Quem tem boca vai a Roma. Ok! A expressão pode até existir e ser usada no sentido de querer dizer que qualquer pessoa pode chegar a um determinado lugar à medida que vai perguntando onde fica o mesmo. Mas saiba que o verdadeiro significado da famosa expressão não tem a ver com direção e sim com o ato de vaiar Roma, que no velho mundo foi uma grande potência e usava de políticas contrarias, a muitos, que decidiram se organizar e protestar.

Você pode até ter ficado sabendo disso hoje, e caso tenha sido assim, esta é mais uma prova de que muita coisa já se falou a respeito da cidade (desde elogios por sua beleza e monumentos até criticas sobre seu trânsito e curiosidades, como não ser permitida a entrada na Igreja do Vaticano usando bermudas ou shorts), mas dificilmente alguém destaca algo novo. E foi pensando nisso que resolvi realçar, um de seus cartões postais, por outro ângulo. O Coliseu!

 

Roma 01
Todos os caminhos levam a Roma. Mas nem sempre aquele, pelo qual todos vão, é o mais interessante!
Roma 02
Então, vire-se e procure o melhor ângulo. Amplie a sua visão. Esta é a verdadeira maravilha!

Dizer que o mesmo é também conhecido como Anfiteatro Flaviano, que possui quase cinquenta metros de altura e que seu nome foi dado devido a uma estátua de tamanho colossal de Nero ter sido colocada próxima à construção após quase dez anos de obras, pode até ser novidade para muitos. Mas nada como enfatizar o momento presente para valorizar ainda mais esta maravilha e tudo que ela representa além de uma foto numa tradicional posição.

 

Roma 03
Pelas cortinas naturais, um gigante escondido. Ao lado dele, as marcas de outro invisível: Constantino.

É claro que seu tamanho impressiona e até acaba cegando quem se aproxima. Mas não use isso como desculpa para esquecer de observar o que há em volta. Espelhe-se ao contrário, no exemplo daquele bando de gente que entra correndo no museu do Louvre (FR), ajustando o foco para registrar a famosa pose da Gioconda, sem notar que ao seu redor, ela se mostra em outras tantas posições, sem desconfiarem que é justamente disso que ri a Monalisa.

Saiba que ao lado do Coliseu está o arco de Constantino! O mais bem conservado dos arcos triunfais dos imperadores, que costumavam mandar erguer tais estruturas para comemorar uma batalha bem sucedida ou seus muitos triunfos, numa espécie de auto-homenagem, neste caso, para o único imperador do Império Romano do Ocidente, exaltando belos medalhões e esculturas que mostram as vitórias romanas de seu exército.

 

Roma 04
Você sabia que bem ali ao lado existe uma estação de metrô?
Roma 05
Mas que também é possível usar um meio mais tradicional para conhecer a região?
Roma 06
E que se misturar com as pessoas locais pode proporcionar ainda mais diversão? Experimente!

Existe muita coisa para se descobrir, mesmo do lado de fora de portões de grandes monumentos. Separe um tempo e leve isso para sua vida. Talvez se surpreenda e até gaste menos. Pois abrir os olhos da percepção não custa nada. Basta estar disposto a uma interpretação mais profunda, mais aventureira, mais curiosa e mais pura das coisas. O máximo que pode acontecer é você gostar e descobrir, a partir de agora, que quem tem olhos, adora Roma!

 

Roma 07
O Fórum e Templo de Vênus, de Adriano ilumina a ideia que Roma pode ser Amor, se vista por outro ângulo!

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com
Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorPaestum: Beleza dos Deuses – por Fernando Ferrari
Próximo artigoMarmore: E sua cascata – por Fernando Ferrari
Fernando Ferrari
Fernando Ferrari é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes. Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade. Siga o Fernando no Instagram aqui.

8 COMENTÁRIOS

  1. ITÀLIA NÂO CONHEÇO AINDA MAIS TEM UM FASCÌNIO MUITO GRANDE SOBRE MIM,DEVA SER PORQUE SOU LOUCA PELO HOMEM ITALIANO,MESMO SENDO ELES O VERDADEIRO LATIN LOVER.SIMPLESMENTE ADORO.COM CERTEZA NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE VOU DAR O AR DA MINHA GRAÇA DE NEGRA LINDA QUE SOU POR LÀ.

  2. fiquei encantada com tudo que vi.isso so me deixa mais apaixonada pelo pais,quero um dia dar uma voltinha por la,que bello.vederte ancora un di italia.

  3. Olá Fátima, realmente o local é especial e um mês, mesmo que longo, acaba sendo curto!
    Volte e conte como foi pois o compartilhamos do mesmo sentimento quando vemos as fotos.

    Abraço,
    FF

  4. Estive na Itália, terra dos meus avós paternos e fiquei maravilhada com tudo.O Coliseu,Foro Romano,Veneza,Toscana,Assis,Vaticano,os museus,as galerias,me fizeram chorar de emoção.Conheci também França e Grécia,mas nada se compara à Itália.Fico vendo essas fotos e me lembrando de toda a felicidade que senti.Pretendo voltar o mais breve possível e passar muito mais do que 1 mês.
    Abraços.

  5. Oi Lilian!

    Só de saber notícias de alguém que esteve por lá, já dá para sentir a maravilhosa atmosfera do ar!

    Bello passeio!

    Abç- FF

  6. Fernando,
    Retornei de Roma no último dia 15, e adorei a cidade.
    A cada esquina uma história, muito a se ver, sentir e aprender.

    Lilian

  7. Fernando,
    Que delicia viajar com voce para Roma. Já fui para lá algumas vezes e a cidade é realmente mágica.
    Fiquei contente em ver os seus otimos posts agora que acabei de voltar das ferias.
    Volto a postar em breve.
    beijocas
    Babi

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here