No dia 26 de novembro de 2022 às 12:30 aconteceu a inauguração oficial da nova linha M4 do metrô em Milão. A nova linha azul vai do Aeroporto Linate a Dateo, com possibilidade de conexão com o passante ferroviário. Saiba mais aqui.
Índice

Nova linha M4 do metrô em Milão
A cidade de Milão está realizando neste momento grandes infraestruturas para o transporte sustentável. E a nova linha M4 do metrô faz parte deste projeto.
A linha M4 ou “Linha Azul” vai ligar o centro histórico de Milão com o lado leste (Forlanini e Aeroporto Linate) e também ao lado oeste (Lorenteggio e Stazione San Cristoforo) integrando a rede de transporte urbano com uma nova opção de transporte rápido, eficiente, confortável e que não polui.
A sua realização tem o objetivo de valorizar o transporte público em relação ao uso de veículos para melhorar a vida de quem vive e trabalha em Milão.
A linha M4 é uma “metropolitana leve totalmente automatizada” e usa um sistema tecnologico que parece o clássico metrô, mas usa um standard técnico com resultados melhores e mais baratos.
O sistema usa uma direção automatizada (sem necessidade de condutor) com um controle inteligente do trânsito para garantir aos passageiros os mais elevados padrões de segurança.
As portas dos vagões abrem exclusivamente durante a parada dos trens nas estações evitando o risco de acidentes. A plataforma de embarque e desembarque é completamente separada dos corredores e dos vagões em movimento.
A nova linha entre as paradas de Linate e San Cristoforo terá 15 Km que serão cobertos em apenas 30 minutos de viagem com 21 estações para as paradas da M4 Milano, informa o grupo webuild que está construindo a nova linha do metrô em Milão. Outras informações sobre a linha M4 podem ser conferidas no site criado para divulgar o projeto: metro4milano.it

A nova linha será totalmente subterrânea e terá dois pontos de troca com as linhas de metrô já existentes: o primeiro é com a linha vermelha na estação San Babila e a segunda com a linha verde em Sant’Ambrogio. A M4 será conectada também com as linhas ferroviárias suburbanas nas estações Forlanini FS, Dateo e San Cristoforo.
Graças a um breve trajeto externo para pedestres, que sai da estação Sforza Policlinico, a obra será ligada também à linha amarela na estação Missori.
Uma parte desta nova linha do metrô M4 foi inaugurada no último sábado de novembro de 2022.
Do Aeroporto Linate até o centro de Milão de metrô
O trecho ativo da nova linha M4 do metrô parte do Aeroporto Linate com paradas em Repetti, Stazione Forlanini, Argonne, Susa e Dateo. As outras paradas ainda estão em construção e não foram inauguradas.

Para ter uma ideia melhor das opções veja o mapa divulgado pela ATM com todas as linhas de transporte ferroviário conectadas:

A passagem pode ser paga com cartão de crédito ou débito diretamente nas catracas, como em outras linhas do metrô. Aproxime o cartão (ou o smartphone / smartwatch) quando entrar e aproxime o mesmo dispositivo quando sair. Veja mais detalhes sobre como funciona aqui.

A passagem de metrô Urbano (dentro da área do Comune di Milano) custa Euro 2,00 e vale por 90 minutos a partir da validação. Você poderá fazer várias viagens de metrô ou ônibus, saindo e entrando pelas catracas dentro deste prazo.
Existe também uma passagem diária que custa Euro 7,00 e vale por 24 horas a partir da primeira validação.
A passagem de 3 dias custa Euro 12,00 e vale por 3 dias consecutivos a partir da primeira validação até o final do horário do terceiro dia, ou seja, às 03:45 da manhã. Por exemplo: o final do serviço de quinta-feira é às 03:45 de sexta. Se você validar a passagem às 00:01 de sexta ainda está no dia de serviço de quinta-feira e não de sexta-feira. A informação foi divulgada aqui no site ATM.
O carnê de 10 passagens custa Euro 18,00 e cada viagem dura 90 minutos. As passagens do carnê não podem ser usadas ao mesmo tempo por várias pessoas.
Essas tarifas são válidas nas linhas M1, M3, M4 e M5 do início ao fim. Na linha M2 saindo do centro de Milão a passagem é válida apenas até a estação de Cascina Burrona. Após esta estação existe uma outra tarifa.
Menores de 14 anos viajam grátis no transporte público de Milão quando acompanhados de um adulto. Para viajarem sozinhos é necessário um cartão, a tessera under 14.

Leia também: Como ir do Aeroporto Malpensa até o centro de Milão
Mapa de Milão de acordo com as faixas de tarifas do transporte público
Abaixo você vê o mapa de Milão de acordo com as faixas de tarifas do transporte público.

Como calcular a tarifa do transporte ou assinatura para usar um determinado trecho à vontade em base ao tempo (diário – 3 dias – mensal – anual).
Acesse a página https://nuovosistematariffario.atm.it/
Verifique a área onde se encontra o Comune ou os Comuni pode onde você vai passar. Se você vai se deslocar apenas dentro do Comune di Milano a sua passagem é Urbano.
Se você atravessar mais áreas (como por ex. Mi1, Mi3, Mi4 e Mi5) na hora deve selecionar zone estreme (Mi1-Mi5).
Quem viaja na mesma área (exemplo a Mi5) deve selecionar aquela área + a área mais próxima (ex. Mi5-mi6 ou mi4-Mi5).
Quem atravessa Milão (ex. deslocamento entre Mi4 e Mi8 passando por Milão) deve selecionar a área Mi1 + a área mais distante de Milão (Mi1-Mi7).
Não entendeu nada e ainda está confuso? Então use a app Giromilano com mapas sempre atualizados mostrando os itinerários e paradas de todas as linhas. No mapa você encontra também os estacionamentos mais próximos, estações de bike sharing, ATM Point, áreas de início da Area C e pontos de venda de passagens e assinaturas (abbonamenti)
História e números da Metropolitana de Milão
A rede metropolitana de Milão é no momento constituída por cinco linhas (M1, M2, M3, M5 e o novo trecho da M4). A essas linhas podemos incluir também o passante ferroviario com 5 linhas suburbanas.
Quem administra a rede é ATM, Azienda Trasporti Milanesi, propriedade do Comune di Milano, encarregada de administrar o transporte na capital da Lombardia e em 51 Comuni da província de Milão, servindo um território com uma população total de 2,4 milhões de cidadãos.
A ATM foi fundada em 22 de maio de 1931 e nos primeiros trinta anos de história investiu muito no desenvolvimento de transporte de veículos (ex. ônibus), enquanto em 1964 foi inaugurada a primeira linha de metrô de Milão, a M1 ou Linha Vermelha que percorre o trecho Lotto-Sesto Marelli.
Em outubro de 1969 foi inaugurada a M2, a Linha Verde. Anos mais tarde, em 1990, foi inaugurada a M3 ou linha amarela.

A linha lilás, M5, foi inaugurada apenas em 2013. A linha lilás foi a primeira linha da cidade de Milão a ser completamente automatizada, ou seja, sem condutor. Em 2014 foram abertas novas estações da M5 (Isola e Garibaldi FS), linha que foi completada em 2015.
Leia outras notícias sobre Transporte na Italia
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem