Mondello é uma das minhas praias favoritas aqui na Italia: adoro o azul do mar, a areia clara e macia e o panorama de tirar o fôlego.

praia de Mondello vista do alto
A praia de Mondello vista do alto do monte Pellegrino

Toda essa maravilha não fica em um lugar escondido e de difícil acesso, mas logo ali, em Palermo, a capital da Sicilia

O mar é calmo e perfeito para crianças, uma verdadeira piscina de água azul transparente. Já na areia, os vendedores ambulantes são uma atração especial (você já viu este vídeo?).

Já estive em Mondello no outono, inverno, primavera e verão; antes de ser mãe, com apenas uma filha e atualmente com minhas duas filhas. A praia sempre tem um charme especial e é o primeiro lugar que gosto de visitar quando chego em Palermo. Tirando no mês de agosto…

O único problema é que em agosto a praia fica tão lotada que a água acaba até mudando de cor: fica verde (devido ao excesso de algas?). Além disso quase não sobra um cm livre para estender uma toalha, o que dirá montar um guarda-sol. Por isso eu diria que é melhor evitar Mondello em agosto e nos finais de semana de julho. Se você estiver em Palermo no mês de agosto, é melhor pegar praia em alguma cidadezinha nos arredores, eu gosto de Cefalù, por exemplo.

imagem de Mondello vista da praia
Um fim de tarde de verão na praia de Mondello

Durante o verão a praia de Mondello oferece uma área com beach clubs à pagamento, onde você pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sol, e também uma área livre e gratuita onde estender a sua toalha e montar o seu guarda-sol. Também é normal ver barcos e iates ancorados na praia nos meses de julho e agosto.

a água transparente de Mondello
O mar transparente de Mondello

Entre um banho de mar e outro, você pode fazer uma pausa “gelato” (sorvete) no Baretto ou na  pasticceria Alba que possui uma filial em Mondello (não tão boa quanto a original, mas mesmo assim vale conhecer!)

O Baretto, o quiosque para um sorvete delicioso
Baretto: um quiosque na praia para a pausa sorvete

Durante as noites de verão os palermitanos costumam passear nos arredores da praça de Mondello para respirar um pouco do ar fresco da noite e também para conferir a feirinha de artesanato.

Uma outra particularidade de Mondello são as maravilhosas casas nos arredores: verdadeiras mansões com imensos jardins para você ficar sonhando com a sua próxima casa na praia. Dá vontade de mudar para lá para o resto da vida…

Localização

Mondello fica em uma baía que se estende entre o monte Pellegrino e Capo Gallo. A área se transformou muito nos últimos anos: de um território quase selvagem até um grande desenvolvimento urbano.

Muita gente se confunde e acha que Mondello é uma outra cidade, fora de Palermo. Errado! Mondello faz parte do Comune de Palermo, é a praia dos palermitanos. É como dizer que a Barra da Tijuca não fica no Rio de Janeiro.

o porto de pescadores em Mondello

A praia de Mondello é uma das mais famosas em toda Italia. Os telejornais adoram registrar o banho de mar nesta praia em pleno mês de dezembro (aviso: embora no inverno seja possível curtir dias quentes, com sol e 25°C a água do mar é gelada nesta época).

Dica: confira 7 opções de hospedagem em Palermo com ótimo custo-benefício!

Dica dada! Boa viagem!


View Larger Map

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

Artigo anteriorTerremoto na Italia: viajo ou cancelo?
Próximo artigoAuguri Itália! – por Fernando Ferrari
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ivone, tudo bem?
    Que delícia uma viagem para comemorar 25 anos de casamento. 🙂

    Na Sicília eu sugiro:
    – Palermo
    – Favignana (Isole Egadi)

    Na Toscana:
    – Florença
    – Pienza
    – Lucignano
    – Siena
    – San Gimignano

    Já escrevi um pouco sobre esses destinos aqui no site e pode continuar seguindo o site que sempre publico dicas novas e fresquinhas. Repare no alto do site tem uma seção “Destinos”>”Italia” e de lá você pode ver as fotos e artigos dos lugares que parecem mais interessantes para vocês. 🙂

    Abraços e até mais,

    Barbara

  2. A proposito somos do Rio de janeiro. Grata pelas dicas que puder nos dar.

  3. Ola Barbara, estamos nos programando para visitar a Italia no proximo ano, como comemoracao ao nossos 25 anos de casados meu marido e eu, sonho em visitar os lugares lindos que so conheco por fotos ou tv, penso em ir a regiao da Toscana, Sicilia, Florença, lugares romanticos, por isso se puder me passe dicas de roteiros para completar essa comemoração, pretendemos inicialmente ficar uns 15 dias. Adorei seu blog Obrigada.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here