Nem só de Hollywood vive o mundo do cinema. Roma também tem os seus estúdios onde há mais de 80 anos são gravados filmes, séries de televisão, videoclipes musicais e comerciais. Trata-se do Cinecittà.

Índice do artigo:
1) Cinecittà Studios e Cinecittà si Mostra
2) O que ver no Cinecittà si Mostra
3) O jardim do Cinecittà
4) A Palazzina Presidenziale
5) O Caffè di Cinecittà
6) Visita Guiada nos Sets de gravação
7) Informações Práticas
8) Ingressos Cinecittà Si Mostra
9) Como chegar no Cinecittà Si Mostra

Entrada do Cinecittà Studios em Roma
Entrada do Cinecittà em Roma

Cinecittà Studios e Cinecittà si Mostra

No Cinecittà Studios foram gravados mais de 3000 filmes, 51 deles vencedores de Oscar. Provavelmente se você trabalha com cinema ou produção Audiovisual já sabia que pode reservar uma parte dos 400.000 metros quadrados onde estão por exemplo 19 teatros (teatro di posa em italiano).

O que muitos viajantes não sabem é que desde 2011 os Estúdios de Cinecittà abriram suas portas ao público com Cinecittà si Mostra, permitindo aos visitantes de conhecer os sets e descobrir este lado cultural de Roma.

O que ver no Cinecittà si Mostra

Estive nos estúdios de Cinecittà no feriado de 2 de novembro de 2019. Queria mostrar para as minhas filhas Gaia e Aurora (na época com 7 e 5 anos) um pouquinho dos bastidores do cinema: como são gravados os filmes e o que tem por trás de uma produção cinematográfica. E para isso não tem lugar melhor na Italia do que o Cinecittà si Mostra.

O jardim no ingresso

Quando você entra dá de cara com um enorme jardim. À esquerda entre as escritas “Cinecittà” encontram-se esgorregadores e brinquedos para as crianças descarregarem um pouco as energias antes ou depois da visita. Atrás dos brinquedos a gente lê a frase

“L’unico vero realista è il visionario” (O único realista de verdade é o visionário)

Já nos Jardins é possível admirar alguns dos objetos de cenografia usados em produções de filmes italianos e internacionais como por exemplo a carruagem usada no filme Pinocchio de Roberto Benigni em 2002, uma produção que custou 45 milhões de euros e entrou para história como um dos filmes mais caros da história do cinema italiano.

Carruagem do Filme Pinocchio de Roberto Benigni que está em exposição no Cinecittà em Roma
Minhas filhas em frente da Carruagem usada no filme Pinocchio de Roberto Benigni de 2002 no Cinecittà em Roma

E aqui o trailer do filme Pinocchio de 2002 dirigido e interpretado por Roberto Benigni:

Ou ainda a escultura cenográfica de La Venusia usada no filme Il Casanova de Federico Fellini e aqui sempre minhas filhas em momento “nos amamos” em frente da obra:

Escultura La Venusia Cinecitta Roma
A escultura La Venusia usada no filme “Il Casanova” de Federico Fellini

Abaixo a foto de cena do filme Casanova do Fellini.

Il Casanova Fellini

O trailer de “Il Casanova” tem umas cenas impróprias para crianças, mas quem quiser ver é só clicar aqui.

A Palazzina Presidenziale

Após atravessar o jardim e bem em frente ao ingresso encontra-se a Palazzina Presidenziale um edifício coberto onde – entre vestidos e objetos usados em grandes produções – é possível conhecer as várias etapas para a produção de um filme com a sala do roteiro, dos efeitos sonoros, dos diretores de cinema, dos efeitos especiais… até a minha preferida: a sala do fundo verde.

Na sala do fundo verde, as crianças puderam descobrir um pouco mais sobre a técnica digital do chroma key que permite aos “atores” de entrar em cenários virtuais. Nós pudemos nos ver personagens de um filme e foi um momento bem legal.

Cinecitta chroma key
Descobrindo a técnica do Chroma Key no Cinecittà em Roma

O percurso termina no set de um submarino realizado para o filme U-571 que foi gravado nos anos 2000 pelo diretor Jonathan Mostow (e que tinha o ator Matthew McConaughey no papel do Tenente Andrew Tyler). Aqui a gente brincando dentro do submarino:

Cinecitta Roma Submarino u571

E aqui o trailer do filme U-571:

Depois fomos parar no Caffè Cinecittà onde fizemos uma breve pausa enquanto esperávamos o horário de saída para visitar os sets do Cinecittà.

