O Prêmio Ciccillo Matarazzo per italiani nel mondo, instaurado em 2024, marca um ponto significativo nos 150 anos de imigração italiana no Brasil, reconhecendo os descendentes de italianos que alcançaram notoriedade nas esferas cultural e empresarial. Neste artigo você vai saber mais sobre o primeiro ano da premiação e como o evento ajuda a unir o Brasil e a Italia do ponto de vista econômico e cultural.

Rubens Ometto receberá prêmio Ciccillo Matarazzo per Italiani nel Mondo 2024

Em 2024 a pessoa que receberá o prêmio Ciccillo Matarazzo per italiani nel mondo será Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan, que se destaca como o maior produtor mundial de álcool e açúcar.

A homenagem envolve uma série de apresentações sobre o Brasil como local para se fazer negócios e da liderança de Rubens Ometto em sua vasta área de atuação empresarial. Voltados a cidadãos, agentes da política e empresários italianos, os eventos acontecem nos dias 6, 7 e 8 de maio, nas cidades de Roma e Milão, na Itália.

Bisneto de Antonio Ometto, que saiu de Padova, na Itália, em 1887 e se estabeleceu no interior do estado de São Paulo para trabalhar na agricultura, Rubens Ometto é engenheiro politécnico formado pela USP e presidente dos conselhos de administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo.

Aos 24 anos, Ometto foi contratado como diretor financeiro de um dos maiores complexos industriais do Brasil, a Votorantim. Entrou na empresa de sua família em 1981 e, aos 38 anos, em 1988, assumiu a presidência das duas usinas de açúcar criadas pelo seu avô. Neste período, Rubens Ometto ampliou e diversificou a companhia transformando o grupo Cosan em um dos maiores grupos econômicos do país, que atualmente fatura 50 bilhões de euros por ano.

O grupo produz, hoje, açúcar e álcool em 25 usinas que cultivam 1,25 milhão de hectares de terra pelo Brasil. Com o tempo, Ometto tomou a decisão de realizar investimentos em gás natural, adquirindo e ampliando a Comgás, a maior empresa de gás natural do Brasil, que distribui 60% do gás encanado brasileiro a mais de quatro milhões de usuários.

Na área de logística e transporte ferroviário, o grupo atua, através da Rumo, com uma frota de 1,2 mil locomotivas, 13,5 mil quilômetros de trilhos e 18 terminais, sendo a única empresa de transporte ferroviário privado do Brasil. Na área de etanol e lubrificantes, a empresa tem fábricas no Brasil, Estados Unidos e Europa e distribui seus produtos em mais de oito mil postos de combustível no Brasil. Em recente investimento, o grupo Cosan adquiriu cerca de 5% da Vale, a segunda maior mineradora do mundo.

Prêmio Ciccillo Matarazzo: um Marco na História Ítalo-Brasileira

O prêmio foi criado por Andrea Matarazzo, ex-embaixador do Brasil na Itália, com o apoio da associação Promo Brasile Italia, presidida por Giacomo Guarnera.

Andrea Matarazzo, que tem laços familiares profundos com a história da imigração italiana — sendo sobrinho-bisneto do imigrante Francesco Matarazzo —, enfatizou que o prêmio serve para ilustrar o “heroísmo, determinação e coragem” dos italianos que deixaram sua terra natal para ajudar a construir o Brasil.

O júri que escolheu o homenageado deste ano e seguirá nos anos seguintes é formado pelo embaixador do Brasil na Itália Renato Mosca; embaixador da Itália no Brasil Alessandro Cortese; cônsul italiano em São Paulo Domenico Fornara; Sergio Comolatti; Sandra Papaiz; Rubens Ricupero; Maria Bonomi; Luisa Strina; José Luiz Farina, presidente do Colégio Dante Alighieri; representantes do Istituto Italiano di Cultura e da associação Promo Brasile, entre outros.

A cerimônia de premiação e os eventos associados buscam fortalecer as relações culturais e empresariais entre Itália e Brasil, evidenciando o papel vital dos descendentes de italianos no desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

O prêmio leva o nome de outro proeminente descendente de italianos, Ciccillo Matarazzo, filho do também imigrante senador Andrea Matarazzo, o maior mecenas brasileiro, que criou a Bienal de São Paulo, o MAM, o MAC, a Cia. Vera Cruz de Cinema e outras instituições culturais que representam seu imenso legado no Brasil.

Reconhecimento de Italianos no Mundo: Prêmio Ciccillo Matarazzo - Na foto: Andrea Matarazzo e Rubens Ometto
Andrea Matarazzo e Rubens Ometto. (Crédito: Alexandre Battibugli/divulgação)

Sobre o homenageado, Andrea Matarazzo resume, em uma frase, os motivos que levaram à escolha de Rubens Ometto: “Controla um dos maiores grupos empresariais do Brasil e é o maior produtor de açúcar e álcool do mundo. Ele é um italiano, que mora em São Paulo”.

Sobre o troféu: a Obra Artística Como Símbolo de União

A escultura que representa o prêmio, criada pela renomada artista italiana Maria Bonomi, é particularmente significativa. Nascida em Meina, Piemonte, e imigrada para o Brasil, Bonomi é uma figura proeminente no mundo das artes, conhecida por suas gravuras, esculturas e obras públicas.

Maria Bonomi é autora do mural em concreto Ascenção, localizado no altar da Igreja da Cruz Torta em Pinheiros, entre diversos monumentos públicos em São Paulo, além de ter obras fazendo parte de acervos permanentes de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O troféu, de estrutura pequena, é feito de bronze e aço, com diversas referências visuais de aspectos da imigração italiana ao Brasil, como a menção às origens destes viajantes – casas, povoados, cidades; a simplicidade dos cidadãos, em sua maioria vindos de zonas rurais; uma forma ascendente, fazendo referência ao desejo de trabalhar e prosperar no novo mundo; a vela de um navio, representando a travessia. Como materiais, Maria Bonomi escolheu o bronze representando o velho mundo – a Itália – se fundindo com o aço, que é o novo mundo, para onde se estava indo.

Programa de eventos com Rubens Ometto na Italia

Segunda-feira, 6 de maio de 2024 – Roma

  • 15:00: Evento da Organização Intarnacional Italo Americana (IILA) em colaboração com Lide Itália pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil
  • 19:30: Entrega do prêmio Italiani nel estero – Ciccillo Matarazzo – Embaixada do Brasil em Roma

Terça-feira, 7 de maio de 2024 – Roma

  • 10:00 – Roma – Pronunciamento de Rubens Ometto no parlamento italiano no âmbito da Comissão de Relações Exteriores da Casa

Quarta-feira, 8 de maio de 2024 – Milão

  • 10:00 – Palestra de Rubens Ometto “O Brasil: potência agrícola e energética” organizado pelo Lide Itália

Leia também: 15 atrações de Milão que merecem uma visita

Parceiros:

PASSAGENS SAINDO DO BRASIL PARA A ITALIA

Encontre as passagens mais baratas para Roma (FCO)

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorA catedral de Prato: arte e história no centro histórico
Próximo artigoHard Rock Cafe Florença: Reserva Online e Experiência Única
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa iniciativa deste prêmio de Andrea Matarazzo, meu colega de FAAP.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here