villa_giulia

Durante uma viagem a Palermo, na Sicília, entre um passeio em Mondello e uma visita ao rico centro histórico da cidade, nada como tirar um momento para descansar em meio às belezas de Villa Giulia.

Antes de ver as fotos deste artigo, comece a imaginar um daqueles belos jardins do passado, com estátuas, fontes, plantas ornamentais, árvores de laranja e mexerica, tudo isso inserido de maneira graciosa e tudo muito bem cuidado. Pois assim é a Villa Giulia, um parque público de Palermo, que você não precisa pagar ingresso para conhecer: a entrada é grátis.

Um jardim do século XVIII em Palermo

villa_giulia2

A Villa Giulia foi concebida como um espaço quadrado que antigamente tinha quatro ingressos. Na foto abaixo é possível ver a entrada que ficava em frente ao mar, com sua inspiração neoclássica. No entanto, atualmente é possível entrar exclusivamente através do portão na Via Lincoln (foto abaixo).

villa_giulia7

O jardim foi realizado no final do século XVIII e o seu nome  é uma homenagem a Giulia d’Avalos, mulher do então vice-rei Marcantonio Colonna. Recentemente passou por uma reforma e agora as portas estão abertas novamente aos visitantes.

villa_giulia4

Abaixo a estátua da abundância:

villa_giulia5

villa_giulia3

Quando visitar a Villa Giulia

villa_giulia8

Estive lá na semana de páscoa de 2013, em meados de abril, o dia estava realmente convidativo para um passeio a céu aberto e tanto é que não fui a única a ter a idéia: vi alguns estudantes, mães com crianças e casais que aproveitavam o dia agradável na Villa Giulia. As árvores de laranjas e mexericas estavam carregadas e eu fiquei tentada a experimentar uma frutinha, mas acabei deixando-as lá na árvore mesmo.

villa_giulia6

villa_giulia9

O parque fica aberto durante o dia, em geral das 8:00 às 20:00. Lá na frente você encontra o Bar Touring onde poderá experimentar a famosa “arancina bomba” ou comer um lanche rápido, gostoso e barato. E depois se quiser pode continuar com uma visita ao Horto Botânico.

Ainda não sabe onde vai se hospedar? Dá uma olhada nas nossas sugestões de hotéis em Palermo. Fica a dica!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA