Melhor do que se perder pelas charmosas estradinhas da Toscana é encontrar uma vinícola tão especial como a Tenuta do Castello ColleMassari. Um lugar que exalta qualidade em todos os aspectos: da plantação das videiras à arquitetura da vinícola, da recepção durante uma visita com degustação até o vinho.

cantina-colle-massari-maremma-toscana

A vinícola ColleMassari fica na alta Maremma, aos pés do Monte Amiata e não muito distante do litoral tirrênico. Ideal para você que está passeando pela Toscana em cidades como Grosseto (40Km), Vetulonia (55km), Castiglione della Pescaia (60km), Pitigliano (75km), Argentario (75km) e também:  Montalcino (35km), Buonconvento (50km), San Quirico d’Orcia (50km), Pienza (60km) e Siena (65km).

Tive o prazer de conhecer a Tenuta ColleMassari durante o blogtour Wine Experience ColleMassari em fevereiro de 2016. E embora já tivesse visitado muitas outras vinícolas, algumas inclusive durante blogtrips, fiquei particularmente encantada com a busca pela excelência em tudo que leva a assinatura ColleMassari.

A ColleMassari é uma empresa agrícola dos irmãos Maria Iris e Claudio Tipa. Ao todo eles tem três vinícolas: o Castello di ColleMassari (desde 1998), o Podere Grattamacco (2002) e a Fattoria Poggio di Sotto (2011).

A arquitetura contemporânea da vinícola chama atenção: por fora apenas uma caixa de madeira com uma faixa branca na colina onde se encontra um laboratório de mais de 6 mil metros quadrados distribuído em quatro andares. O projeto foi realizado pelo Studio Archos de Edoardo Milesi.

cantina-colle-massari-toscana

Interessante o contraste entre contemporâneo da vinícola e medieval do não muito distante Castello di ColleMassari, que faz parte da propriedade. No total são 1200 hectares de terreno, dos quais 110 de videiras e 60 de oliveiras.

A Toscana também é terra de vinho branco: experimente um Melacce (Montecucco Vermentino DOC) ideal para peixes e também um happy hour com amigos…

Mas a melhor parte mesmo é o vinho, que você pode experimentar no local em uma degustação com vista para os vinhedos e também levar para casa como souvenir da viagem!

Vinho biológico

vinicola-collemassari02

A produção dos vinhos ColleMassari é totalmente biológica com uso de técnicas naturais para obter um produto mais saudável e de melhor qualidade. A cultivação biológica é garantida e certificada pelo ICEA, mas você vai notar durante a visita algumas pequenas características diferentes de outras vinícolas italianas, a começar pelo uso de plantas naturais em meio às videiras para evitar pragas.

Se você gosta de vinho rosado não deixe de experimentar o Gròttolo: ele é perfeito para acompanhar entradas a base de salames, peixes grelhados e queijos de pasta mole. Eu tive o prazer de tomar o Gròttolo acompanhado de uma versão revisitada da Pappa al Pomodoro, um prato típico da Toscana: di-vino!

Projeto de vanguarda

collemassari-vinicola-toscana

Construída com os princípios da bio-arquitetura e de economia de energia, qualidade do local de trabalho e energia biodinâmica, o processo de produção do vinho consente a movimentação das uvas e do mosto apenas por queda, sem necessidade de bompas ou outros meios mecânicos.

ColleMassari Riserva é para quem adora vinho tinto: esse Montecucco DOC acompanha carnes grelhadas (experimente com uma “bistecca alla fiorentina) e também queijos envelhecidos.

No subsolo você vê uma “janela” para o solo escavado ao redor: um ambiente sugestivo, que inclusive foi usado como palco para algumas edições passadas do Amiata Piano Festival (antes que fosse construído o novíssimo Forum Bertarelli, sempre pelos mesmos proprietários da vinícola).

colemassari-vinicola

Degustação na vinícola de ColleMassari

colemassari-vinicola-02
Existem duas opções de degustação (grupos de no máximo 40 pessoas):

Visita da vinícola e Degustação para descobrir Montecucco

Horário da visita: às 10:30 ou às 15:00
Duração: 1 hora e meia
Programa: Visita da vinícola Tenuta Colle Massari com explicação das várias fases da vinificação e envelhecimento do vinho. Depois degustação com 3 copos de vinho da empresa ColleMassari: um Melacce – Vermentino Montecucco DOC, um Rigoleto – Montecucco Rosso DOC e um ColleMassari Riserva – Montecucco Riserva DOC. É possível experimentar outros vinhos pelo preço da garrafa na loja. Também existe a possibilidade de degustação de azeites. A visita termina com uma visita ao WineShop com possibilidade de levar para casa vinhos como recordação da viagem.
Preço base: 10 euros por pessoa (mínimo 2 pessoas)

Vinícola e Degustação com Buffet

Horário da visita: às 10:30 ou às 15:00
Duração: 2 horas
Programa: Visita da vinícola Tenuta Colle Massari com explicação das várias fases de vinificação e envelhecimento do vinho. Em seguida degustação de 3 copos de vinho da empresa ColleMassari: um Melacce – Vermentino Montecucco DOC, um Rigoleto – Montecucco Rosso DOC e um ColleMassari Riserva – Montecucco Riserva DOC. É possível experimentar outros vinhos pelo preço da garrafa na loja. Incluído buffet com pratos típicos da Toscana (queijo local, frios, bruschetta com azeite ColleMassari).A visita termina com uma visita ao WineShop com possibilidade de levar para casa vinhos como recordação da viagem.
Preço base: 20 euros por pessoa (para grupos de no mínimo 10 adultos)

As visitas com degustação acontecem de segunda à sexta-feira e também aos sábados (para grupos de no mínimo 12 pessoas).

As degustações estão disponíveis em italiano, inglês e alemão (na hora da reserva lembre-se de especificar a língua). Uma alternativa é ir acompanhado de um assistente turístico ou guia de turismo que fale português.

Como reservar uma degustação ColleMassari

Você pode reservar uma visita com degustação diretamente através do site ColleMassari, e também via:
Tel: +39 0564.990496
Fax: +39 0564.990498
Pode falar com a Laura Breschi, Export Manager ColleMassari, que foi quem nos recebeu durante a nossa visita.

Como chegar na vinícola ColleMassari

vinicola-collemassari

Da estrada statale SS223-E78 Grosseto Siena pegue a saída para Paganico, atravesse toda a cidade em direção ao Monte Amiata. Depois de 4 km vire à direita para Sasso d’Ombrone. Depois da cidade, na primeira bifurcação vire à direita e siga as indicações para Poggi del Sasso. Atravesse todo o vilarejo e continue por aproximadamente 2 km até chegar na vinícola do Castello ColleMassari.

Se você usa um GPS essas são as coordenadas:  N 42° 53′ 18.41” – E 11° 19′ 46.61″

Onde comprar os vinhos ColleMassari no Brasil

collemassari-vinhos

O importador oficial da ColleMassari no Brasil é a Mistral (que inclusive vende vinhos online). Você também pode procurar a lista de revendedores dos produtos ColleMassari no mundo aqui.