Na semana passada, mais precisamente entre 03 e 11 de março, rolou em Firenze o tradicional “Salone del Mobile di Firenze”. Trata-se de um evento anual, que acontece sempre na Fortezza da Basso, um grande centro de exposições no antigo Forte da cidade, localizado a menos de 100 metros da estação central de trem. Este foi o primeiro ano que tive a oportunidade de conferir essa famosa feira.

O que é o evento

Imaginem um mix de Casa Cor e UD. É exatamente isso. Logo na entrada existem vários espaços decorados por tema: sala, quarto criança, quarto jovem, quarto casal, cozinha… A diferença é que invés de serem espaços assinados por decoradores e arquitetos, cada stand é representado por uma loja e se você gostar de alguma coisa pode comprar na hora e, em alguns casos, com desconto.
Caminhando um pouco mais, em uma “segunda parte” da feira, chegamos mais perto do estilo UD (Utilidades Domésticas). Lá encontramos de vendedores de colchões e cadeiras de massagem até invenções interessantíssimas para facilitar a vida no lar.

Tendências

Tudo que brilha é fashion. Sim, amigos, o dourado e o prateado estavam por toda parte: dos lençóis, abajoures, pé de mesa, lustres até em móveis antigos. Aliás, sabe aquelas poltronas rococó antigas? Além de toques de dourado ou prateado ganham tecidos em cores chamativas ou com estampas moderníssimas. O contraste velho x novo continua, sempre com um belo toque de bom humor. Confiram:

Acima, detalhe das poltroninhas turquesa com contorno prateado; abaixo em versao listrada

Esse era o quarto by Fendi

Pausa para guloseimas

Entre um pavilhão e outro, nada como um pit stop para se deliciar com os sabores típicos da Italia. De salgados a doces, o visitante poderia degustar pedacinhos de queijo, salames, patês, chocolatinhos, doces, geléias… Nós compramos algumas trufas ao rum, sentamos e apreciamos o entardecer na Fortezza.

Utilidades utilíssimas

Uma das coisas mais interessantes que descobri na feira foi a Doccia Exel. Chamava atenção porque um cartaz anunciava: economize até 70% de água. E podia-se comprovar na hora. O vendedor tinha duas jarras idênticas na mão. Em uma colocava um chuveirinho tradicional, como aqueles que existem em 90% das casas italianas. Na outra a sua super Doccia Exel, esteticamente parecida. Era impressionante: a jarra com o chuveiro tradicional se enchia de água em alguns segundos. A outra, demorava… Depois de pedir para repetir a experiência duas vezes, não teve como resistir. Comprei um exemplar por apenas € 25.


A explicação básica da economia é que os chuveiros tradicionais tem vários furos. Esse tem apenas um furo, que dosa a saída de água com a saída de ar. A pressão do ar, faz com que possamos nos deliciar com um jato forte de água (bom para massagem!), sem no entanto, desperdiçar água. E mais do que a água: gás ou energia elétrica. Faz bem para o bolso e para o planeta. Estou até fazendo a promoção grátis. Quem quiser mais informações procure:

ELLECI DIVISIONE AMBIENTE s.r.l.
Prodotti per il risparmio idrico
Via Pietro L’Aretino, 58 – S. Giuliano Terme (Pisa)
Tel. 050.810464
Cell. 393.597.1380
www.ellecidivisioneambiente.it
info@ellecidivisioneambiente.it

Para mais informações sobre o Salão, confira: www.salonedelmobile.com

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDreams
Próximo artigoBem vinda, primavera!
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Hoje 17/05/2012, faremos mais uma reunião para quem quer estudar e conhecer a Itália com a Edulingua.

    Loca: Massolin di Fiori
    End: Av. Carlos Barbosa, 590 – Medianeira
    Porto Alegre – RS
    Hora: 20:00h

    Aguardamos vcs!

    Vera Bonin
    Salette Jardim

Comments are closed.