O ministro da saúde hipotiza uma possível reabertura para maio, o ministro do turismo para junho, o presidente do conselho não tem uma data definida. Quando realmente acontecerá a reabertura da Italia? Leia o artigo para saber mais.
Índice do artigo:
– O clima na Italia depois de mais de 1 ano de pandemia
– A entrevista do ministro da saúde a Porta a Porta
– Possível data para reabertura do turismo na Italia
– O que diz Mario Draghi sobre reabertura da Italia
– Reabertura da Italia aos viajantes vindos do Brasil

O clima na Italia depois de mais de 1 ano de pandemia
Enquanto a pandemia covid-19 provoca mortos, as medidas do governo geram muita polêmica e crise econômica.
Os italianos não aguentam mais as áreas de restrição vermelhas e laranjas, os comerciantes tem protestado contra a obrigação de fechamento de atividades econômicas em diversas cidades e estados italianos. A pobreza na Italia aumenta conforme dados divulgados pelo Istat.
Depois de mais de um ano de pandemia coronavirus e sem um horizonte a frente o clima não é dos mais tranquilos. Basta ver o resultado da manisfestação “Io Apro” em Roma no último dia 12 de abril de 2021. Os donos de restaurantes, lojas, atividades econômicas estão no limite.
Os jornais agora invés de falar em continuação de lockdown começam a publicar a palavra “riapertura” (reabertura).
A entrevista do ministro da saúde a Porta a Porta
No dia 13 de abril de 2021 durante uma entrevista ao programa de televisão Porta a Porta, o ministro da saúde italiano Roberto Speranza disse que “é possível esperar por uma reabertura no mês de maio, mas vamos verificar os dados a cada dia, como deve ser feito”.
O ministro Speranza disse ainda que “é favorável a abertura em espaços abertos, mas que deve ainda fazer um confronto com os dados e técnicos, mas todos os dados indicam que em espaços abertos existe uma menor possibilidade de contaminação e por isso a nova estação que está chegando pode ajudar a recuperar algumas atividades ao aberto.”
Veja a entrevista completa no Rai Play de Porta a Porto do dia 13/04/2021
Vale destacar que quando o governo fala em reabertura no momento ainda pensa-se localmente. Mais especificamente em reabertura de atividades comerciais na Italia que no momento não podem trabalhar como por exemplo lojas, restaurantes e academias de ginástica, entre vários outros setores.
Possível data para reabertura do turismo na Italia
Ainda não se fala explicitamente em reabertura das fronteiras para o turismo, embora o novo ministro do turismo Massimo Garavaglia tenha indicado a data do dia 02 de junho de 2021 para podemos viajar novamente.
“Não podemos programar o futuro. Existem atividades que podem abrir de hoje para amanhã como os barbeiros. Outras não, como os grandes hotéis. É necessário monitorar os dados e em base aos dados reabrir o mais rapidamente possível. Temos necessidade de programar para sermos rápidos, ou os outros vão nos superar” – comentou o ministro Garavaglia para o programa Omnibus no dia 08 de abril de 2021.
“Na França falam em reabertura do turismo no dia 14 de julho, nos Estados Unidos no dia 04 de julho. O dia 02 de junho é o nosso feriado nacional e poderia ser uma data de recomeço para os italianos.” – continuou Garavaglia. E disse ainda: “É normal que exista tensão depois de mais de um ano de fechamento. É compreensível. Devemos dar respostas também econômicas, em breve tempo, mas também uma prospectiva e uma programação.”
Nestes últimos dias falaram em abrir apenas as ilhas italianas ao turismo, depois alguns políticos disseram que é inconstitucional porque não é possível privilegiar um território em relação a outro. Enfim, as discussões continuam enquanto boa parte da atividade econômica ligada direta ou indiretamente ao turismo e ao comércio permanecem fechadas.
O que diz Mario Draghi sobre reabertura da Italia
O presidente do conselho da Italia, Mario Draghi, disse que ainda não existe uma data certa para a reabertura. Ele comentou que entende o desespero, mas que é necessário uma reabertura da Italia com segurança. Afirma que espera que seja possível reabrir escolas, turismo, feiras… Abaixo trecho de Mario Draghi no dia 08 de abril de 2021.
Uma coisa é certa: os italianos não vão aguentar passar o verão sem praia. Aquelas pessoas que ainda em 2021 tem um salário fixo ou não foram afetadas pela crise, vão também pressionar para poderem sair de férias.
Se não abrirem pelo menos as fronteiras internas da Italia (ou seja a possibilidade de deslocamento de uma cidade a outra, de um estado para o outro) já imagino uma revolução.
Reabertura da Italia aos viajantes vindos do Brasil
A reabertura das fronteiras para turistas vindos do Brasil parece que ainda vai demorar. Uma reportagem recente de Report (assista aqui) relatou que o “Brasil é o epicentro global do covid-19” com uma variante perigosa que deve ser contida. Dificilmente o governo italiano irá abrir as fronteiras tão cedo, a menos que algo de positivo aconteça.
E você, qual a sua expectativa para a reabertura da Italia? Comente abaixo.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem