Você está planejando suas próximas férias e quer saber o que visitar na Italia em agosto? Então chegou ao lugar certo porque aqui vamos contar tudo o que você precisa saber para curtir o melhor da Italia em agosto.

Viajar para a Italia em agosto é uma boa ideia?

Agosto é o clássico mês de férias de verão dos italianos.

Assim como os brasileiros costumam tirar umas semaninhas de férias em janeiro, os italianos páram para descansar no mês de agosto. Se o auge das férias no Brasil é nas primeiras semanas de janeiro, bem perto do Ano Novo; na Italia o auge das férias de agosto é na semana anterior e posterior ao dia 15 de agosto, feriado de Ferragosto (veja aqui o calendário de feriados nacionais da Italia).

Em 2024 as semanas mais disputadas para as férias são no período entre 5 e 25 de agosto

Essa é uma informação que você precisa saber porque vai influenciar no seu roteiro de viagem já que os destinos de praia e montanha costumam ficar lotados e os preços aumentam; enquanto as cidades grandes longe do litoral costumam esvaziar.

É uma boa ideia viajar para a Italia em agosto? Depende das suas intenções de viagem. Mas em geral sim, a Italia é uma boa ideia o ano inteiro. Você só precisa adaptar o seu roteiro ao período do ano. Por isso uma das primeiras perguntas que qualquer agente de viagem faz aos seus clientes é: qual o período das suas férias? Abaixo vamos dar mais informações sobre o que visitar na Italia em agosto.

O que visitar na Italia em agosto

Quem viaja para a Italia no mês de agosto deve incluir pelo menos um destino no litoral da Italia.

Muitos brasileiros torcem o nariz para esta ideia porque no Brasil já tem praia. Mas acredite: as praias brasileiras são bem diferentes das italianas.

Isso porque em geral as praias no litoral italiano praticamente não tem ondas ou são bem calminhas. Além disso existem destinos de água do mar tão azul e cristalina que você terá a sensação de estar em uma grande piscina a céu aberto.

O que visitar na Italia em agosto
O que visitar na Italia em agosto? Aqui foto do nosso verão de 2022 na Sicília

Quem viaja em agosto terá a oportunidade de viver a experiência da badalação de férias em altíssima estação. Uma coisa é visitar a Ilha de Capri em abril, quando a ilha está ainda começando a receber seus primeiros turistas. Outra é visitá-la no auge do verão, com os barcos dos vips atracados nas áreas mais bonitas e os hotéis 5 estrelas de Capri que recebem a elite mundial.

Passeios de barco em Capri: dicas e recomendações

Outra curiosidade é que as cidades de praia da Italia são riquíssimas de história e cultura. Isso porque a Italia começou a ser povoada pelo litoral e só muito tempo depois começaram a ser formadas as cidades no interior do país. Segundo muitos livros de história, a cidade de Palermo seria muito mais antiga que Florença, por exemplo.

Abaixo vamos falar das cidades no litoral mais bacanas para uma viagem no mês de agosto. Mas antes…

Se você não quiser fazer um roteiro dedicado exclusivamente a destinos de praia pode também visitar as cidades clássicas da Italia como Roma, Florença, Milão e Veneza que estarão mais vazias do que o normal (tipo São Paulo na semana entre Natal e Ano Novo), mas atualmente os principais museus e atrações turísticas permanecem abertos. Em 2022, por exemplo, o Ministério da Cultura da Italia lançou a campanha: “Ferragosto nos Museus da Italia”.

Confira o nosso roteiro Italia 15 dias (itinerário clássico) para usar de inspiração na sua viagem

Seja como for prepare-se para o calor porque na Italia em agosto é normal os termômetros marcarem 40 graus. Por isso os italianos fogem para a praia ou para as montanhas (onde a temperatura é mais fresca).

Os melhores destinos para o verão na Italia

Abaixo fiz uma lista dos melhores destinos para o verão na Italia (na minha opinião). Se você quiser palpitar, escreva um comentário. Adoramos pontos de vistas diferentes e dicas de coisas legais. Agora vamos ao tema principal: o que visitar na Italia em agosto.

