Aqui você encontra informações sobre como comprar ingressos para os Museus do Vaticano e Capela Sistina e outras dicas preciosas para organizar a sua visita a uma das atrações mais visitadas do mundo. Um lugar que vale conhecer quando estiver na cidade de Roma pela primeira vez (e que você vai querer voltar, nas suas outras viagens para a Itália).

Ingressos para os Museus do Vaticano e Capela Sistina

Você pode visitar os Museus do Vaticano por conta própria ou como parte de um tour particular ou em grupo.

Se você optar por visitar os Museus do Vaticano por conta própria é recomendável comprar ingressos com antecedência para os Museus do Vaticano.

Na hora as filas são enormes e, muitas vezes, os ingressos prioritários chegam a esgotar com semanas de antecedência nos períodos mais disputados, como na Páscoa, por exemplo. Existe um custo adicional de reserva, mas vale cada eurinho!

Desde de 1º de janeiro de 2024 os ingressos para os Museus do Vaticano custam Euro 20,00 + Euro 5,00 de reserva prioritária.

Os ingressos vendidos no site oficial dos Museus do Vaticano e Capela Sistina não são reembolsáveis após a compra. No máximo você pode alterar a data e horário uma única vez em base a disponibilidade do momento da alteração.

Compre já seus ingressos prioritários para os Museus do Vaticano e Capela Sistina através da Get Your Guide

Se você já decidiu fazer um visita guiada, saiba que na maioria das vezes os tours nos Museus do Vaticano já incluem os ingressos prioritários. Então cheque direitinho os detalhes para não comprar os ingressos duas vezes!

Entrada gratuita nos Museus do Vaticano

No último domingo de cada mês a entrada nos Museus do Vaticano é gratuita.

No dia de entrada grátis horário de abertura do Museu é das 09:00 às 14:00 com última entrada às 12:30.

É claro que existe muita fila neste dia, mas para quem está com o budget apertado pode ser uma ótima alterativa para ver um dos museus mais visitados do mundo!

Calendário Museus do Vaticano 2024

Abaixo o calendário oficial dos Museus do Vaticano 2024. Aqui tem todas as datas de abertura e visita gratuita e também os dias de fechamento.

Em preparação para o grande Jubileu de 2025, e com o objetivo de garantir uma melhor acessibilidade às coleções pontifícias, a Direção dos Museus e Patrimônio Cultural do Vaticano anunciou mudanças significativas na receção do público.

Esta reformulação surge em resposta às demandas que surgiram com a retomada do turismo após a pausa causada pela pandemia.

Desde 1º de janeiro de 2024, os museus abrem das 8h00 às 19h00, com a última entrada às 17h00. Durante a alta temporada turística, a partir de março, haverá horários estendidos nas sextas e sábados, bem como em outros dias especiais, até as 20h00, com a última entrada às 18h00.

Para garantir uma visita de qualidade, o tamanho dos grupos será limitado, com cada guia credenciada podendo acompanhar no máximo 20 visitantes.

Tours no Vaticano

Existem diversos tipos de tours no Vaticano: alguns em versão particular outros em versão em grupo.

Você vai encontrar também tours que incluem a visita dos Museus e outros que incluem apenas a visita da Basílica de São Pedro, alguns tem subida até a cúpula do Vaticano, outros não. Aqui selecionamos as opções preferidas pelos leitores do BRASIL NA ITALIA.

Tours particulares nos Museus do Vaticano

A principal vantagem de um tour particular nos Museus do Vaticano é que você terá um guia profissional exclusivamente para você. Isso significa que você poderá tirar dúvidas, terá mais tempo para ver as coisas que tem vontade já que não precisa seguir o ritmo de um grupo (embora em geral o guia tenha já programado um percurso pré-definido das coisas mais bacanas para te mostrar).

A Get Your Guide costuma vender os tours particulares já incluindo os ingressos prioritários para os Museus do Vaticano e Capela Sistina, mas de qualquer modo é sempre recomendável checar as condições de reserva antes de confirmar.

