Visitar Monreale significa mergulhar em um mundo fascinante de arte, história e cultura, onde cada canto esconde um segredo pronto para ser descoberto. A localização de Monreale em uma colina a sudoeste de Palermo oferece uma vista panorâmica da cidade e do mar que é realmente inesquecível. Leia este post para descobrir todos os motivos pelos quais vale a pena visitar Monreale.

De Monreale você pode admirar Palermo do alto

Reserve um tour para conhecer Monreale através da Get Your Guide

Monreale é uma cidade italiana localizada na cidade metropolitana de Palermo, na Sicília. Sua posição elevada oferece uma vista impressionante. É possível ver toda Palermo de cima, com seu mar azul, porto e montanhas de Palermo.

De Monreale é possível admirar uma linda panorâmica de Palermo rodeada pelas montanhas e pelo mar
De Monreale é possível admirar uma linda panorâmica de Palermo rodeada pelas montanhas e pelo mar

Monreale possui uma população de pouco menos de 39 mil habitantes. A cidade é especialmente famosa graças a sua Catedral construída no século XII.

A catedral de Monreale

Você provavelmente escutará os italianos dizendo que você tem que visitar o “Duomo di Monreale”. Na verdade a tradução de Duomo é catedral. E a catedral de Monreale é realmente uma parada obrigatória para os amantes de história, arte e arquitetura.

Reserve um tour em grupo saindo de Palermo para conhecer Monreale e Cefalù através da Get Your Guide

Catedral de Monreale na Sicília, Italia
Catedral de Monreale na Sicília, Italia

A Catedral de Monreale é um exemplo de arte normanda e combina elementos da arquitetura árabe, bizantina e romana. A visita interna é imperdível: seus mosaicos dourados são um dos maiores e mais belos do mundo.

A história da Catedral de Monreale

A história da Catedral de Monreale começa com o jovem Guilherme II, conhecido como “O Bom”, que se tornou rei em 1166, com apenas treze anos.

A lenda diz que a Virgem Maria lhe apareceu em sonho e lhe indicou o local onde estava escondido um tesouro. Na verdade, a construção da Catedral de Monreale e do complexo está ligada à história da Sicília e às relações entre o Estado e a Igreja.

Detalhe da catedral de Monreale
Detalhe da catedral de Monreale

Durante a menoridade do soberano, o arcebispo de Palermo, Gualtiero Offamilio, havia acumulado grande autoridade, o que causava problemas tanto para o próprio Papa quanto para o Estado.

Quando Guilherme II alcançou a maioridade e assumiu o poder, houve uma rivalidade entre os dois personagens e o conflito entre o Estado e a Igreja palermitana se intensificou.

Mas Guilherme II respondeu construindo rapidamente o complexo de Monreale e a catedral foi concluída em apenas dez anos. Em 1176, ele entregou o templo aos monges beneditinos e, em 1183, o Papa elevou Monreale a sede arquiepiscopal, causando perdas de renda para o arcebispo de Palermo.

Guilherme II buscou afirmar seu poder e expressar sua influência através de uma obra artística monumental, que deixou um impacto imenso na história artística do mundo.

Visita interna da catedral de Monreale

Interno da catedral de Monreale
Interno da catedral de Monreale

Para visitar a Catedral de Monreale, é importante lembrar que lugares religiosos exigem “roupas adequadas”. Portanto, é melhor evitar shorts curtos e camisetas sem mangas. Quem precisar, poderá adquirir um avental descartável na entrada.

O interior da catedral é realmente especial. A basílica possui formas ricas, interiores magníficos, capelas e mobília luxuosas que surpreendem e encantam. No entanto, os mosaicos da Catedral de Monreale que cobrem todo o interior são ainda mais surpreendentes.

A decoração com mosaicos se estende por 6.340 metros quadrados e é a maior da Itália.

Foi provavelmente criada entre 1180 e 1190 por equipes de mosaicistas bizantinos auxiliadas por mestres de outras escolas, seguindo um projeto com uma unidade poética profunda que respeita uma lógica precisa tanto nas etapas figurais quanto do ponto de vista teológico-dogmático, com muitos momentos do Antigo e do Novo Testamento que culminam na abside central com a sugestiva visão de Cristo.

De uma parede para a outra, é possível seguir a história da salvação: dos vários momentos da criação às cenas de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e do arca, da torre de Babel e de Sodoma e Gomorra, e ainda, o anúncio da vinda de Cristo, seu nascimento, seus milagres, sua morte e sua ressurreição, os apóstolos, sua missão no mundo, até a solene abside central com Cristo.

Como chegar em Monreale

Reserve um tour particular para conhecer Palermo e Monreale através da Get Your Guide

De carro

Do aeroporto internacional Punta Rais “Falcone-Borsellino”: pegue a rodovia A/29 em direção a Catania-Messina e siga a sinalização para a Viale Regione Siciliana (Circonvallazione de Palermo). Prossiga em Corso Calatafimi até o final, vire à direita e percorra cerca de 2 km de estrada panorâmica até Piazza Vittorio Emanuele (centro de Monreale).

Em ônibus turístico hop-on hop-off

Os ônibus hop-on hop-off em Palermo param em Monreale (parada nº 7). É uma escolha conveniente para visitar Monreale.

Em ônibus público

Da Estação Central Ferroviária de Palermo: pegue a linha Amat nº 109 até Piazza Indipendenza, troque para a linha 389 e desça na última parada “Albergo dei Poveri” (altura da Via Benedetto D’Acquisto, Monreale).

Info de bilhetes Amat aqui

Do Politeama: pegue a linha Amat 108 até Piazza Indipendenza, troque para a linha 389 e desça na última parada “Albergo dei Poveri” (altura da Via Benedetto D’Acquisto).

Veja aqui dicas de hotéis em Palermo


Leia a versão deste artigo em italiano aqui

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorShows do Tiziano Ferro na Italia 2023
Próximo artigoSegunda temporada The White Lotus, a série que está mostrando o charme da Sicília ao mundo

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here