Sicilia

O que ver na Italia em agosto? Meu destino favorito no mês de agosto é a Sicília, essa ilha continente que tem muitas ilhas menores maravilhosas como Favignana (arquipélago Egadi) ou Vulcano (arquipélago Eolie).

Além de linda, a Sicilia ainda costuma ter um bom custo-benefício em relação a preços de hospedagem, alimentação e atrações e acaba saindo bem mais em conta que outros destinos equivalentes mais para o centro-norte da Italia. A propósito leia o artigo: Sardenha, Sicília ou Costa Amalfitana.

A maior cidade da ilha é Palermo e recomendo que você confira o nosso guia de Palermo com um elenco de coisas para ver e fazer.

Sobre hospedagem em Palermo eu particularmente indico ficar em um hotel em Mondello para curtir praia de dia, mas se você está mais para os programas culturais veja essa outra seleção de hotéis em Palermo centro.

Para quem gosta de badalação uma das cidades mais badaladas da Sicília em agosto é Taormina, com seus vários hotéis 5 estrelas e oásis de luxo.

Já quem quer simplesmente relaxar uns dias em estilo italiano, vai curtir a nossa seleção de resorts na Sicília, com as melhores opções de acordo com a área da ilha que você quer visitar.

Taormina na Sicília

Apúlia ou Puglia

Os italianos escrevem “Puglia”; em português o nome correto seria “Apúlia”. Este é outro estado com destinos maravilhosos. Se possível inclua no seu roteiro Polignano a Mare, Alberobello, Torre dell’Orso e a praia de Punta Suina em Gallipoli.

Alberobello

Toscana

Para quem não quer sair da Toscana, depois de visitar destinos como Florença e Pisa, pode dar uma esticadinha até o litoral.

Veja: hotéis com piscina panorâmica em Florença

O arquipélago Toscano pode ser uma ótima opção para o mês de agosto: vale a pena passar uns dias na Ilha de Elba (onde Napoleão Bonaparte viveu), a Ilha do Giglio ou quem sabe até a ilha de Giannutri.

Praia de Sansone na Ilha de Elba - Foto de Barbara Bueno
Praia de Sansone na Ilha de Elba – Foto de Barbara Bueno

No continente vale a pena fazer um passeio de barco no Argentario, curtir as praias de Giannella e Feniglia ou quem sabe passar uns dias em Castiglione della Pescaia. A área nos arredores de Castiglione della Pescaia é um território onde viveu um povo muito antigo chamado Etruscos.

Em agosto, mais precisamente no dia 16 acontece um espetáculo medieval famosíssimo na Italia: o Palio di Siena. Pode ser uma ótima desculpa para você dar uma esticadinha até a charmosa cidade de Siena. Não existe praia em Siena, mesmo assim vale a visita!

Campânia ou Campania

No estado da Campânia (em italiano Campania, sem acento) estão alguns dos destinos de verão mais famosos do mundo. Já ouviu falar em Positano e na Costa Amalfitana? Pois então!

positano 2018
Eu e minhas filhas em 2018, em um final de tarde na praia de Positano, com a pirâmide de casinhas coloridas no fundo

É claro que vale a pena conhecer Nápoles e quem sabe dar uma esticadinha até Pompeia (de preferência no início da manhã ou no final do dia).

Pompeia

Se você nunca viu um vulcão de perto e tem curiosidade de subir em um, pode valer a pena fazer uma excursão para subir no vulcão Vesúvio.

Campania também é o estado onde encontra-se a badaladíssima ilha de Capri, um dos destinos dos sonhos dos viajantes do mundo todo.

Marcas ou Marche

Em italiano a gente escreve “Marche” e pronuncia “Marque”, em português o nome é “Marcas”. É um dos estados que mais tenho vontade de explorar no verão italiano.

No pouco tempo que estive curti bastante as praias da Riviera del Conero e os lindos vilarejos onde por sinal viveram meus antepassados: Offagna e Osimo.

Conero

Uma boa ideia para prosseguir uma viagem vindo de Bolonha em direção ao sul da Italia.

