ATENÇÃO: NOVIDADES GREEN PASS NA ITALIA A PARTIR DE 1º de MAIO DE 2022, LEIA AQUI.
Última atualização: 21 de maio de 2021
A Comissão Europeia apresentou uma proposta para criar um certificado digital, o green pass, para facilitar a livre circulação segura dos cidadãos da União Europeia durante a pandemia Covid-19. Enquanto isso a Italia já coloca em prática o green pass italiano. Veja aqui como vão funcionar os novos CertificadosVerde Covid-19 Italiano e Europeu.
Índice do artigo: 
– O que é o Green Pass?
– Como obter o Certificado Verde na Italia?
– Quando tempo vale o Certificado Verde no caso… de quem tomou a vacina
– Quando tempo vale o Certificado Verde no caso… de quem teve Covid-19
– Quando tempo vale o Certificado Verde no caso… de quem efetuou um teste Covid-19
– Quais as vantagens do Certificado Verde Italiano?
– Quem tem o Certificado Verde na Italia precisa usar a máscara e fazer distanciamento?
– O que acontece quando vencer o Certificado Verde Covid-19 na Italia?
– Qual a diferença do Certificado Verde Italiano e Europeu?
![[Reabertura da Italia] Certificado Verde Covid-19 na Italia 1 Certificado Verde Covid-19](https://www.brasilnaitalia.net/wp-content/uploads/2021/05/Schermata-2021-05-20-alle-16.03.52-700x384.png)
O que é o Green Pass?
O Certificado Verde (ou Certificato Verde Covid-19) é um comprovante de que a pessoa:
- tomou a vacina contra Covid-19
- efetuou um teste, com resultado negativo, ao Covid-19 em 48 hora
- sarou do covid-19 nos últimos 6 meses
O site do Ministério da Saúde da Italia dá alguns exemplos práticos:
- É considerado Certificado Verde na Itália o certificado de vacinação recebido pela Regione ou pela ASL após o final do ciclo de vacinação, que indica também o número de doses recebidas em relação ao número de doses previstas por pessoa.
- É considerado Certificado Verde na Itália o certificado de vacinação recebido pela Regione ou pela ASL após a primeira dose da vacina contra o covid-19, que indica a data da segunda dose (se prevista)
- É considerado Certificado Verde na Itália o certificado de fim de isolamento recebido pela ASL
- É considerado Certificado Verde na Itália o resultado do teste antigenico negativo efetuado em farmácias autorizadas ou por médicos de família / pediatras.
Como obter o Certificado Verde na Italia?
O Certificado Verde Covid-19 contra a SARS-CoV-2 na Italia é obtido em formato papel ou digital na estrutura de saúde ou através do Servizio Sanitario Regionale de referência.
Quando tempo vale o Certificado Verde no caso…
… de quem tomou vacina
No momento O Certificado Vale a partir do 15º dia após o recebimento da primeira dose da vacina até a data prevista para completar o ciclo de vacinação (quando são previstas duas doses) e de 9 meses após completar o ciclo de vacinação.
… de quem teve Covid-19
O Certificado Verde obtido após ter sarado do Covid-19 é obtido em forma de papel ou digital após o final do isolamento obrigatório. Quem dá o certificado é o hospital onde o paciente foi tratado ou através da ASL de referência, ou ainda pelos médicos de família ou pediatra. No momento a validade é de 6 meses a partir da data do fim do isolamento.
…de quem efetuou um teste Covid-19
O Certificado Verde Covid-19 é recebido após efetuar um teste antigenico rapido ou molecolare para pesquisa do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo. É obtido nas estruturas de saúde pública, privadas autorizadas, acreditadas, farmácias e médicos de família ou pediatras. A validade é de 48 horas após a realização do teste.
Quais as vantagens do Certificado Verde Italiano?
O Certificado Verde Covid-19 na Italia tem o objetivo de facilitar os deslocamentos internos dentro da Italia. Mais especificamente:
O decreto-legge 22 aprile 2021 n. 52 prevê a possibilidade de deslocamentos em entrada ou saída de territórios na Italia em área vermelha ou laranja, mesmo que não seja por necessidade de trabalho, situações de necessidade ou motivos de saúde.
O decreto-legge 18 maggio 2021 n. 65 prevê que a partir de 15 de junho de 2021 em área amarela são permitidas festas de casamentos e cerimônias civis ou religiosas também em espaços fechados respeitando os protocolos de segurança e as linhas de conduta específicas e com a prescrição que os participantes tenham um dos certificados verde para participar do evento.
Quem tem o Certificado Verde na Italia precisa usar a máscara e fazer distanciamento?
Sim, as medidas de higiene e proteção devem ser sempre respeitadas já que não é possível elimitar totalmente o risco de infecção nos vacinados ou de reinfecção em quem já teve covid-19 também devido a circulação de novas variações do vírus.
Portanto, de acordo a FAQ do Ministério da Saúde da Itália todos os cidadãos devem continuar a usar as máscaras de proteção, respeitar o distanciamento físico e higienizar frequentemente as mãos mesmo possuindo um Certificado Verde Covid-19.
O que acontece quando vencer o Certificado Verde Covid-19 na Italia?
Em relação ao tempo de validade do Certificado Verde Covid-19 o Ministério da Saúde Italiano informa que a validade é fixada provisoriamente. O governo italiano está aguardando a entrada em vigor do Digital Green Certificate previsto por uma proposta de Regulamento Europeu que deve ser aprovada em breve e vai entrar em vigor a partir do dia 1º de julho de 2021. As indicações para a emissão dos certificados são sujeitos a periódica revisão em base as evidências científicas que estarão disponíveis e serão fornecidas pela UE.
Qual a diferença do Certificado Verde Italiano e Europeu?
O Certificado Verde Italiano (definido pelo governo italiano de Certificazione Verde Covid-19) é válido dentro do território Italiano.
Já o Certificado Verde Europeu (definido oficialmente de Digital Green Certificate ou DGC) é um documento válido em toda a União Europeia através de um código digital (QR Code) que pode ser verificado através de sistemas de validação digitais, associado a um código de identificação único em nível nacional.
O Certificado Verde Europeu terá regras e dados uniformes em todos os 27 países membros da União Europeia e usarão plataformas e instrumentos informáticos nacionais e europeus para garantir a emissão, validade e aceitação dos certificados.
O DGC será gratuito, disponibilizado na Italia em italiano ou inglês (e na província de Bolzano também em alemão).
O Certificado Verde Europeu deverá ser usado a partir de 1º de julho de 2021.
Leia mais sobre o Digital Green Certificate (DGC) no site da Comissão Europeia.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
 
            


[…] Para os países europeus da área Schengen, além de Canadá, Japão e Estados Unidos foi prorrogada e entrada com os requisitos da certificação verde. […]