Il Caffè di Cinecittà

Pausa no cafe cinecitta roma
Marido e filhas fazendo uma pausa enquanto esperávamos o horário de início da visita guiada nos sets de Cinecittà

Um espaço para comprar lembrancinhas, livros ou tomar um cafezinho antes de seguir para a visita guiada em grupo com acesso aos sets de “Roma Antica”, “Tempio di Gerusalemme” e “Firenze del Quattrocento”.

Visita Guiada nos Sets de gravação

O momento principal da visita é sem dúvida o acesso aos sets com acesso exclusivo acompanhado pelas guias do Cinecittà. Nossa primeira parada foi no Templo de Jerusalém realizado por Francesco Frigeri (o mesmo cenógrafo de A Paixão de Cristo de Mel Gibson) para o filme O Jovem Messias de 2016 dirigido por Cyrus Nowrasteh. Imagine que a estrutura é toda realizada em plástico com reforço de fibra de vidro, mas parece super real.

Cinecitta templo jerusalem
Eu, Barbara Bueno, no Templo de Jerusalém dentro do Cinecitttà no dia 02 de novembro de 2019

Depois passamos pelo Florença no século XV, realizado em 2002 para as gravações da mini-série italiana Francesco de Michele Soavi com o ator Raoul Bova como protagonista. O espaço foi realizado pelo cenógrafo Marco Dentici. Sucessivamente o espaço foi adaptado para novos filmes: em 2010 a fachada da igreja foi modificada para criar o estilo arquitetônico da Toscana no século XV em ocasião das gravações de Amici Misei – Come tutto ebbe inizio dirigido por Neri Parenti. Depois em 2012 uma parte da cenografia foi modificada novamente para as gravações dea produção americana Romeu e Julieta dirigido por Carlo Carlei. Para terminar, o set de Roma Antiga foi realizado para uma séria de televisão americana transmitida também na Ialia pela Rai2 em 2006. A cenografia apresenta uma área dos principais edifícios civis e religiosos do Foro Romano.

No dia da nossa visita a Palazzina Fellini e o CineBimbiCittà estavam fechados e acabamos não visitando.

Informações Práticas para visitar o Cinecittà Si Mostra

Quando abre

O Cinectità Si Mostra reabre após de um longo período fechado devido as restrições ministeriais para limitar a propagação do covid-19. Com as regras atuais o Cinecittà si Mostra fecha sábados e domingos. Essa reabertura pode ser temporária, dependendo do andamento do vírus na Italia portanto é recomendável checar com antecedência se será possível efetuar a visita.

O Cinecittà si Mostra abre diariamente (exceto às terças-feiras) das 10:00 às 18:00.
A bilheteria fecha às 15:30.

É possível fazer a visita guiada dos sets nos seguintes horários:
11:00 (italiano)
15:30 (italiano)
Para visitas em inglês e francês é necessário efetuar reserva com antecedência.

Ingressos Cinecittà Si Mostra

Os ingressos custam Euro 15,00 por pessoa
Crianças com menos de 5 anos não pagam.
Para famílias e individuais não é necessário reservar a visita guiada em grupo em italiano e é possível comprar o ingresso na hora. As visitas em inglês e francês que, antigamente não era necessário reservar, agora nesta fase de restrições de viagens devido ao covid-19 requerem reserva.

Foto da bilheteria do Cinecittà

Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário efetuar reserva com antecedência (tel 06.99916182 de segunda à sexta das 10:00 às 13:00)

Como chegar no Cinecittà si Mostra

Cinecitta metro Roma linha A

Para quem prefere se deslocar com o transporte público vale saber que bem em frente a entrada do Cinecittà si Mostra existe uma parada do metrô que se chama Cinecittà e faz parte da linha A do metrô de Roma. Uma opção bastante prática para quem sai por exemplo de Ottaviano (arredores do Vaticano), Spagna, Barberini, Repubblica ou Termini porque não é necessário nem trocar de linha.

A passagem de metrô custa atualmente Euro 1,50 por trecho ou você pode comprar a passagem com validade de 24 horas que permite pegar quantos ônibus e metrô quiser por Euro 7,00 por pessoa. Leia o nosso artigo sobre metrô em Roma para saber mais sobre este meio de transporte.

Já para quem vai dirigindo (veja aqui informações sobre aluguel de carro na Italia) nos arredores existe uma área para estacionar os carros ou você pode estacionar também no shopping ao lado que se chama Cinecittà 2 e quem sabe aproveitar para fazer um lanche rápido ou umas comprinhas.

Como vocês podem ver não tem desculpa para não visitar o Cinecittà: tem opções para todos os bolsos e estilos de conforto. Vai perder essa oportunidade?

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorFestival do Cinema Brasileiro Online
Próximo artigoO que fazer em Florença na virada do Ano 2019-2020
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here