Já imaginou pagar apenas cinco euros e poder assistir a quantos filmes você conseguir entre os dias 18 e 28 de setembro? Quantos filmes você quiser, desde que façam parte da programação de Giornate del Cinema Europeo.

A inauguração, hoje, começa com a projeção de Mar Nero em pré-estéia italiana no Teatro Verdi. Pode-se dizer que só pelo local já vale a pena. É um daqueles cenários que faz a gente sonhar como nos velhos tempos… Para quem não sabe o Teatro Verdi foi construído em 1854, mas só foi se chamar Verdi em 1901. O fato é que sobreviveu a um incêndio, passou na mão de vários proprietários, sobreviveu a duas guerras mundiais e hoje será palco para o filme do diretor Federico Bondi.

Se o Festival apresenta pré-estréias, também dá destaque a sucessos antigos como Gli Ultimi Giorni (1991) ou Le Corbeau (Il Corvo, 1943). A idéia é viajar pela cultura européia de todos os tempos através da telona.

Os chamados “accrediti” – ingresso ou carteirinha que dá direito de acesso a todo o festival – podem ser comprados antecipadamente nos escritórios Europe Direct no Palazzo Vecchio (das 9 às 13) ou na Fondazione Stensen na Viale Don Minzoni 25/G (das 10 às 13 ou das 15 às 18). Quem preferir deixar para a última hora também não tem problema. É possível comprar diretamente no Teatro Verdi no dia da inauguração e antes das projeções em todas as salas.

A grande questão é: vai ter lugar para todo mundo??? Melhor chegar cedo…