Palermo. Sua história começou em 1860 e é aqui que os palermitanos param para um almoço rápido, um lanche ou simplesmente um café. A localização é perfeita para quem está turistando no centro: na Piazza Castelnuovo 16, a poucos passos do Politeama, ou na Via Principe di Belmonte, 107/115.

Bar Alba

O Bar Alba de Palermo possui 3 endereços: no Viale Strasburgo, 2; na Piazza Don Bosco 2/C e o Alba Beach no Viale Margherita di Savoia, 2 (Mondello).

Dos três geralmente prefiro comer uma arancina no Bar Alba da Piazza Don Bosco. Inclusive é uma ótima opção para quando você quer comer algo tarde da noite, já que geralmente o local fica aberto até 2 ou 3 da manhã, dependendo do dia da semana.

Então já sabe: chegou de viagem tarde, está com fome, dá uma passadinha no Bar Alba e assunto resolvido.

Bar Scimone Mondello

Para quem está em Mondello, o Bar Scimone é uma ótima opção de parada “arancina”. Fica bem na metade da praia de Mondello. Você pode comer em pé no local, sentado nas mesinhas (tem um valor adicional de serviço) ou mandar embalar para comer na praia de frente para o mar.

Endereço: Viale Regina Elena, 61

Bar Touring Cafè Beach Mondello

Outra opção para quem curte a praia de Mondello é o Bar Touring Cafè Beach, que fica quase em frente ao Alle Terrazze, aquele edifício em estilo Liberty construído dentro do mar.

O local foi reformado recentemente, tem uma área com mesinhas e serviço e outras com mesinha para self-service (sem custo). Fica em um trecho da V.le Regina Elena, exclusivo para pedestres.

Endereço: Viale Regina Elena, 17

Arancina ou Arancino

Existe diferença entre “arancina” e “arancino”?

Na verdade os dois são salgados típicos da Sicília e se referem a mesma bolinha de arroz frita recheada.

A diferença é que “arancina” é o nome típico usado na área de Palermo.

Já “arancino” é típico dos lados de Catania.

Também existe uma diferença no formato: a arancina costuma ser arredondada, o arancino pode ter uma forma mais pontiaguda que lembra uma coxinha paulistana (embora dentro seja feita com arroz).

Os dois são muito saborosos. Só não abuse porque muita fritura pode dar indigestão! 😀

Veja também: dicas da Sicília

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorCaixa Preta nos carros é obrigatória na Italia
Próximo artigoLevar vinho da Italia para o Brasil, tudo que você precisa saber em um único artigo
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here