Ligúria ou Liguria

No estado da Ligúria (em italiano “Liguria” sem acento) encontram-se os famosíssimos vilarejos conhecidos como “Cinque Terre“. As praias dos cinco vilarejos são pequenas e disputadíssimas durante o verão, mas vale a pena fazer um passeio de barco passando pelos cinco vilarejos e admirar a beleza das casinhas vistas do mar.

Cinque Terre

E já que você está na Liguria, por que não dar uma esticadinha até Gênova? Você vai conhecer a cidade natal de Cristovão Colombo, o descobridor das Américas em 1492. A cidade é conhecida por ter um dos aquários mais modernos e importantes do mundo, veja nossas dicas para visitar o Aquário de Gênova.

Calábria ou Calabria

O estado da Calábria (em italiano “Calabria” sem acento) também tem lindas praias e é um dos destinos mais econômicos no litoral italiano.

Minha praia favorita na Calabria foi Le Castella, onde pudemos fazer um banho de mar com um castelo como cenário e almoçar em um botequinho delícia que em 2018 se chamava MammaMia Beach. Será que ainda existe?

le castella
A praia de Le Castella na Calabria

A cidade do litoral da Calabria mais famosa é Tropea, que é bonita e vale conhecer. O vilarejo é charmoso e a praia é um cartão postal vista do alto. A única coisa é que na época minhas filhas ainda eram pequenas e a praia era daquelas que assim que você entra no mar fica com a água no pescoço, o que não era ideal para as meninas. Por isso acabamos optando por prosseguir para o sul em direção a Sicília.

tropea calabria italia

Emília Romanha ou Emilia-Romagna

O estado da Emilia Romanha (em italiano Emilia-Romagna) é um destino bastante disputado no verão.

A cidade de Rimini é famosa por suas centenas de hotéis, um ao lado do outro, com as praias de areia que parecem não ter fim. A água do mar não é lá essas coisas (tem amigos italianos que brincam que parece um “pântano”), mas os beach clubs nas praias oferecem serviços bastante confortáveis com espreguiçadeiras, áreas de brinquedos para crianças. Para quem gosta de curtir praia e não necessariamente entrar no mar, pode ser uma opção para uns dias de férias.

Eu particularmente gosto de passear no centro histórico de Rimini, bastante charmoso. A vida noturna também costuma ser animada, para quem tem filhos adolescentes ou ainda é “jovem”. 😉

Para quem gosta de parque de diversões inclua uma passadinha em Mirabilandia.

Ferrara
O castelo de Ferrara: rodeado por água e com ponte levadiça!

A minha cidade favorita no estado é Ferrara (que não fica à beira mar), mas é uma parada imperdível. Em agosto de 2023 está previsto o Ferrara Buskers Festival, um evento com músicos de estrada que invade essa charmosa cidadezinha.

Lácio ou Lazio

O estado do Lácio (ou Lazio em italiano) é onde se encontra a capital da Italia, Roma. Eu pessoalmente frequentei pouco as praias do litoral do Lácio, mesmo assim posso indicar algumas que meus amigos adoram. Para quem gosta de praias paradisíacas a dica é ir até a ilha de Ponza, no arquipélago das ilhas Ponziane.

Meus amigos romanos também adoram a cidade de Anzio, que fica a pouco mais de 1 hora do centro de Roma.

Para quem quer um lugar de fácil acesso a dica é Ostia, que não é o mar mais bonito da Italia, mas é bem pertinho do centro e dá para fazer um bate-volta de um dia. Para quem sai de Roma Termini basta pegar a linha B do metrô, descer na parada Piramide e de lá pegar um trem da linha Roma – Lido.


Esses são apenas algumas opções para sua viagem para a Italia em agosto. Não existe uma única resposta correta sobre o que visitar na Italia em agosto, depende do que você tem vontade de ver, com quem viaja, qual sua cidade de entrada na Italia e qual sua cidade de saída e da sua conta bancária, claro. De qualquer modo espero que o artigo tenha sido útil para dar uma ideia de coisas bacanas para ver e fazer na Italia no mês de agosto.

Veja também: 21 praias da Italia que vão fazer você sonhar

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorTransporte público na Italia – Novidades Verão 2023
Próximo artigoHotéis com piscina panorâmica em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

  1. Panorama completo para escolher o que mais agrada nesta época linda de verão.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here