Em plena Bienal de Arquitetura de Veneza, uma exposição provoca o visitante a refletir sobre o futuro da criação artística em tempos de inteligência artificial. “The Idea of Sculpture. From the Hand to the Robot” (A ideia da escultura: da mão ao robô) é o nome da mostra em cartaz até 19 de novembro de 2025 no elegante Palazzo Bollani, às margens da Riva degli Schiavoni.

A escultura no diálogo entre o humano e o tecnológico

Curada pela crítica de arte Roberta Semeraro e pela project manager Giovanna Cicutto, a exposição reúne arte, tecnologia e filosofia para explorar uma pergunta essencial: qual será o papel do artista num mundo em que máquinas também criam?

Robô industrial esculpindo uma peça de mármore enquanto a artista Helena Bacardi observa e um fotógrafo registra o momento, ilustrando a fusão entre arte e tecnologia.
O robô esculpe o mármore sob o olhar atento da artista Helena Bacardi, em um diálogo entre a criação humana e a precisão tecnológica — uma das cenas simbólicas da exposição The Idea of Sculpture. From the Hand to the Robot, em Veneza.

Protagonista da mostra, a artista cubana Helena Bacardi, radicada nos Estados Unidos, apresenta obras que mesclam o toque humano e a precisão robótica. Algumas esculturas foram produzidas em laboratórios de Carrara, na Toscana, e fundições de Madri, locais simbólicos da tradição escultórica europeia, mas agora abertos à experimentação digital.

Essas criações dialogam com maquetes históricas do Museo dei Bozzetti de Pietrasanta, além de dois desenhos e um torso da coleção do Museu Casa Buonarroti de Florença, conectando passado e futuro da arte.

A ideia é a origem, a causa motivante. A mão conversa com o material e interpreta a ideia segundo a sensibilidade artística. A tecnologia não cria a ideia”, afirma Bacardi, ressaltando que, mesmo com o avanço da IA, a essência criativa permanece humana.

Roberta Semeraro ed Helena Bacardi
Roberta Semeraro e Helena Bacardi

A curadora Semeraro completa: “A inteligência artificial é um espaço infinito onde flui a memória humana. Cabe a nós alimentá-la com princípios éticos e conteúdos verdadeiros, para que os robôs também possam celebrar a arte com respeito.

Quando arte e neurociência se encontram

Além das esculturas, a exposição promove atividades que unem arte e ciência. Um dos destaques são os laboratórios conduzidos pelo psicólogo e neurocientista Aiace Rusciano, criador da plataforma digital R-Neuroplus, que mede e otimiza o potencial cognitivo.

Durante o projeto, cerca de 40 estudantes de medicina e arte participaram de experiências observando as esculturas de Bacardi. O resultado revelou algo fascinante: a arte atua de forma inconsciente sobre o cérebro, reduzindo o estresse e promovendo bem-estar. Mais que isso — ela estimula o olhar criativo e potencializa o cérebro humano.

O último workshop sobre o tema acontece no sábado, 8 de novembro, às 18h, também em Palazzo Bollani, com a presença da própria artista.

A ideia da escultura: da mão ao robô – arte e inteligência artificial se encontram em Veneza

Lançamento do livro “The Idea of Sculpture. From the Hand to the Robot”

A exposição ganha agora uma extensão em papel. O livro-catálogo homônimo, publicado pela Maretti Editore, será lançado no dia 7 de novembro, às 17h, em Veneza, com a presença das curadoras e de Helena Bacardi.

A publicação bilíngue (italiano e inglês) traz ensaios de nomes como Paola Mar, Alberto Stefano Giovannetti, Emanuel Dimas de Melo Pimenta, Chiara Celli e Alessandro Cecchi, além de um rico acervo fotográfico.

O volume de “The Idea of Sculpture. From the Hand to the Robot” será apresentado também em:

  • Milão, no dia 11 de novembro às 19h, na Casa Caccia Dominioni, onde nasce a nova “Daily Art Gallery”, um espaço de exposições dentro de um estúdio de arquitetura.
  • Pietrasanta (LU), no dia 13 de novembro às 11h30, no Chiostro di Sant’Agostino, com a presença das curadoras e do prefeito Giovannetti.

Procurando outras ideias do que ver na Itália? Aproveite para baixar a app da GetYourGuide e obtenha desconto de 5% em qualquer atividade no país ou no mundo com o código BRASILNAITALIANET5. Válido para novos clientes (leia como funciona aqui).

Informações práticas

The Idea of Sculpture. From the Hand to the Robot
Curadoria: Roberta Semeraro e Giovanna Cicutto
📍 Palazzo Bollani, Riva degli Schiavoni 3647 – Veneza
🗓️ Até 19 de novembro de 2025
🕙 Aberto das 10h às 18h | Fechado às terças-feiras
🎟️ Comprar ingresso aqui
🔗 helenabacardi.com | robertasemeraro.it

Em tempos de algoritmos criativos e esculturas geradas por robôs, a mostra “The Idea of Sculpture” nos convida a olhar para além da tecnologia — a reconhecer que a arte, seja esculpida por uma mão humana ou por um braço mecânico, continua sendo o espelho da alma.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorA Tebaide redescoberta: afrescos do século XIV voltam a brilhar em Siena
Próximo artigoDeep Purple na Itália: a lendária banda de rock volta aos palcos em 2026
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here