Vamos a uma das questões mais populares que recebo: como ligar para o Brasil da Italia? Existem realmente muitas maneiras, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Vamos lá

– A cobrar: telefone para o número verde (grátis) 800.172211 da Embratel, digite 1 para falar em português, digite 1 para o serviço automático e em seguida o código da cidade + numero do telefone.
Se quiser ter uma idéia do custo da ligação clique aqui.

Prós e contras: você liga, quem responde é que paga. Não é um serviço muito barato, 1 hora de conversação pode custar mais de R$ 140,00 (mais de Euro 40,00!) Serviço fácil de usar de qualquer lugar: do hotel, de um telefone público ou de um celular italiano.

– Internet Point: a maioria das cidades tem um internet point, que no Brasil se chamaria “cybercafé”. Você entra no local, na primeira vez mostra um documento para registro e vai em uma cabine onde pode telefonar com certa privacidade. No local existe também a opção de usar computadores.
Prós e contras: geralmente é possível acompanhar os gastos no decorrer das ligações e você pode programar exatamente quanto quer gastar. A parte desagradável é que você tem que ir até lá.

– Skype: ah, a grande invenção do século! Se ambos tiverem o software e estiverem conectados a internet, a chamada é grátis. Inclusive com possibilidade de VIDEO-chamada. Você também pode telefonar para um número real do Brasil a custo reduzido.
Prós e contras: você tem que ter um computador ou um celular com possibilidade de utilizar o skype conectado a internet, nesse caso vale super a pena economicamente. A qualidade das ligações tem melhorado bastante nos últimos meses, mas as vezes não é 100%.

Cartão Telefônico: Você encontra em qualquer tabacchi (loja de cigarros). Existem diversas marcas, geralmente custam Euro 5,00 e o que varia é a quantidade de minutos que você pode falar. Preste atenção na hora de comprar: peça uma específica para telefonar para o Brasil ou América Latina (geralmente rendem mais minutos para ligar para o Brasil respeito a uma outra card qualquer).
Prós e contras: você sempre sabe quanto paga pelo cartão, o difícil é entender quantos minutos tem para falar visto que em geral os vendedores não tem muita paciência para explicar.

– Celular: se você pretende ficar diversas semanas na Italia pode ser uma boa opção comprar uma SIMCARD (chip) de uma operadora de telefonia celular. A Vodafone e PosteMobile têm programas especiais para telefonar para o Brasil, mas a mais barata de todas é a WIND. Peça para habilitar Call your country. Melhor ainda se você conseguir aquela promoção (as ofertas vão e vem) em que os seus créditos para celular dobram: você carrega até Euro 50,00 e no mês seguinte recebe o mesmo valor grátis.
Prós e contras: nada mais prático do que poder telefonar de onde estiver, na hora em que quiser. É o método mais cômodo, com uma tarifa justa. Lógico, se você for passar apenas 3 dias na Italia, não vale a pena. É melhor ligar de um internet point, a cobrar ou com skype.

– Ligaprobrasil.com: é um serviço útil para quem mora na Italia e dispõe de uma linha de telefone fixo, especialmente se tiver um plano com sua operadora de telefone de minutos ilimitados para chamadas dentro da Italia. Funciona assim: você se cadastra no site www.ligaprobrasil.com e compra créditos (por exemplo 10 euros). Eles fornecem números de telefone italianos, você liga para esse número italiano e de lá pode discar diretamente para o número brasileiro que quiser. É um método muito cômodo porque se você registrar o número de telefone italiano no site, não precisa ficar digitando PIN que enche o saco! E ainda pode memorizar os números frequentes do Brasil, assim basta apertar 1 (por exemplo) e a ligação vai parar na casa da sua mãe, 2 na casa da sua tia, e assim por diante. Se você está se registrando pela primeira vez insira o código f42df na hora da inscrição.

Prós e contras: as ligações para o Brasil custam pouquíssimo (menos de 0,02 para cidades como São Paulo ou Rio), é um programa indicado para quem mora na Italia ou no exterior e quer ligar para o Brasil como se tivesse ligando para um número local. Como contra, se você não tiver um número italiano com ligações ilimitadas para número fixo local, você paga a ligação para a sua operadora italiana e depois paga os centavos do liga pro brasil.

Você também pode simplesmente telefonar para o Brasil usando a linha do seu hotel, neste caso siga as instruções locais.

14 COMENTÁRIOS

  1. Muitas informações porém INÚTEIS, pois necessito apenas saber quais números discar antes do código do país (+55). RRRrrrrrrr…..

  2. hahaha…

    Essa foi otima!

    O codigo para ligações internacionais eh 00!

    De um telefone fixo na italia voce disca:

    00 55 (codigo da cidade) e numero de telefone.

    Ps. Voce vai gastar um bocado por esse metodo…

  3. o melhor metodo pra ligar no brasil è com a vodafone one nation 10
    gasta 19 centavos de euros so no primero minuto mais 5 centavos cada 30 segundos e nao tem mais nada de pagar para o serviço
    no da wind tem que pagar cada 6 meses

  4. o cartao mais barato e que pode falar tanto( ex:minas gerais atè 95 minutos, sao paulo muito mais) e costa 5 euros. se compra em tabaccheira com lottomatica. vai atè a caixa e pede sisal edicard latina, se faz na hora.se fala todos os minutos concedidos garantido porque muitos cartoes os minutos se perdem “im mezz a via”.

  5. esqueci de falar sempre de um telefone fixo para o outro, telefonino custa e acaba rapidinho.

  6. Eu, além de usar skype para falar com quem tem skype, tenho um plano skype de €4,80 a cada tres meses que me da 60 minutos por mes para telefone fixo. Existem outros planos maiores, com mais minutos ou incluindo celulares também.

  7. Tem a scheda da Eutelia, Hapiness Plus. Paga-se 5 euros e dá pra falar até 350 minutos, dependendo do horário que a chamada é efetuada.

    Sei tbm da scheda encontrada nas lojas da Posta Italiana. 10 euros e fala quase o dobro.

    O único “porém” de ambas é que pra falar bastante é necessário ligar de um telefone fixo, caso contrário, não será possível usufruir de tantos minutos.

    A vantagem é que o valor cobrado pela utilização dos cartões é muito baixo e compensa.

  8. Eu uso, e sempre usei depois de algumas pesquisas, o 12VOIP (scaricado da internet, e creditos comprados via carta di credito), custa 12,50 euros, com 10,00 euros de credito, voce usa por 3 meses, tem chamadas gratis para o Brasil e outros lugares, e quando estoura o limite semanal de chamadas gratis, custa 0,25 por minuto, até hoje o melhor para mim.
    Espero que ajude a minha dica!

  9. Eu gostaria de saber , qual o procedimento se a ligação for de celular para celular.. Já ouvi um monte de coisa, inclusive sobre a compra do chip na Itália, achei meio confuso.. depender de um nativo emprestar o CPF!!!!Confesso não entendi niente…

Responder