14/01/2022 – A peste suína africana (PSA) é uma doença viral que ataca suínos e javalis. Ela é super contagiosa e geralmente fatal para os animais, mas não é transmissível para os seres humanos.
As epidemias de PSA podem provocar graves danos econômicos para os países afetados.
Pois bem, no dia 07 de janeiro de 2022 um javali encontrado morto no estado do Piemonte resultou positivo à doença da peste suína africana. Por este motivo saiu uma Ordinanza na Italia com novas limitações que vão impactar na rotina de habitantes locais e turistas. Leia o artigo completo para saber mais.
Índice do artigo:
1. A epidemia de Peste Suína Africana (PSA)
2. Campanha para prevenir a Peste Suína Africana na Italia
3. Vídeo de Prevenção Peste Suína Africana
4. Ordinanza Peste Suína Africana

1. A epidemia de Peste Suína Africana (PSA)
A Peste Suína Africana não é uma doença nova. Na verdade ela chegou na Europa há muitos anos.
Em 2014 explodiu uma epidemia de PSA em alguns países do leste da União Europeia. Desde então a doença tem se espalhado em outros países membros da UE como Bélgica e Alemanha. No resto do mundo ela está presente também na China, Índia, Filipinas e em diversas áreas do sudeste asiático chegando até na Oceania (Papua Nuova Guinea).
No dia 07 de janeiro de 2022 um javali foi encontrado morto no Comune di Ovadia, província de Alessandria, no estado do Piemonte, na Italia. E este javali resultou positivo para a PSA.
No passado a doença tinha aparecido na Italia, mas exclusivamente em uma ilha: a Sardenha, onde nos últimos anos a epidemia tem registrado uma melhoria constante.
O vírus encontrado no Piemonte é geneticamente diferente do que circula na Sardenha e corresponde ao vírus que circula na Europa há alguns anos.
Estas informações foram divulgadas pelo site do Ministero della Salute da Italia aqui.
2. Campanha para prevenir a Peste Suína Africana na Italia
O governo italiano está promovendo uma campanha de conscientização sobre a Peste Suína Africana para evitar que ela se propague no país.
Abaixo compartilhamos os cartazes com as informações traduzidas para o português:

Atenção:
Milhões de porcos e javalis estão ameaçados pela Peste Suína Africana nos países da União Europeia e em outros países nos arredores. Os restos de alimentos devem ser jogados apenas em lixeiras fechadas.
Você é turista?
Não leve carnes e salames de suínos não certificados e jogue os restos dos alimentados em lixeiras fechadas
Você é excursionista?
Se você vir um javali morto avise imediatamente a Azienda Sanitaria Locale (ASL), a polícia florestal (Carabinieri Forestali) e as autoridades
Você é caçador?
Não leve os restos de javali, informe-se sobre a existência de áreas a risco e adote as medidas sanitárias para sapatos, roupas, equipamentos e meios de transporte
Você é transportador?
Você transporta animais? Desinfete o seu caminhão antes de cada carga nova. De qualquer modo, durante os deslocamentos, não deixe os restos dos alimentos em lugares abertos.
Você é um criador?
Se você é um criador de suínos aplique as medidas de bio-segurança, evite o contato com os animais selvagens ou com outros suínos.
Você é veterinário?
Atenção aos sinais suspeitos em criadores ou corte. Não exclua a priori a diagnose de Peste Suína Africana.
3. Vídeo de Prevenção Peste Suína Africana
Abaixo o vídeo de prevenção da Peste Suína Africana divulgado pela European Food Safety Authority:
O governo do Brasil também tem um vídeo para conscientizar sobre a Peste Suína Africana:
4. Ordinanza Peste Suína Africana
De acordo com a agência de notícias ANSA, uma nova Ordinanza foi assinada hoje em conjunto entre os ministros da Saude, Roberto Speranza, e das Políticas Agrícolas, Stefano Patuanelli.
O texto estabelece uma zona infectada pela Peste Suína que envolve 114 Comuni dos quais 78 no estado do Piemonte e 36 no estado da Liguria.
Nessa área infectada está proibida a busca de cogumelos (funghi) e trufas (tartufi), a pesca, o trekking, a prática de mountain bike e outras atividades de interação direta ou indireta com os javalis infectados. É permitida apenas a caça de javalis como instrumento para reduzir a população em exceço e reforçar a rede de controle da presença do vírus.
A Ordinanza tem validade de 6 meses após a data de publicação.
Riscos para a economia italiana
As autoridades competentes do Japão e Taiwan já anunciaram a proibição da importação de carnes suínas italianas.
A Cia-Agricoltori Italiani estima que as exportações de salames e carnes de suínos gere uma entrada de 1,6 bilhões de euros (+12,2 em relação a 2020).
Além disso existe um risco também para o turismo na área, um setor que já vem sofrendo com a pandemia de covid-19.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

