Prontos para desobediência civil se o governo não reabrir o comércio no dia 03 de dezembro. Esse é o espírito dos comerciantes da Via Gioberti de Florença, uma das ruas mais tradicionais do comércio fiorentino. Os lojistas que não se enquadram nas exceções do último Dpcm e estão proibidos de abrir suas lojas estão revoltados, como relatou o jornal La Nazione de hoje.

“Estamos cansados porque não estamos vendendo nada, mas os impostos são pagos da mesma forma. Os aluguéis também. Estamos com as lojas cheias de mercadoria que não serão vendidas e temos que pagar os fornecedores de qualquer forma.” – explica o presidente da associação Le Cento Botteghe, Danilo Bencistà.

Via Gioberti com as luzes de natal
Via Gioberti com as luzes de natal

Bencistà contou a jornalista Paola Fichera de La Nazione que ontem enviaram uma carta ao premier Giuseppe Conte, ao ministro da saúde, Roberto Speranza, ao governador da Toscana, Eugenio Giani, e ao prefeito de Florença, Dario Nardella. Se eles não permitirem a reabertura das lojas no dia 03 de dezembro de 2020 os lojistas ameaçam: “Vamos abrir da mesma fora – porque o Natal é a nossa última possibilidade. E não podemos estar parados vendo a Amazon distribuir mercadorias para todo mundo”.

Com o Dpcm de 03 de novembro algumas categorias de comércio podem abrir e outras não. Isso porque algumas lojas foram consideradas de “categorias essenciais”. Todas as que não são “essenciais” devem fechar as portas. A imagem abaixo da associação Le Cento Botteghe mostra o que ainda pode abrir:

O que pode abrir dpcm 03 novembro

Um mar de protestos e reclamações. Alessandra que vende sapatos polemiza: “Por que não nos dão a possibilidade de vender com hora marcada? Não é difícil podemos fazer isso e respeitar todas as normas anti Covid”. Ao seu lado uma colega comenta: “Em Campo di Marte (outro bairro fiorentino) fecham todas as lojas da mesma calçada. Não queremos ter o mesmo fim.” E outra lojista Loredana também relatou furiosa: “Ontem estava na loja trabalhando no computador quando chegaram duas mulheres e bateram no vidro. Eu fiz sinal de não, que estávamos fechados. Então elas me mostraram a carteirinha da Polizia Municipale e me falaram que eu tinha que apagar as luzes e abaixar a porta de aço. Mas se eu nem tenho porta de aço!”

Bencistà conclui: “Assim eles vão nos fazer morrer. Mas estamos prontos para a luta.”

E na sua cidade como anda o clima? Comente abaixo e compartilhe a situação coma gente!

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorO caso do tênis Lidl de Euro 12,99 que virou objeto de culto (e é o assunto da semana das redes sociais italianas!)
Próximo artigoFiumicino é o melhor aeroporto da Europa pelo terceiro ano consecutivo
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here