Recentemente, o mercado de turismo de luxo na Itália tem atraído grande atenção, especialmente com a crescente demanda por experiências exclusivas e personalizadas. Segundo Robert Gentile, especialista em turismo, a Itália se consolidou como o “reino do turismo de luxo“, e essa tendência só deve aumentar nos próximos anos. Citando dados da empresa Thrends, Gentile destaca que o país conta com 710 hotéis cinco estrelas e cinco estrelas luxo, que juntos geraram receitas de 6,6 bilhões de euros em 2023. Isso representa 26% do total do mercado hoteleiro italiano, embora esses estabelecimentos correspondam a apenas 4,8% da oferta hoteleira no país. Leia o artigo para saber o porque o turismo de luxo na Itália é tão especial.

O que torna o turismo de luxo na Itália tão especial?

A Itália, com sua rica história cultural e arquitetônica, é uma atração irresistível para turistas que buscam mais do que apenas conforto e serviços de qualidade.

O que diferencia o turismo de luxo na Itália, segundo Gentile, é a combinação única de beleza, arquitetura de classe mundial, experiências personalizadas e o envolvimento autêntico com a cultura local.

A beleza italiana é um luxo

A Itália é conhecida por sua beleza natural e arquitetônica. Cidades como Roma, Veneza e Florença oferecem uma experiência visual e histórica que não pode ser replicada em nenhum outro lugar do mundo.

Coliseu, em Roma: um dos monumentos mais visitados da Itália
Coliseu, em Roma: um dos monumentos mais visitados da Itália

Monumentos como o Coliseu, a Galleria degli Uffizi e a Ponte de Rialto criam uma experiência imersiva que transcende o luxo convencional.

Hotéis de luxo projetados pelos melhores arquitetos

Os hotéis de luxo italianos são frequentemente projetados por arquitetos e designers de prestígio, como Antonio Citterio e Patricia Viel, responsáveis pelos hotéis Bulgari, incluindo o recente Bulgari Rome.

Uma Junior Suite com vista no Bulgari Rome, um hotel de luxo em Roma projetado pelos arquitetos Antonio Citterio e Patricia Viel
Uma Junior Suite com vista no Bulgari Rome, um hotel de luxo em Roma projetado pelos arquitetos Antonio Citterio e Patricia Viel

Patricia Urquiola, por exemplo, desenhou o Sereno Hotel no Lago de Como.

Uma das suítes no Sereno Hotel em Torno, no Lago de Como, projetado pela arquiteta Patricia Urquiola - turismo de luxo na Italia
Uma das suítes no Sereno Hotel em Torno, no Lago de Como, projetado pela arquiteta Patricia Urquiola

“Quem gasta 1.000, 3.000 ou mais euros por noite não paga apenas por uma suíte com vista magnífica e móveis dignos de revista, mas pela oportunidade de estar imerso nessa grande beleza. Não é a mesma coisa em Bali ou Monte Carlo.” – explica Robert Gentile.

Hotéis de luxo pequenos: para poucos

Um dos aspectos mais atraentes do turismo de luxo na Itália é a tendência de oferecer experiências personalizadas para poucos hóspedes.

Um dos melhores hotéis do mundo de acordo com a lista The World’s Best Hotels é o Passalacqua Hotel no Lago de Como com apenas 24 quartos.

O Passalacqua Hotel em Moltrasio, no Lago de Como, tem apenas 24 quartos: exclusividade para poucos
O Passalacqua Hotel em Moltrasio, no Lago de Como, tem apenas 24 quartos: exclusividade para poucos

Outro exemplo: o Le Sirenuse de Positano, na Costa Amalfitana, com apenas 58 quartos.

O banheiro de uma Junior Suite do Le Sirenuse: hidromassagem com vista para o mar e para Positano - turismo de luxo na Italia
O banheiro de uma Junior Suite do Le Sirenuse: hidromassagem com vista para o mar e para Positano

Mesmo em grandes cidades, temos o Bulgari Hotel Milano com somente 58 quartos.

O terraço da suíte presidencial do Bulgari Hotel Milano com vista para os modernos edifícios da cidade no fundo e com poltronas confortáveis e vasos: exclusividade para poucos
O terraço da suíte presidencial do Bulgari Hotel Milano: exclusividade para poucos

A intimidade dessas propriedades garante que cada hóspede receba um serviço altamente personalizado, o que é uma grande vantagem para quem busca uma experiência verdadeiramente única.

Hospitalidade italiana

A atenção aos detalhes e o foco na experiência do cliente são diferenciais fundamentais dos hotéis de luxo na Itália. Gentile destaca que o San Pietro de Positano, por exemplo, tem 198 funcionários para apenas 55 quartos, o que reflete o nível de dedicação necessário para atender às expectativas dos turistas de luxo.

O Hotel San Pietro em Positano tem 198 funcionários para apenas 55 quartos - imagem de uma cozinha do hotel com 11 funcionários cozinhando
O Hotel San Pietro em Positano tem 198 funcionários para apenas 55 quartos

Imersão cultural

Robert Gentile explica que, atualmente, o turismo de luxo vai muito além da hospedagem em suítes sofisticadas e do acesso a restaurantes estrelados. De acordo com ele, a experiência de um hotel de luxo está profundamente conectada ao envolvimento dos hóspedes com a cultura e o ambiente local. E dá um exemplo:

“Nós não vendemos quartos, nós vendemos experiências: cursos de italiano, aulas de jardinagem, lições de caligrafia. Quando colhemos as azeitonas para fazer azeite, diretamente dos nossos olivais, os hóspedes são convidados a participar”.

Quem disse isso? O proprietário de uma pousada ou de um agriturismo na região de Casentino? Não, o gerente geral de um hotel Belmond que custa 1.550 euros por noite… Porque não é mais tempo de enclaves de luxo isoladas do contexto externo, onde o hóspede passa seu tempo entre a suíte presidencial, o restaurante estrelado e o spa igualmente estrelado.

O contato, o conhecimento, a imersão na realidade local são parte integrante da experiência exclusiva. Fazer pesto com manjericão fresco ou preparar scialatielli faz sentido em Camogli ou Amalfi. Não em outro lugar. – conclui Gentile

A Itália continua a se destacar no mercado de turismo de luxo por reunir cultura, beleza e um atendimento incomparável, aspectos que justificam o investimento massivo de cadeias internacionais e investidores no setor. Como resultado, o país se consolida cada vez mais como destino preferido para quem busca exclusividade e experiências memoráveis.

Leia a versão original completa do artigo de Robert Gentile para o TTG Italia

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anterior10 incríveis hotéis para curtir o inverno na Itália
Próximo artigoRoteiro de 3 dias em Sorrento
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here