Tem coisa melhor do que dormir até tarde no sábado? Tem! Acordar cedo para embarcar em um trem especial, o trem dos leitores da Toscana com destino ao Salão do Livro em Turim. Às 7 em ponto já estava na principal estação ferroviária de Florença, Firenze Santa Maria Novella, pronta para embarcar no trem de alta velocidade da Trenitalia fretado pela Regione Toscana especialmente para levar 500 leitores residentes na Toscana até o Salão do Livro de Turim. Neste artigo vou contar como foi a minha experiência.

O que é o Trem dos Leitores da Toscana

Imagine um trem onde só entra quem é apaixonado por leitura. Um trem onde além de anunciar as próximas estações, os passageiros podem escutar leituras de obras e notícias culturais. Tudo ao vivo, em tempo real, criando uma atmosfera especial e estimulante e, dando a possibilidade a muitas pessoas de visitar pela primeira vez o Salão do Livro em Turim, um dos maiores eventos de editoria da Italia.

Um trem de alta velocidade Frecciarossa1000 foi fretado pela Regione Toscana para levar residentes no estado até o Salão do Livro em Turim
Um trem de alta velocidade Frecciarossa1000 foi fretado pela Regione Toscana para levar residentes no estado até o Salão do Livro em Turim

O encontro estava marcado para às 7 da manhã na estação ferroviária Santa Maria Novella de Florença, em frente a plataforma de saída do trem FR 99334, um Frecciarossa 1000, o mais moderno da frota Trenitalia. Lá a equipe da Toscana estava a nossa espera com um sorriso no rosto, para um dia cheio de aventuras.

Recepção da Regione Toscana para embarcar no Treno dei Lettori em direção ao Salão do Livro de Turim
Recepção da Regione Toscana para embarcar no Treno dei Lettori em direção ao Salão do Livro de Turim

Esta foi a primeira vez que a Toscana organizou um serviço de transporte ferroviário gratuito com trem charter para os cidadãos toscanos com o objetivo de participar do Salão Internacional do Livro de Turim. A viagem foi financiada pelo Conselho e pela Junta Regional dentro das iniciativas ligadas ao Salão, onde a Região da Toscana, como todos os anos, esteve presente com seu próprio estande.

Abaixo algumas fotos que compartilhei na manhã do evento:

A ideia nasceu no âmbito dos projetos de apoio à leitura e à cadeia produtiva do livro, iniciados dentro do percurso dos Estados Gerais da Cultura, em colaboração entre a Comissão de Cultura, o Conselho e a Junta. No trem, houve iniciativas para aprofundar o panorama literário toscano. Durante a viagem, foi montada uma rádio dos leitores toscanos: dos microfones dos vagões, as autoras e os autores protagonistas falaram sobre eventos, feiras e experiências ligadas à cadeia produtiva do livro na região.

A programação do entretenimento foi organizada pela associação Wimbledon Aps. A Cooperativa social Dieci documentou a viagem com vídeos, fotos e entrevistas aos participantes que foram publicados nos canais sociais da Junta e do Conselho Regional.

O estado da Toscana tem tradição por investir bastante em cultura: só em 2023 foram mais de 30 milhões de euros dedicados ao setor conforme informado aqui.

Leia também: Giunti Odeon em Florença: a melhor livraria-cinema da cidade

Como consegui participar do Treno dei Lettori Toscani

A notícia foi divulgada no site do supermercado Coop e assim que soube fui tentar fazer a inscrição para mim, meu marido e filhas, mas não tinham mais lugares disponíveis. Assim, fiz o cadastro e entrei na lista de espera.

Não consegui colocar a família toda na lista de espera porque o sistema não permitia, mas foi até bom porque no dia 11 de maio acontecia também a final do Torneio Internacional de Tênis Under 18 em Prato.

Já tinha até esquecido do Trem dos Leitores, quando recebi um e-mail com a confirmação da minha passagem dois dias antes de embarcar. E assim, acabei me separando do resto da família que foi curtir o tênis ao vivo para viver essa experiência do Treno dei Lettori e do Salão Internacional do Livro de Turim.

