Foi divulgada essa semana a lista 2012 dos melhores destinos do mundo de acordo com os usuários de TripAdvisor. Infelizmente o Brasil não foi incluído dessa vez, mas a Italia possui duas cidades na lista dos 25 melhores destinos do mundo. Roma ficou na terceira posição e Florença na 12º.

Honestamente, seria difícil pensar em uma lista de melhores destinos  que não incluísse Roma ou Florença, inclusive há poucos dias escrevi um artigo onde mencionava 8 bons motivos para visitar a Italia (ou por que ela não pode ficar fora de um roteiro pela Europa!).

10 melhores destinos na Italia

Além da lista dos 25 destinos do mundo, existe uma seleção com a top 10 da Italia. E eis o ranking oficial:

1 – Roma

Roma: uma das cidades mais bonitas do mundo

A foto acima foi tirada em uma das minhas praças favoritas de Roma: a Piazza Navona onde se encontra a embaixada do Brasil na Italia. Durante o verão inclua um passeio no parque da Villa Borghese onde você pode inclusive tirar uma foto da “Via San Paolo del Brasile”. Já falei muito sobre a cidade e inclusive fiz uma lista pessoal com 10 hotéis em Roma para os diferentes bolsos. Confira!

2- Florença

Florença na noite de S. Giovanni, padroeiro da cidade

Para mim Florença é sinônimo de criatividade e inovação. Quando cheguei aqui pela primeira vez fiquei encantada com a arquitetura (o famoso Duomo), com o Renascimento que se respira por toda parte, obras de arte. É uma cidade deliciosa para descobrir a pé – com sapatos confortáveis, claro! Você vai escutar uma dezena de línguas diferentes enquanto caminha, afinal a cidade é realmente invadida pelos turistas entre abril e setembro. Não reclame, você queria uma cidade linda como essa só para você, é? Sempre damos dicas sobre o que fazer na cidade, então fica ligado aqui no site! E aproveite para reservar seu hotel!

3 – Veneza

Cena do filme The Tourist em Veneza (foto:divulgação)

É uma cidade para onde eu gostaria de voltar, para passear entre os seus canais, sentar em um bar para tomar um Spritz no final do dia. Sempre visitei a cidade rapidamente ou de passagem, da próxima vez gostaria de ficar hospedada lá, em um hotel super romântico, como o Danieli,  aquele de Angelina Jolie e Johnny Depp no filme “The Tourist”, lembra? Já que é para gastar, vamos gastar direito, né!

4 – Sorrento

Sorrento fotografada por Jenny (jennystyles315)

Um outro destino paradisíaco a apenas 50 km de Nápoles que está na minha lista de lugares para visitar. Imagina que delícia alugar um barquinho e sair por aí, navegando, tomando sol, mergulhando… Você já conheceu Sorrento? Pode deixar um comentário abaixo com as suas dicas! Por enquanto eu vou ficar de olha nas ofertas de  hotel em Sorrento

5- Taormina

Vista de Taormina, na Sicília

Taormina é uma cidade bastante turística e muito charmosa na Sicília. Fica no alto de uma colina, onde é possível apreciar uma vista incrível de tirar o fôlego! No centro lojinhas de artesanato, grandes grifes, o pessoal que passeia no final da tarde para lá e para cá após um dia delicioso de mar transparente. Estive lá em julho de 2008, durante um tour de uns 15 dias girando a Sicília. É um lugar que vale a pena incluir na viagem, durante o verão, é claro! Confira:  dicas de hotéis em Taormina.

6- Positano

Positano (foto:divulgação)

Está na minha lista de lugares para visitar o mais rápido possível! Ainda não tive oportunidade de conhecer a Costa Amalfitana, mas as fotos são de tirar o fôlego. Um site com muitas informações a respeito é o Positano.com, passa lá e confere!
PS: A foto de Positano não é de minha autoria (ao contrário das demais), mas de uma casa dos sonhos chamada Villa Oliviero, quem sabe um dia eu ainda vou parar lá…

7 – Palermo

As cores da maravilhosa praia de Mondello em Palermo

Já perdi as contas de quantas vezes fui a Palermo. Capital da Sicília, Palermo é uma cidade grande, com um mar de fazer inveja ao Caribe (visite Mondello), muita história e comida deliciosa. O sorvete de lá é uma delícia, a arancina (minha favorita é de carne), os frutos do mar…. ai, só de pensar deu água na boca! A foto acima foi tirada quando visitei o templo de Santa Rosalia, a padroeira da cidade que teria acabado com a terrível peste que dizimou a cidade. Confira: dicas de hotéis em Palermo.

8 – Milão

Vista do alto do Duomo de Milão

Milão é uma cidade que faz parte de toda viagem de negócios para a Italia: aqui encontram-se as grandes empresas, acontecem eventos internacionais importantes como a feira do design, do turismo ou da moda e é o destino de muitos italianos que largaram suas cidades em busca de oportunidades de trabalho melhores. Vale a pena conhecer o quadrilátero badalado da cidade (Via della Spiga, Via Montenapoleone…) ou passear nos jardins ao redor do Castello Sforza. Não é a primeira cidade que eu incluiria em um roteiro de viagem turística para a Italia, mas mais cedo ou mais tarde vale a pena conhecer. Confira: dicas de hotéis em Milão

9 – Riccione

Admito que a presença de Riccione nesta lista me surpreendeu. Nada contra a cidade, um destino para quem quer vida noturna agitada durante o verão, ponto de encontro dos jovens, da badalação. Você encontra uma infinidade de hotéis na cidade e é um lugar acessível para todos os bolsos. Mas daí a estar na Top 10 eu acho um pouco exagerado. De qualquer modo, a dica é passear no final do dia na glamurosa Viale Ceccarini. E quem sabe usar a cidade como ponto de apoio para visitar outros lugares interessantes como San Marino.

10 – Serra di Val Gardena

É um roteiro para quem gosta de montanha e de esquiar, mas eu particularmente não conheço e sei muito pouco a respeito de Val Gardena. Se você conhece, escreva um comentário abaixo contando sua opinião sobre o lugar!

E aí, o que achou desta top 10 Tripadvisor? Que cidade você adicionaria a lista? Que cidade eliminaria? Qual cidade você mais gostou aqui da Italia?  Conta pra gente!

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Nunca em minha vida, imaginei que pudesse conhecer grande parte destes lugares mencionados, por sinal belíssimos. Alguém foi responsável por este destino, não é mesmo? A Itália é magnífica, sem dúvida. Ainda mais quando nela habitam pessoas que amamos tanto.

  2. Fico contente por ter conhecido essa terra, porém com uma eterna nostalgia de não viver tanto como gostaria nela. Inspiradora e eternamente linda! FF

  3. Oi Barbara. Eu também espero, desejo, anseio, sonho e preciso! Obrigado FF

  4. Barbara, imagino que o destino numero 10 deva ser escrito “Selva di Val Gardena”. No mais ótimo artigo como sempre.

Comments are closed.