Não dá para visitar Erice, na Sicília, e não parar pelo menos umas três vezes no meio do caminho para tirar fotos. A cidadezinha fica no alto de um monte, chamado Monte Erice, e para chegar até lá é preciso percorrer uma estradinha cheia de curvas, com uma vista espetacular.
Índice
O que você vai encontrar em Erice

A sua vista privilegiada para Trapani, Marsalla e mar nos arredores fazia de Erice um ponto estratégico e, portanto, razão de disputas e batalhas entre os povos do passado.
Erice teria sido formada no século V a.C. por um povo chamado Elimo, foi conquistada pelos Romanos, por Árabes e Normandos.

As fotos de Erice foram feitas em 2013, durante minhas longas férias de 6 semanas na Sicília, onde curti por exemplo um passeio em Segesta, com seus tesouros arqueológicos, um banho de mar em Castellammare del Golfo ou uma tarde de compras no Sicilia Outlet Village.
Visitar Erice significa se perder entre as estreitas ruazinhas de pedra do centro histórico onde encontram-se fortalezas, antigas igrejas, conventos, oficinas de artesanato (produção de cerâmica, doces típicos e tapetes), jardins, e, claro, a vista para as Ilhas Egadi, as salinas e os campos cultivados de Trapani, o azul infinito do céu e do mar.

Nós estávamos de carro e por isso não pudemos utilizar o bondinho que leva de Trapani até o topo de Erice. De qualquer modo fica a dica: é uma opção a mais para quem vem de Trapani ou simplesmente para quem detesta estrada cheias de curvas.
Entrando na cidade

Assim que você atravessa a porta principal de entrada da cidade, vai enccontrar um sobe e desce pelas ruelas de pedra. O cenário é bastante charmoso: você pode espiar um pátio interno cheio de flores de uma casa, ou simplesmente o detalhe da maçaneta antiga da porta de uma casa normalíssima. Já imaginou uma dessas na sua casa?

Vimos também muitas igrejas, mas só de fora, porque chega uma hora na viagem que a gente não aguenta mais ver igreja a menos que você seja super religioso ou estudante de arquitetura especializado em igrejas.

Passeamos pelas praças, paramos para tomar café com um doce típico chamado genovese. Vimos uma artesã pintando um prato de cerâmica ali na hora…

Passeamos entre as lojinhas de souvenir, onde achei essas ímãs super simpáticos sobre as profissões. Tinha um em particular que chamou a minha atenção: “Il Nullafacente” (“Aquele que não faz nada”). Um humorismo bem siciliano porque dizem as más línguas que o povo lá orgulha-se de fazer o menos possível…

O Centro de Cultura Científica de Erice
A cidade é também famosa internacionalmente pelo seu Centro Internazionale di Cultura Scientifica Ettore Majorana fundado nos anos Sessenta, um local dedicado a encontros científicos que atrai pesquisadores e estudantes de todo o mundo. Na foto abaixo, você vê à esquerda o prédio onde se encontra o Centro de Cultura: um edifício erguido em 1542 como monastério.

Dicas e informações práticas
Separe algumas horas para visitar Erice: nós chegamos na parte da manhã e fomos embora pouco antes do almoço porque tinha um churrasco de peixe nos esperando nos arredores! Você pode programar um almoço em uma das tratorias locais, onde dizem que é possível comer bem.

Embora a cidade seja muito charmosa, não acredito que seja um bom lugar para se hospedar devido ao acesso difícil. Quer dizer, não é que seja assim tão complicado, simplesmente as curvas da estrada são bem chatinhas para fazer mais de uma vez. A menos que você queira usar o bondinho como meio de transporte (neste caso confira os horários no site oficial).
Excursões de 1 Dia Saindo de Palermo
Se você pretende fazer um bate-volta a Erice saindo de Palermo, a maneira mais confortável é reservar uma excursão organizada. Existem diversos tipos de tours que incluem não só uma parada em Erice, mas geralmente também outros destinos famosos da Sicília, como por exemplo Segesta e as salinas de Trapani.
Uma outra possibilidade são os tours em grupo saindo de Palermo que incluem visita de Erice e Marsala, com possibilidade de degustar os famosos vinhos da região.
Ir a Erice Por conta própria com transporte público de Palermo
Quem pretende organizar a visita por conta própria deve saber que não existe um ônibus direto ou trem direto de Palermo a Erice. Será necessário pegar um ônibus ou trens até Trapani e a partir de Trapani ir até Erice.
A empresa de ônibus com linha Palermo-Trapani se chama Segesta, a viagem de ônibus dura aproximadamente 2 horas e as passagens saem cerca 10 euros por trecho.
Já a situação dos trens é ainda pior porque no momento não existe uma linha direta de Palermo a Trapani, você pode levar mais de 5 horas (sim, é um absurdo!) e gastar uns 15 euros por trecho. Sem condições de fazer ida e volta de trem no mesmo dia, até porque a linha pode atrasar e vai ser um desastre.
Outra opção é alugar um carro e fazer o passeio no seu ritmo. Neste caso recomendo ler nossas dicas para alugar carro na Italia. Os valores de aluguel de carro são bem mais altos em julho e agosto do que nos outros meses do ano. Mas pode valer a pena mesmo assim, faça suas contas em base a sua situação.
Como ir de Trapani a Erice
A maneira mais cenográfica para ir de Trapani a Erice é com o teleférico (funivia, em italiano): a viagem dura aproximadamente 20 minutos e existem passagens só de ida (Euro 6,50), de ida e volta (Euro 11,00) ou com duração por semana (Euro 27,00), que podem ser bem interessantes para quem quer ir para lá e para cá várias vezes.
Para mais detalhes veja o site oficial da funivia.
Outra opção é pegar um ônibus público da companhia AST. As viagens de Trapani a Erice duram cerca 35 minutos. E você pode obter mais detalhes de horários e tarifas diretamente no site da empresa.
E você, já teve o prazer de conhecer Erice? Tem alguma outra dica ou comentário para compartilhar com a gente? Escreva abaixo!
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] pertinho de Castellammare del Golfo. Se você viaja no verão talvez seja melhor visitar primeiro Erice e deixar os templos para o final da tarde, quando o sol fica menos quente. O verão na Sicília […]
Oi Josiane,
Obrigada pela dica. Ah, os doces sicilianos são uma delícia…
Não deixe de visitar a Pasticceria Maria Gramatico. Lugar aconchegante onde podemos comer doces típicos! Uma delícia!
[…] de Segesta, com suas ruínas antiquíssimas para você viajar na história, um passeio até o burgo de Erice, com seus castelos, torres, igrejas e vista espetacular e se der, vale a pena dar um pulinho […]