Segue um convite enviado pela assessora da Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti, para a comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.

O evento, que conta com a co-realização do Comites de Belo Horizonte, se realizará às 19 horas, do dia 21 de Fevereiro de 2011, no Museu Histórico Abílio Barreto.

O programa prevê as participações do Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, do COMITES de Belo Horizonte, Silvia Alciati e uma homenagem à Sra. Anita Uxa, como representante da comunidade italiana de Belo Horizonte.

Propício para a ocasião será o lançamento da Revista da Imigração Italiana em Minas Gerais (Arquivo Virtual dos Imigrantes Italianos), publicada pela Associação Ponte entre Culturas / MG.

Propaganda utilizada para promover a imigração para o Brasil. Lê-se no cartaz: “Venham construir os seus sonhos com a família. Um país de oportunidade. Clima tropical e abundância. Riquezas minerais. No Brasil voces poderão ter o seu castelo. O governo dá terras e utensílios a todos.”

Sobre o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil

O dia 21 de Fevereiro foi sancionado como o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil pela Lei nº 11.687, de 02 de junho de 2008.
Segundo o Dossiê Estatístico Imigração Caritas/Migrantes, divulgado no “Rapporto Italiani nel Mondo”, 2006 – Fundação Migrantes da Conferência Episcopal Italiana, com 31 milhões de descendentes italianos, o Brasil desponta como o maior país com raízes italianas no mundo.
No livro “Roteiro dos italianos e de seus descendentes em Minas Gerais”, publicado em maio de 2003, os autores Luiz Carlos Biasutti, Arlindo Loss e Everaldo Loss reuniram 5.497 nomes de famílias italianas, só em Belo Horizonte. Número que, acrescido aos dados de cidades do interior de Minas, ultrapassa as 23.000 famílias, o que faz crer que a atual população ítalo-descendente em todo o Estado se aproxime de 2.000.000 de pessoas.

A contribuição dos italianos para a formação da atual sociedade mineira é sem dúvida de capital importância, uma vez que, em torno de 10% da população de Minas Gerais é constituída dos descendentes desses italianos que, dentre outros povos, em muito contribuíram para o desenvolvimento político, econômico, social e cultural do Estado.

Anita Uxa, nascida em Trieste e mineira por adoção é presidente de honra e uma das fundadoras da Sociedade Amigas da Cultura (1953), uma organização criada para incentivar o processo cultural em Minas, apoiando e promovendo as manifestações culturais do Estado.

Serviço
Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.
Data: 21 de fevereiro de 2011, às 19 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202
Cidade Jardim – Belo Horizonte

Realização
Consulado da Itália em Belo Horizonte
Comites de Belo Horizonte

Parceiros
Acibra MG -Associação de Cultura Ítalo Brasileira de Minas Gerais
Cervejaria Wals

15 COMENTÁRIOS

  1. Faço parte de um Clã de descendentes italianos que está incluído nestes dados que relatastes e que se estabeleceu no interior de Minas Gerais.

    Enviei por email este post para toda família.

    Um abraço

  2. @Zaratustra
    Brasil na Italia tb eh utilidade publica 😉

    @Carolina
    Fico contente que tenha gostado da informaçao. Obrigada por dividir com seus familiares e amigos.

    @Angela
    Eh verdade, quantas historias interessantes atras desses numeros… 😉

  3. Nao sabia que tinha um dia dedicado aos italiano no Brasil. Gostei da iniciativa de Belo Horizonte.
    Beijos

  4. Ter um dia dedicado ao IMIGRANTE ITALIANO é demonstrar um pouco de carinho as estas pessoas que tanto sofreram e se alegraram em terras estrangeiras.
    Sandra Nicoli – Descendente de Italianos do Estado de Minas Gerais.

  5. Oi Barbara

    Muito boa essa iniciativa.
    Pena que hoje na Italia o brasileiro seja mal visto e os antigos italianos imigrantes e suas historias batalhadoras sao esquecidos.Ja escrevi sobre isso também.

    Vou navegar pelo seu blog. Algumas coisas sao interessantes.

    Druida.

  6. Druida,
    Quando os italianos chegaram no Brasil as coisas nao foram muito faceis para eles, pelas historias que escuto na familia.
    Quem sabe daqui a algumas geraçoes existira um dia do imigrante brasileiro na Italia e seremos lembrados com carinho pelas futuras geraçoes?
    Tem coisas que so o tempo pode dizer…
    abs
    Barbara

  7. Oi Barbara
    é impressao minha ou voce deletou meus posts(nada ofensivos mas um pouco diferentes do seu modo de pensar?).

    Se for isso seria alguma influencia berlusconiana?? 🙂

    Saudaçoes.

    Druida – verdadeira italia.

  8. Druida,
    Se você quiser, não precisa voltar.
    Não tenho tempo e paciência para ficar administrando todas suas mensagens, que são sim ofensivas, racistas e preconceituosas.
    Já encotrei muitas opiniões contrárias as minhas aqui no Brasil na Italia, que mantenho sem problemas. Por enquanto, vai cuidar do seu blog e fazer ele crescer, aí sim você terá mais espaço para as suas idéias. Eu administro 10 blogs na minha hora livre e trabalho o dia inteiro. Meu tempo livre é precioso.
    Um abraço,
    Barbara

  9. Bom dia Barbara, por coincidência este foi o dia que cheguei aqui na Itália, eu também não sabia que tinha um dia dedicado ao imigrante italiano no Brasil!
    Sou solidária a você quanto aos comentários preconceituosos de alguns, a nossa vida já é cheia de problemas que precisamos de palavras agradáveis e construtivas como as do seu blog, não podemos mudar o mundo e deixá-lo ainda mais amargo do que já é, não contribui em nada, isso não é fugir da realidade, é viver a nossa realidade, a minha é bem diferente.
    Sou uma brasileira que amo meu país, me casei e vim morar na Itália, já gosto muito daqui, não sofri nenhum preconceito, fui muito bem recebida e através dos blogs vi que são muitas brasileiras como eu construindo familia aqui (não somos aquelas que estão com estrangeiros por statos ou dinheiro), somos mulheres que devem ser lembradas e respeitadas.
    Ressaltar um exteriótipo achando que todas nós somos culpadas por esta visão distorcida da brasileira é preconceituoso e ofensivo e ainda dizer que tenta nos defender e fica difícil, aqui ele deve ter feito igual, acha que está defendendo sua idéia e faz de maneira ofensiva e grosseira…SÓ POR DEUS HEIN!!!!
    Desculpe postar isto no seu blog, mas não quero dar ibope ao "outro", foi um desabafo.
    Parabéns pelo blog, estarei sempre por aqui.
    Um grande abraço.

  10. Existe um dia do imigrante brasileiro na Italia?

    Podemos criar um? O que acha?

    Abraços

  11. Por que não?
    A imigração brasileira na Italia ainda eh muito recente e pouco numerosa, enquanto a italiana no Brasil eh antiga. Mas quem sabe daqui uns anos… 🙂

Comments are closed.