Preste atenção também porque alguns tours não incluem a visita dos Museus (este por exemplo) e substituem apenas por uma visita da Basílica de São Pedro, esse tipo de visita costuma ser mais barato porque não inclui os ingressos aos museus.

Reserve agora um tour particular nos Museus do Vaticano através da Get Your Guide

Tours em grupo nos Museus do Vaticano

Os tours em grupo no Vaticano geralmente já incluem os ingressos para os museus do Vaticano e Capela Sistina, além de uma visita guiada com opções de saída em português.

A principal vantagem dos tours em grupo é que você tem uma explicação sobre o que está vendo e otimiza o tempo da visita, tudo isso por um preço acessível.

A desvantagem é que deverá seguir o ritmo do grupo.

Reserve já um tour em grupo nos Museus do Vaticano através da Get Your Guide

Por que visitar os Museus do Vaticano

Os Museus do Vaticano são uma das atrações imperdíveis para quem visita Roma. Você não precisa ser católico para visitar os Museus do Vaticano. Basta ser curioso, gostar de estar rodeado pela beleza, ter sede de história. Os Museus do Vaticano são pura imponência, beleza, riqueza e poder!

Durante a sua visita aos Museus do Vaticano você poderá ver ao vivo a famosíssima Capela Sistina. Ou as belíssimas salas decoradas por Rafael. Mas principalmente porque você terá dimensão do poder e da riqueza da Igreja Católica, uma das religiões mais influentes há mais de 2000 anos no mundo, pelo menos do mundo Ocidental.

A beleza dos Museus do Vaticano
A beleza nos museus do Vaticano

Através da visita aos Museus do Vaticano, você poderá descobrir um pouco mais da nossa história, a história da nossa civilização.

Quando estiver em Roma visite também o Coliseu e o Pantheon!

Corredores que exaltam riqueza e cultura

Imagine a cena: você entra em uma sala coberta de mármore, afrescos e obras de arte. Aí você caminha e encontra outra sala do mesmo estilo, e mais outra e mais outra e mais outra… Uma com os presentes que os Papas recebiam de líderes políticos das várias nações, outras com objetos de tecnologia do passado, mapas e globos, outra com objetos religiosos antigos. É uma sala atrás da outra que exalta a riqueza e poder da Igreja Católica como instituição religiosa. Realmente impressionante!

Nos corredores dos Museus do Vaticano
Nos corredores dos Museus do Vaticano

Aí você começa a lembrar das aulas de história da época em que você estava na escola: do clero que durante a Idade Média era a única faixa da sociedade que sabia ler e escrever, de Galileu Galilei que foi obrigado a negar sua descoberta de que eram os planetas que giravam ao redor do sol e não os planetas ao redor da Terra, da Igreja e suas missões com padres jesuíticas não só no Brasil como em outras áreas do planeta para catequizar os povos recém “descobertos”.

A Galeria dos Mapas nos Museus do Vaticano

A Galeria dos Mapas é uma das áreas mais visitadas e disputadas. Todo mundo fica encantado com os antigos mapas que representam diferentes Estados da Itália, muito antes que a Itália fosse um país unido (lembre-se que a Itália só nasceu em 1861!).

A sala dos mapas nos Museus do Vaticano
A sala dos mapas

Eu também não resisti e tirei uma fotinho da Etruria, onde hoje encontra-se a Toscana,  que para mim hoje significa “casa”.

A "Etruria" de outros tempos corresponde praticamente a atual "Toscana"
A “Etruria” de outros tempos corresponde praticamente a atual “Toscana”

 A Capela Sistina

Muitos turistas ficam frustrados porque justamente a Capela Sistina é o único lugar onde não é possível tirar fotografias. Você até pode tentar burlar os “seguranças” em meio a tantas pessoas que estão lá ao seu lado (imagine a pista de um show de música pop – lá dentro da Capela Sistina é mais ou menos assim, mal dá para caminhar sem tocar alguém!).

