A Itália e o Brasil deram um passo importante para fortalecer a cooperação no setor aéreo. A Enac (Ente Nazionale per l’Aviazione Civile) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) assinaram um protocolo de intenções que visa promover o desenvolvimento da aviação civil, incentivar a inovação e preparar os dois países para o futuro da mobilidade aérea avançada.

O acordo foi assinado em Brasília pelo presidente da Enac, Pierluigi Di Palma, e pelo diretor-presidente da Anac, Adriano Miranda, com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

Cooperação internacional para o futuro da aviação

A assinatura aconteceu durante uma visita institucional da delegação da Enac ao Brasil, que incluiu encontros com o alto escalão da aviação civil brasileira. Entre os principais objetivos, estão a criação de um percurso de coordenação operacional e regulatória, o desenvolvimento de vertiportos e a implementação de novas tecnologias voltadas para aeronaves elétricas e sistemas de decolagem e pouso vertical.

Brasil e Itália assinam acordo para desenvolver a aviação civil e a mobilidade aérea avançada

Essa área, conhecida como mobilidade aérea avançada, é considerada estratégica para o futuro do transporte, permitindo deslocamentos mais rápidos, sustentáveis e eficientes em áreas urbanas e interurbanas.

Formação e alinhamento de padrões entre Brasil e Itália

O protocolo bilateral prevê ações concretas como:

  • Programas de formação em aviação civil;
  • Adoção de padrões comuns de segurança operacional (safety), proteção (security) e aeronavegabilidade;
  • Harmonização regulatória para facilitar o desenvolvimento de novos modelos de transporte aéreo.

Segundo Pierluigi Di Palma, presidente da Enac, essa parceria representa “um caminho comum de crescimento, que une a troca de know-how e a criação de regulamentações alinhadas para desenvolver uma mobilidade aérea cada vez mais segura, inovadora e sustentável”.

Impactos para empresas, passageiros e o mercado aéreo

A cooperação entre Enac e Anac abre oportunidades para companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, operadores aeroportuários e empresas de tecnologia do setor aéreo. Também pode trazer benefícios diretos para os passageiros, como viagens mais rápidas, seguras e sustentáveis no futuro.

O Brasil e a Itália já mantêm uma relação sólida no campo da aviação, mas este protocolo reforça a integração entre as autoridades aeronáuticas, criando um ambiente favorável para inovação e para o crescimento conjunto do setor.

Para mais detalhes, leia o comunicado oficial em italiano aqui.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorBagagem Ryanair: medidas atualizadas em vigor desde agosto de 2025
Próximo artigoMusical Anastasia em Roma: datas, ingressos e dicas

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here