O futuro da mobilidade aérea regional na Itália deu um passo importante. A Enac (Ente Nazionale per l’Aviazione Civile) promoveu o primeiro voo demonstrativo de Regional Air Mobility (RAM), conectando Fano, nas Marcas, ao aeroporto de Roma Urbe. A travessia do Adriático ao Tirreno, que por terra levaria quase quatro horas, foi feita em apenas 50 minutos – e com a possibilidade de viajar inclusive com pet a bordo.

O que é a Regional Air Mobility

A Regional Air Mobility não é uma companhia aérea, mas um modelo de transporte aéreo que utiliza aeronaves de pequeno porte para voos de curta distância. O objetivo é criar uma rede flexível e inteligente de conexões rápidas entre aeroportos regionais, complementando outros sistemas de transporte e oferecendo uma alternativa prática para trajetos que hoje exigem muitas horas de viagem.

Essa visão, liderada pela Enac e implementada por meio da sua sociedade Enac Servizi, pretende tornar os aeroportos territoriais nós estratégicos, capazes de atender não apenas à aviação executiva ou escolas de voo, mas também ao público em geral, com custos de operação reduzidos graças às inovações tecnológicas.

O voo inaugural

O teste foi realizado com um King Air B200 de nove lugares, ligando Fano a Roma Urbe em menos de uma hora. Essa conexão aérea ilustra o potencial da RAM para superar a intermodalidade tradicional (como a combinação de avião e trem), especialmente em trajetos transversais da península italiana.

Um avião King Air B200 foi usado para voar de Fano até Roma Urbe em primeiro voo de mobilidade aérea regional (RAM)
Um avião King Air B200 foi usado para voar de Fano até Roma Urbe em primeiro voo de mobilidade aérea regional (RAM)

Para a Enac, esse é o primeiro passo de um network de voos regionais, que pode transformar aeroportos hoje considerados secundários em pontos centrais de desenvolvimento turístico e econômico.

Impacto para o turismo e os territórios

Hoje, 80% dos turistas visitam apenas 10% do mundo, o que significa que muitas localidades italianas – incluindo áreas reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – ficam de fora dos roteiros tradicionais.

A propósito veja: Roteiro Itália Clássica – 15 dias

Ao facilitar a chegada a destinos menos conectados, a RAM pode descentralizar o turismo, gerar novas oportunidades para os territórios e atrair viajantes em busca de experiências autênticas.

Além disso, a proposta é pet friendly, permitindo que famílias possam viajar com seus animais de estimação de forma simples e confortável.

Roma Urbe como centro da rede

O aeroporto de Roma Urbe é o nó central dessa estratégia. Com investimentos previstos de 18 milhões de euros, o terminal passará a receber operações noturnas em pista iluminada e terá integração com o aeroporto de Fiumicino através de um serviço de helicóptero, permitindo conexões rápidas para passageiros internacionais.

Outro destaque é a futura ciclovia de 10,5 km às margens do Tibre, que ligará o aeroporto à malha urbana da capital, unindo a mobilidade aérea regional à mobilidade sustentável da cidade.

Um novo paradigma de viagem

Para a Enac, os aeroportos territoriais não devem mais ser vistos como “não-lugares” de passagem, mas sim como portas de entrada para experiências locais.

Inclusive além do aeroporto de Roma Urbe, para o qual já foram destinados cerca de 18 milhões de euros, devem ser requalificados diversos outros aeroportos como o de Rieti (10 milhões de euros), Siena (34 milhões de euros), Capua (8 milhões de euros), Pavullo nel Frignano (6 milhões de euros), Milano Bresso (9 milhões de euros) e Viterbo (2 milhões de euros).

Leia também: Brasil e Itália assinam acordo para desenvolver a aviação civil e a mobilidade aérea avançada

O voo Fano–Roma Urbe representa, portanto, o início de uma rede de curta distância que pode revolucionar a forma de viajar pela Itália, tornando acessíveis regiões até agora pouco exploradas pelo turismo de massa. Vamos seguir as novidades por aqui. Aproveita e salva o BRASIL NA ITALIA nos seus favoritos para ficar por dentro das novidades do turismo na Itália.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorHalloween 2025 em Roma: noites de arrepiar em Cinecittà World
Próximo artigoLucca Summer Festival 2026: ingressos e programação aqui
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here