Os participantes do Treno dei Lettori Toscani receberam um link para comprar os ingressos para o Salão do Livro com desconto. Eu visitei o salão com a credencial de imprensa, já que iria compartilhar a experiência aqui com vocês.

O Salão do Livro em Turim no dia 11 de maio de 2024

Chegamos na estação ferroviária Torino Lingotto por volta das 10:30 da manhã. Turim nos recebeu com um lindo sábado de sol de primavera. Ao lado da estação tinha a entrada da D, que nos levava diretamente a um dos pavilhões do Salão do Livro, o Padigione Oval.

XXXVI edizione Salone del Libro di Torino #SALTO24

O Salão do Livro de Turim é um evento imenso: são 4 pavilhões com um total 137 mil metros quadrados de espaço expositivo, mais de 800 estandes, 51 salas e 180 laboratórios. Só no Lingotto foram programados mais de 2000 eventos, além de 650 no território com o Salone Off.

Eu tinha saído de casa com uma listinha de eventos que gostaria de participar no Salone Internazionale del Libro Torino mas, ao chegar lá, tive que reprogramar totalmente a minha visita.

O Salão do Livro foi um sucesso de público: no sábado mal dava para caminhar em alguns pavilhões e tinham muitas filas para participar de eventos, para pagar nos caixas e até para entrar em alguns stands. Você acredita que 220 mil pessoas passaram pela feira durante os 5 dias de evento? De acordo com os números divulgados em um comunicado oficial, o dia mais visitado depois de sábado foi a sexta-feira.

Gianni Morandi e Luciana Littizzetto em um encontro sobre Marcello Marchesi

Tem algum fã do Gianni Morandi aí? O cantor italiano foi uma das celebridades presentes no Salão do Livro em Turim. Ele participou de um bate papo conduzido por um ícone da TV italiana: Luciana Littizzetto, que trouxe um pouco de “leveza” a famosa feira do livro italiano. A conversa foi sobre Marcello Marchesi.

Marcello Marchesi foi um escritor italiano nascido em 4 de abril de 1912, em Milão. Conhecido por sua versatilidade e criatividade, Marchesi teve uma carreira prolífica como jornalista, roteirista, diretor de cinema e teatro, além de compositor. Criou obras importantes tanto para a literatura quanto para a televisão e o cinema italiano, marcando presença com sua habilidade única de misturar humor e profundidade. Após viver sua infância em Roma, voltou para Milão onde alternou sua vida entre essas duas cidades, consolidando uma carreira brilhante.

Sua trajetória profissional começou cedo, quando foi descoberto por Andrea Rizzoli em um espetáculo estudantil. Marchesi então passou a colaborar com o jornal humorístico “Il Bertoldo” e, ao longo dos anos, escreveu mais de 80 roteiros de filmes e dezenas de textos teatrais. Nos anos 1960, publicou uma trilogia de livros humorísticos que solidificaram sua reputação como um dos grandes humoristas italianos. Sua habilidade de criar slogans publicitários icônicos e seu envolvimento em programas de televisão da RAI contribuíram significativamente para a cultura italiana.

Abaixo algumas das obras de Marcello Marchesi (clique na imagem para mais detalhes e eventualmente comprar o livro):

Marcello Marchesi Il Dottor Divago
Marcello Marchesi Il Malloppo

Durante um bate-papo no Salão do Livro de Turim, Gianni Morandi e Luciana Littizzetto relembraram a vida e a obra de Marchesi, destacando sua enorme influência na cultura italiana. O evento também contou com a participação de Massimo Marchesi (filho de Marcello Marchesi), Luca Bianchini e Giacomo Papi.

Marchesi não apenas moldou o humor e a escrita em seu país, mas também inspirou muitos jovens talentos ao longo de sua carreira. Sua vida pessoal, marcada por casamentos e um amor profundo pela música, terminou tragicamente em 19 de julho de 1978, quando se afogou no mar de San Giovanni di Sinis. Seu legado, no entanto, continua vivo na memória e nas obras que deixou.

