Este final de semana acontece um grande evento histórico na Italia: o povo está sendo chamado as urnas não para escolher um candidato político, mas para opinar sobre temas relevantes como água, nuclear e o legitimo impedimento.

Por que é importante votar

Em primeiro lugar porque é preciso alcançar um quorum de 50% mais um. Ou seja: é preciso que pelo menos 50% das pessoas com direito de votar + 1 pessoa votem ou os referendos não tem validade.

Em segundo lugar, para garantir o óbvio: que a água continue sendo pública (invés de controlada por empresas privadas que visam o lucro); que não seja construída uma centrar nuclear na Italia (o acidente na central nuclear de Fukushima demonstrou que até um país preparado como o Japão pode perder o controle da situação); que o presidente del Consiglio (aquele que eu não pronuncio nem o nome) não possa mais dar desculpas para não comparecer nos processos judiciais contra ele.

A coisa divertida da Italia é que se você for contra todos os absurdos elencados acima, deve votar SIM invés de não. Aqui é tudo ao contrário mesmo…. Aproveito a ocasião para compartilhar um texto que está circulando no Facebook e explica com uma linguagem bem clara (para quem lê em italiano) porque votar sim:

Il referendum tradotto a noi comuni mortali:
– Vuoi che un ladro vada in galera anche se è il Presidente del Consiglio? (SI)
– Vuoi che l’unico posto dove stipare una barra di uranio impoverito sia il culo di chi vuole il nucleare? (SI)
– Vuoi continuare a farti il bidet senza dover usare il Telepass? (SI)
– Vuoi innaffiare le tue piante senza usare Uliveto e Rocchetta? (SI)
Copia e Incolla. Grazieee!

 

Quem pode votar

Todos os cidadãos italianos que tenham completado 18 anos e tenham direitos políticos. Na prática: se você pode votar em uma eleição normal, pode votar para estes referendos.

Como se vota

O eleitor, para votar, deve exibir sua carteira eleitoral com um documento de rconhecimento.

Quando votar

Domingo, 12 de junho, das 8 às 22 e segunda-feira, 13 de junho, das 7 às 15.

Eu vou votar, espero que todos aqueles que têm direito ao voto também compareçam. Vote 4 vezes !

2 COMENTÁRIOS

  1. Que raiva que ainda nao consegui me registrar aqui nos EUA. Queria MUUUUIITO ter votado. Enfim, pelo menos o Berlusconi tá de fora. Ao menos por hora, já que esses italianos mudam de idéia o tempo todo.

Comments are closed.