Você está planejando a sua próxima viagem para a Italia mas empacou exatamente na hora de reservar a hospedagem? Está procurando o menor preço para a melhor categoria, mas não sabe qual é a diferença entre B&B, Affitacamere, Agriturismo e afins? Então seja bem vindo ao Brasil na Italia. Vou explicar tudo para você. 🙂

Categorias de hospedagem

Escolher seu tipo de acomodação na Italia pode ser tão complicado quanto pedir um café no bar (já viu aquele filme do Bruno Bozzetto sobre o assunto?).

As categorias de hospedagem são variadas, mas basicamente a estrutura é a seguinte (do mais luxuoso para o mais simples): Hotel 5 estrelas luxo> Hotel 5 estrelas> Hotel 4 estrelas> Hotel 3 estrelas > Hotel 2 estrelas> Hotel 1 estrela>Affitacamere> Ostello (albergue da juventude).

O que é um agriturismo

Um agriturismo é a acomodação que se encontra no campo, oferecida por um empreendedor agrícola. Por exemplo o camponês que planta verduras e frutas e aproveita para aumentar sua renda oferecendo acomodação no seu “sítio”. A idéia é de relaxar em meio a natureza e comer (muito bem) alimentos saudáveis cultivados in loco.

O que é um B&B

O termo Bed & Breakfast (B&B) se refere a hospedagem (na maioria das vezes com banheiro no quarto, mas não sempre) com direito a café da manhã. São estruturas pequenas, com poucos quartos e em geral administradas por uma família. Ideal para quem não precisa de luxo e gosta de um clima familiar.

Se você quiser detalhes sobre a regulamentação das várias categorias de hospedagem na Italia recomendo uma visita ao site da Federalberghi. você vai descobrir por exemplo que o aquecimento ou ar condicionado em hotéis 4 ou 5 estrelas pode ser regulado individualmente pelo cliente no quarto (serviço não obrigatório para categorias inferiores).

Outra curiosidade: qualquer hotel 5 estrelas vai ter pessoal disponível 24 horas para carregar suas malas (serviço fantástico para quem chega ou parte de madrugada e leva muita bagagem). Em um hotel 4 estrelas esse mesmo serviço está disponível apenas 16 horas por dia, em um hotel 3 estrelas 12 horas por dia e em categorias inferiores ele não é obrigatório (você que se vire com suas malas!)

Dicas para a melhor escolha

Antes de decidir onde se hospedar você pode consultar sites como Trivago ou Tripadvisor para conferir as referências de outros viajantes que já se hospedaram nesses locais.

Leia também:

Guia de serviços para organizar a sua próxima viagem para a Italia
Onde se hospedar em Firenze
Do camping ao hotel de luxo: qual a sua praia neste verão?
Onde ficar: albergues da juventude

10 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito das dicas, estou querendo passar um tempo fora do Brasil e achei o agriturismo interessante, onde acho essas acomodações?
    obrigada,

  2. Obrigada querida, estou indo de férias. Vou olhar no site.Quero um lugar tranquilo, rural, simples…quase franciscano..rsrsrsrs..depois vou para Roma.Olha, de vez em quando tenho umas matérias boas sobre o Brasil, para o seu site, se você quiser posso te enviar. Mando para onde? qual o e-mail?
    bjs

  3. Sou assessora de imprensa e sempre tenho muitas notícias,vou te enviar algumas coisas. A minha empresa é a ZL ASSESSORIAS.Vou dar uma olhada no outro blog.
    BJS

  4. Oi Mirella,
    Obrigada pelo link, realmente eh muito bacana esse street view.
    A proposito, gostou do AroundTuscany? Da uma força, deixa um comentariozinho por la, nem que seja um oi (ou um hello!) O endereço eh http://places.allthingstuscany.com
    Inte mais!
    Babi

  5. Oi Bárbara, obrigado pelas dicas.
    Encontrei um portal chamado BB PLANET onde se pode encontrar diversos tipos de acomodação, incluindo os BB, que pelo que deu pra sentir são relativamente baratos e com boas acomodações. Grazie!!!

    Péricles

  6. Olá Barbara
    eu e meu marido estamos com muita vontade de tentar a vida na Ilatia, gostaroa de saber algumas coisas posso encaminhar documentação por ai mas preciso levar algum documento daqui do Brasil?Meu marido trabalha com torno mecânico é facil arranjar trabalho nesta area? Eu sou formada já em Educação fisica, posso ir como estudante? em relação a moradia tem alguns lugares simples para que possamos morar em primeiro momento qdo chegarmos ou é muito dificil?
    Espero respostas….Obrigada
    meu contato é lise_1701@hotmail.com
    orkut leciane_g@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here