Meu conselho é: não perca tempo com as fotos e aprecie a beleza ao vivo.

imagem ilustrativa do tour virtual na Capela Sistina
imagem ilustrativa do tour virtual na Capela Sistina

Depois, se ficar com saudades no futuro, a qualquer momento você pode fazer uma deliciosa visita virtual a Capela Sistina disponível no site do Vaticano.

A história da Capela Sistina

A Capela Sistina, coração pulsante do Vaticano, não é apenas uma maravilha arquitetônica e artística, mas também um local de imensa sacralidade, conforme destacado pelo Papa João Paulo II em sua homilia de 8 de abril de 1994. Esta cerimônia marcou a conclusão dos trabalhos de restauro do Juízo Final, uma das inúmeras obras-primas que adornam este espaço sagrado.

Aqui, as verdades da fé cristã são narradas através dos afrescos, que funcionam como páginas de um livro ilustrado, onde o gênio humano, inspirado pela Revelação, conseguiu expressar, através de formas de beleza incomparável, as profundezas da doutrina cristã. Cada pintura, cada figura, fala diretamente ao observador, convidando-o a uma reflexão sobre os mistérios da fé e a beleza transcendental que daí emana.

A história da Capela Sistina remonta ao Papa Sisto IV della Rovere, que entre 1477 e 1480 renovou a antiga Capela Magna, dando-lhe seu nome atual. Este espaço foi embelezado por um grupo notável de artistas, incluindo nomes como Pietro Perugino, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, e Cosimo Rosselli, que juntos criaram um ciclo de afrescos narrando as histórias de Moisés e Cristo, além de retratos de Papas que adornam suas paredes.

O teto, pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512, com suas histórias da Gênese, e o Juízo Final, completado pelo mesmo artista em 1541, não são apenas expressões da genialidade artística, mas também veículos poderosos de ensinamento teológico, conforme apontado por Giovanni Paolo II, transformando a capela em um “santuário da teologia do corpo humano”.

Este lugar, onde ainda hoje se realiza o Conclave, continua a ser um espaço de profunda inspiração espiritual, onde a arte e a fé se encontram em uma harmonia perfeita, refletindo a contínua presença e orientação do Espírito Santo na vida da Igreja.

O Museu Egípcio

Outra seção dos Museus Vaticanos que vale absolutamente a pena visitar é o Museu Egípcio. Lá você vai poder ver uma múmia de verdade sem precisar ir até o Egito! E já que você está lá, aproveite para dar uma passadinha no Museu Etrusco (lembre-se que no passado, alguns milhares de anos antes do nascimento de Cristo, a área da Toscana se chamava Etruria: é uma viagem ao passado da Toscana!)

Quanto tempo devo dedicar ao Vaticano?

Se você quiser, você pode passar o dia inteiro lá, ver as coisas com calma, almoçar em um dos bares e restaurantes lá dentro e sair somente no final do dia! Acredite: não falta coisa para ver para quem é curioso.

Os tours organizados duram em média 3 horas com o clássico roteiro do tour Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de S. Pedro.

Reserve já um tour em grupo nos Museus do Vaticano através da Get Your Guide

Recomendo a visita nos Museus do Vaticano pela manhã: você evita a lotação na Capela Sistina e se quiser ficar lá bastante tempo, não terá a preocupação de o museu estar quase fechando. Já se você resolver sair antes, dá sempre tempo de visitar a Basílica de São Pedro, subir no alto da cúpula ou ir até o Castelo de S. Ângelo ali perto.

musei_vaticani01

E você, já teve o prazer de conhecer os Museus do Vaticano? Conte a sua experiência para a gente!

Se ainda não reservou acomodação, dê uma olhada no nosso artigo com dicas de hotéis em Roma!

Porta de saída "Musei Vaticani"
Porta de saída “Musei Vaticani”
Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anterioreXtra Magic – Passagens de Trem de Alta Velocidade na Italia com Descontos de até 80% em Dias Selecionados!
Próximo artigoLounges de Aeroporto Grátis com cartão Crypto.com
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana esta reportagem, fico pensando na qualidade dos artistas que executaram estas obras de arte.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here