Se existe uma cidade italiana muito agradável é Ferrara, no estado da Emilia Romagna, a aproximadamente 150 km de Florença. Embora esteja aqui ao meu lado (são cerca 1 hora e meia de viagem de carro de Florença), eu só tinha tido a oportunidade de visitá-la duas vezes: uma em 2005, a segunda em 2006.

Como eu e meu marido adoramos uma desculpa para viajar, assim que soubemos que no final de semana passado teria o Ferrara Buskers Festival, decidimos de última hora: vamos conferir! E lá fomos nós: reservamos um hotel confortável em Ferrara, arrumamos as malas e partimos para mais uma viagenzinha com nossa filha de 1 ano, a Gaia.

Os artistas de rua no Ferrara Buskers Festival
Ferrara: um cenário maravilhoso para um festival muito animado

A 26º edição do Festival Internacional dos Músicos de Rua

Imagine uma cidade medieval, com um castelo que é circundado por água e tem até uma porta levadiça, várias igrejas e prédios antigos muito bem conservados, além de lojinhas, bares, restaurantes e sorveterias espalhados pelo charmoso centro histórico. Essa é a descrição da cidade de Ferrara.

Agora coloque uma banda de músicos que se apresenta na frente do castelo, um pianista com um piano de cauda no meio de uma praça, ou artistas de rua que fazem acrobacias com a catedral ao fundo, um grupo que se apresenta na frente do barzinho onde você tinha parado para comer um lanchinho rápido, mas acabou não se levantando mais… um espírito de arte e alegria que contagia a todos pelo caminho.

Músicos se apresentam com o castelo no fundo
Músicos se apresentam com o castelo no fundo

E eu fui contagiada também: meu final de semana foi simplesmente delicioso! Para fechar o período de férias aqui na Itália com chave de ouro.

O pianista Paolo Zanarella, conhecido como o "pianista fora do lugar"
O pianista Paolo Zanarella, conhecido como o “pianista fora do lugar”

As atrações começavam na parte da tarde, a partir das 15:00 e duravam até altas horas. Obviamente, como estava com minha filha de 1 ano, nos concentramos nas atividades diurnas para crianças. E eram muitas! Nem deu para participar de todas que queríamos. Mas assim fica a vontade de voltar em uma próxima edição…

Ferrara Buskers Festival para crianças

Uma das atrações mais interessantes para crianças era a aula do Music Together: uma oportunidade para crianças de até 5 anos entrarem em contato com os sons, com a musicalidade, de forma divertida, como uma brincadeira. Por exemplo: no início recebiam uma série de instrumentos que podiam descobrir: um chocalho, um triângulo, um tambor, um pandeiro… Em seguida escutavam música, tinham oportunidade de usar o corpo como instrumento musical, interagir com outras crianças e com os pais. O evento fez tanto sucesso que o difícil era conseguir um espaço livre no tapete, onde todos sem sapatos se reuniam.

Music Together no Giardino delle Duchesse, durante o Ferrara Busker Festival
Music Together no Giardino delle Duchesse, durante o Ferrara Busker Festival

Além disso, existia uma área onde pintar o rosto da criança com desenhos por exemplo de florzinha ou homem aranha; era possível pedir para um artista fazer um retrato ou uma caricatura em poucos minutos (nós fizemos um retrato da Gaia por apenas 10 euros, quer souvenir de viagem melhor?).

Fazendo um retrato da Gaia para a posteridade
Fazendo um retrato da Gaia para a posteridade

Era realmente difícil caminhar e não achar uma atração para criançada: do homem que fazia arte com as bexigas (cachorrinho, flor, espada…).

Em cada cantinho da cidade, uma atração para as crianças...
Em cada cantinho da cidade, uma atração para as crianças…

 O mercadinho de produtos típicos

Durante o Ferrara Busker Festival 2013 tinha também um mercadinho de produtos típicos como sabonetes feitos localmente, bijoux e objetos de decoração. Uma particularidade: em uma das banquinhas encontrei um recorte antigo de jornal brasileiro! Confira algumas das fotos do mercadinho abaixo:

Produtos típicos locais durante o Ferrara Buskers Festival
Produtos típicos locais durante o Ferrara Buskers Festival
O mercado com produtos típicos montado no Giardino delle Duchesse
O mercado com produtos típicos montado no Giardino delle Duchesse
Detalhe para o recorte de um antigo jornal brasileiro lá no mercado do Ferrara Buskers Festival
Detalhe para o recorte de um antigo jornal brasileiro lá no mercado do Ferrara Buskers Festival

Nosso grupo favorito

A banda que mais gostamos – Gaia inclusive – foi dos rapazes do Woody Gipsy, que encontramos em diversos pontos da cidade em momentos diferentes. Eles começaram a tocar enquanto almoçávamos em um bar e a música estava tão gostosa que acabamos ficando lá mais um pouquinho, outro pouquinho…

Curtindo música diretamente do bar
Curtindo música diretamente do bar

O grupo "Woody Gipsy" no Ferrara Buskers Festival

Sobre o Ferrara Buskers Festival

O sol se põe e as pessoas se reúnem para assistir os artistas de rua
O sol se põe e as pessoas se reúnem para assistir os artistas de rua

Se vale a pena sair do Brasil e conhecer Ferrara? Sim, vale super a pena (leia também o post sobre o Castelo de Ferrara).

Se vale a pena sair do Brasil e participar do Ferrara Buskers Festival? Sim, com certeza. É um evento especial, que você dificilmente vai esquecer, aberto a todas as idades e para os mais diferentes estilos musicais.

O grupo "Sleepwalkers' station" começa a tocar...
O grupo “Sleepwalkers’ station” começa a tocar…

O que faltou? Algum grupo brasileiro tocando lá. Quem sabe nas próximas edições…

5 COMENTÁRIOS

  1. conheço ferrara é maravilhosa pretendo ir ano que vem pra italia e não vou deixar de ir para ferrara amoooo

DEIXE UMA RESPOSTA