O Brasil no Salão do Livro de Turim

O Brasil estava presente de diversas maneiras no Salão Internacional do Livro de Turim: encontrei muitos livros sobre Ayrton Senna, por exemplo. Ou livros que ensinavam o “Ju-Jitsu Brasiliano” a leitores interessados ao esporte. Tinham também obras de autores brasileiros: uma coleção enorme de Paulo Coelho em italiano.

Em alguns casos era possível encontrar diretamente os autores ao vivo: descobri que uma brasileira, a Tatiane Paiva, que escreveu “Follow the Stars” esteve presente para promover seu livro, mas em horário diferente da minha breve visita a Turim.

A história que mais me surpreendeu foi a da italiana Mariella Groppi sobre a adoção de duas crianças brasileiras. O livro se chama “Incontro di Acque – Storia di Azione – Due bambini in viaggio dal Brasile all’Italia“.

Tive a oportunidade de encontrar a autora ao vivo (na hora me emocionei e não pedi para tirar foto!), mas trouxe o livro para casa e já comecei a lê-lo antes de dormir para as minhas filhas. Para que elas conheçam uma outra história, talvez de um outro Brasil em relação àquele que apresentei para elas. Vamos descobrir o livro juntas nas próximas semanas.

Tênis no Salão do Livro de Turim

Em um espaço aberto entre os pavilhões do Salão do Livro de Turim foi montado um mini campo de tênis com professores à disposição para aproximar o esporte a iniciantes e também para dar visibilidade a Nitto ATP Finals, que acontece entre os dias 10 e 17 de novembro em Turim.

nitto atp finals turim

O Nitto ATP Finals chega a ser até mais importante do que o torneio de tênis que acontece esses dias, o Internazionali di Roma, porque no torneio de Turim participam apenas os oito melhores tenistas do rankings ATP (individual e dupla) e o vencedor ganha 1500 pontos. A única coisa é que o evento é exclusivamente masculino, enquanto em Roma acontece seja o evento masculino (ATP 1000) como feminino (WTA 1000).

Em relação a livros sobre tenistas certamente deviam ter vários, mas em meio a confusão acabei não me concentrando muito no tema. Mas deixo aqui as minhas dicas de leitura para interessados:

Roger Federer a Biografia definitiva
Open André Agassi
Francesa Schiavone libro

Os dois primeiros, sobre Roger Federer e Andre Agassi eu já li, em partes com as meninas antes de dormir. O da Francesca Schiavone está na nossa lista de próximas leituras.

Outras novidades do Salão do Livro 2024

Generosita Contagiosa - Chris Anderson

Para quem é fã de Chris Anderson, tem lançamento recente, se chama “Generosità Contagiosa – L’idea che vale assolutamene la Pena diffondere“.

No stand da Toscana tinham livros sobre Dante Alighieri, a divulgação da mostra do italo-brasileiro Alfredo Volpi no Pecci de Prato, um evento sobre o Grand Tour delle Donne que eu não participei porque o tempo era pouco e já tinha participado de um evento parecido no dia 18 de maio de 2023 na cidade de Prato.

nuinui

Fiquei encantada com o stand da Nuinui e descobri que já tinha lido vários livros desta editora para as minhas filhas. Quando eram menores adoravam por exemplo “Il Muro” e “Puntino“.

Saí de lá com um livro sobre comida japonesa, já que a editora tem muitos livros sobre o assunto. Quem comprava o livro lá ganhava 5% de desconto mais uma linda sacolinha, um porta copos e adesivos com frases de um outro livro de poesia japonesa da editora.


Por volta das 17:30 reencontramos o grupo na estação ferroviária Torino Lingotto e embarcamos no trem dos leitores da Toscana de retorno a Florença. Chegamos em Santa Maria Novella por volta das 20:30.

Cheguei em casa exausta, mas com certeza valeu a pena visitar um dos maiores eventos do setor na Italia.

O próximo Salão do Livro em Turim já tem data marcada: de 15 a 19 de maio de 2025. Pode marcar aí no seu calendário!

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorMOTOGP Mugello – Ingressos e Informações Úteis para assistir a corrida de motos ao vivo na Toscana
Próximo artigoNova Opção de Transporte até a Puglia Disponível a partir de 20 de Junho de 2024
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here