Depois do meu notebook de 17 polegadas e do meu EEEPC de 7 polegadas, estou em busca de um novo computador portátil intermediário. Um que não seja nem tão grande, nem tão pequeno, que seja prático de carregar para todo lugar.

Oras o note de 17” é ótimo, mas é um trambolho pesado que cada vez que eu tenho que levar para algum lugar fico refletindo por 10 horas se é realmente necessário carrega-lo comigo. O EEEPC também é ótimo, é pequenininho e tem as funções básicas, mas serve apenas para checar e-mails, abrir algum documento de word ou pdf, jogar um Spider para passar o tempo. Se eu precisar trabalhar com gráfica, por exemplo, ele não serve.

Bateria de longa duração

Devo dizer que chamou muito a minha atenção os novos modelos com processador Intel a baixa voltagem que prometem até 8 horas de duração da bateria e ainda por cima são bem fininhos.

No entanto estou na maior dúvida e venho aqui pedir umas dicas para meus leitores queridos: esse processador de baixa voltagem é tão potente quanto um processador normal?

Gravador de DVD: útil ou não?

Reparei também que os computadores que incluem gravador de DVD são bem mais grossos do que aqueles sem gravador. Mas será que em uma época em que as chavinhas USB transportam tranquilamente 16MB, em que os HD portáteis carregam mais de 500MB em poucos centímetros… Ainda é útil um gravador de DVD? Não estarão os DVDs com os dias contados?

Talvez os DVDs sirvam nos dias de hoje simplesmente para instalar software. Aliás, por que eles não vendem os softwares em uma chavinha USB invés de um retrógrado DVD?

É impressão minha ou o Blu Ray foi o maior fiasco da história? Quem aí tem leitor Blu Ray? Onde se encontram discos Blu Ray?

13, 14 ou 15 polegadas?

Estou aqui com um folheto da Euronics na mão que me oferece essas três possibilidades:

1. Acer Notebook AS3810T-354G32N TIMELINE Intel SU3500 – Ram 4096Mb DDR3 HDD 320Gb Scheda Video 4500MHD Schermo 13,3 LED HD Webcam – Euro 599

2. Acer Notebook AS4810 TG-353G25MN TIMELINE Intel SU3500 – Ram 3072Mb DDR3 – HDD250Gb – Scheda Video Ati HD4330 512Mb DDR3 – Masterizzatore DVD – Schermo14 LED HD Webcam – Euro 649

3. Acer Notebook AS5810T-354G32MN TIMELINE Intel SU3500 – Ram 4096Mb DDR3 HD320GB – Scheda Video 4500MHD – Masterizzatore DVD – Schermo 15,6 LedHD – Webcam – Euro 649

Alguém aí pode me dar um conselho em relação as opções acima? Qual tamanho de monitor é mais indicado para trabalhar várias horas confortavelmente? Vale mais a pena o de 13 polegadas, pequenininho com mais memória RAM e HD maior ou ele tem uma placa de vídeo ruim? Aliás, o que signfica “Scheda Video 4500MHD”???

Agradeço a boa vontade dos tecnologicos de plantão. 🙂

6 COMENTÁRIOS

  1. Comparando o HardWare eu ficaria com a segunda opção
    Acer Notebook AS5810T-354G32MN TIMELINE Intel SU3500

    Video 4500MHD = Video Onboard Intel, a memória utilizada pela placa de video é retirada da memória RAM então ficaria assim
    Memória RAM = 4096MB
    Memória de Video = 512MB (Video, Configuravel pela BIOS)
    O Sistema ficaria com 3384MB para uso. (Quanto mais memória para o video menos pro sistema)

  2. @TVR
    Obrigada pela resposta. Voce quis dizer a terceira opçao, o note com tela de 15 polegadas?
    E uma ultima duvida: eventualmente se a memoria eh compartilhada eu poderia ate deixar mais que os 512mb se quisesse? bem, nao sei se seria uma coisa muito inteligente, eh so para ter uma ideia melhor…

    E esse processador de baixa voltagem eh tao potente quanto os normais processadores da intel para notebook? Ou estao mais para estilo netbook?

  3. Querido amigo, muito obrigada pelo seu apoio e carinho com relação a minha cirurgia e recuperação. Grande abraço!
    Janeisa

  4. @Brasil na Italia

    É a segunda mesmo eu que copiei o nome errado 🙂
    2. Acer Notebook AS4810 TG-353G25MN TIMELINE Intel SU3500

    Sobre a memória de video, sim, você pode deixar a quantidade que a BIOS deixar
    (de 32MB até 1GB) Mas isso vai fazer com que sobre menos memória RAM. Video onboard é bom pra coisa simples, se você vai mexer com Photoshop, Corel, Web é aconselhável uma placa de video offboard.

    As opções 1 e 3 tem mais memória RAM(4096MB) justamente por usar video compartilhado "Video 4500MHD"

    A diferença entre video onboard(integrada ou compartilhada) e video offboard(placa separada) é justamente a performance, video offboard sempre será melhor em velocidade e estabilidade de processamento.

    Sobre o processador de note eu não mexi, mas em desktop não muda praticamente nada pros normais e pros de baixa voltagem.

    Sobre o processador, de note eu não usei ainda, mas em desktop os que eu usei (normais e baixa voltagem) não percebi nenhuma diferença de performance.

  5. @TRV
    Ah, que bom que voce confirmou porque eu tinha entendido errado!

    Pois eh, eu exatamente uso o micro com o Photoshop, Flash e programas de imagem e bom saber que as placas integradas não são muito boas.

    Aliás, você acha que uma de 512 como essa é suficiente para trabalhar com gráfica ou vou sofrer e resolver trocar o note depois de 6 meses?

    Obrigadão pela ajuda! 🙂

Comments are closed.