O Brasil acaba de ganhar um novo espaço de memória: em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado um monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana. No sábado, 8 de novembro de 2025, foi inaugurado, ao lado do portal de entrada de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, um monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Estado. A escultura celebra o legado, a coragem e os valores das famílias que deixaram a Itália em busca de novas oportunidades e que ajudaram a moldar a identidade social, econômica e cultural da Serra Gaúcha.

Uma obra que celebra o espírito dos imigrantes

Idealizado pelo Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro (CIBRAP), pela Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural (ADESP) e pela Prefeitura de Antônio Prado, o monumento foi criado em cimento armado pelo artista brasileiro Vinicius Ribeiro, inspirado no “Monumento ao Emigrante” de Asiago, na Itália.

Com 2,20 metros de altura, 2,5 metros de largura e 70 centímetros de profundidade, a escultura representa a chegada de uma família italiana ao Brasil: o pai, com uma mala na mão, simboliza a coragem; a mãe, com um bebê no colo, expressa esperança; e o filho pequeno representa o futuro, a continuidade da história em uma nova terra.

Monumento na cidade de Antônio Prado representa os 150 anos da imigração italiana no Brasil (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)
Monumento na cidade de Antônio Prado representa os 150 anos da imigração italiana no Brasil (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)

Na base da obra está gravado o poema “Il treno degli emigranti”, de Gianni Rodari, apresentado em italiano e português. Os versos retratam a saudade e a emoção da partida, eternizando a ligação entre os imigrantes e sua terra natal.

A obra de Vinicius Ribeiro que representa a imigrantes italianos no Brasil na entrada de Antônio Prado (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)
A obra de Vinicius Ribeiro que representa a imigrantes italianos no Brasil na entrada de Antônio Prado (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)

Leia também: Monumento de Anita Garibaldi em Roma Brilha Novamente

Uma nova atração turística em Antônio Prado

O monumento integra um amplo projeto de requalificação urbana na área do portal da cidade, que recebeu uma nova praça, calçadas, áreas verdes e melhorias na infraestrutura. O espaço se transformou em um ponto de encontro para moradores e visitantes, reforçando o potencial turístico de Antônio Prado — reconhecida pela ONU como um dos Melhores Vilarejos Turísticos do Mundo.

Com essa inauguração, a cidade reafirma seu compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural, consolidando-se como destino de turismo sustentável e de valorização das raízes italianas.

Foto da inauguração do monumento em Antônio Prado em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)
Foto da inauguração do monumento em Antônio Prado em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil (foto: divulgação/Maicon Hinrichsen)

Procurando outras ideias do que fazer no Brasil? Aproveite para baixar a app da GetYourGuide e obtenha desconto de 5% em qualquer atividade no país ou no mundo com o código BRASILNAITALIANET5. Válido para novos clientes (leia como funciona aqui).

Uma homenagem que une passado e futuro

Durante a cerimônia, o prefeito Roberto Dalle Molle destacou que o monumento representa uma etapa marcante nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana e reafirma os laços históricos entre o Rio Grande do Sul e a Itália. “É um espaço de memória coletiva que valoriza a herança dos nossos antepassados e reforça a identidade de Antônio Prado, reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil”, afirmou.

O Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, ressaltou a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento e integração cultural: “A italianidade sempre foi e continuará sendo uma expressão de pertencimento, identidade e orgulho. Que os próximos 150 anos sejam construídos com a mesma união que liga o município, a Serra Gaúcha, o Brasil e a Itália.”

Já a secretária de Turismo de Antônio Prado, Patrícia Schenkel, lembrou que o monumento simboliza o coragem e a esperança das famílias que cruzaram o oceano levando consigo valores que ainda hoje definem o espírito pradense. “Preservar a memória é uma construção coletiva. Com essa obra, inauguramos também um novo cartão-postal de Antônio Prado, abrindo as portas para o futuro com unidade, coragem e esperança.”

Leia também: Festival Itália em Porto Alegre celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul


Antônio Prado, com sua arquitetura preservada e atmosfera tipicamente italiana, continua encantando viajantes em busca de autenticidade, cultura e história — agora com mais um motivo para ser visitada: o monumento que celebra um dos capítulos mais marcantes da imigração italiana no Brasil.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorShow de Matteo Bocelli no Teatro del Silenzio, Toscana
Próximo artigoTeatro del Silenzio: o anfiteatro natural criado por Andrea Bocelli em Lajatico
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here