Eu sempre gostei de arte, mas sempre achei que havia algo errado em alguns quadros. A moldura! Ela é necessária, mas alguns ficariam melhores sem elas, para quer suas paisagens impressas fiquem livres e transcendendo as bordas de tão belos panoramas. Isso é o que veio na minha cabeça, bem na curva de uma estrada do Sul da Itália, descendo em direção a Agnone. Uma fração litorânea da província de Montecorice, na Campania que apresento agora.

 

Agnone 011
Agnone ao fundo: Se eu fosse fazer um quadro, não colocaria moldura.

Também de perto, já circulando em suas ruas, a beleza continua. Clima familiar, limpeza extrema, barzinhos aconchegantes no pequeno calçadão com poucas pessoas, poucas casas, pequenos prédios e todas essas construções de frente para um belo mar azul, transparente e circundado de montes verdes. Sem falar no clima quente que senti ao chegar não vendo a hora de me trocar e logo entrar no mar. Isso não demorou, e quando aconteceu, pude ver onde estava todo mundo!

Agnone 021
No pulito calçadão, quase ninguém...
Agnone 031
Já na spiaggia, quase sem lugar na sabbia, todos! Culpa do Sol também.

As características marcantes e diferentes da pequena praia ficam por conta da pequena extensão de areia de espessura grossa e cor mais escura, misturada a pequenas pedras que chegam a fazer cócegas e massagens nos pés, além de outras maiores que servem como acentos para se bronzear por inteiro. Já dentro d´água, os pequenos “quebra-mares” garantem banhos sossegados e sem ondas, além de ser ideal para curtos passeios a bordo de pequenos barcos.

Agnone 041
Depois de dois dias frequentando as pedras, o bronzeado vem. Eu estava precisando!
Agnone 051
Nas águas quentes, mansas e cristalinas fica até difícil para os peixes se esconderem.

Voltando ao asfalto da pequena riviera, o clima pacato e hospitaleiro convidava a curtir todos os pontos do lugar, como se por lá o tempo estivesse parado no melhor momento. Idem a uma inesquecível e bela cena de filme numa eterna pausa. E, por falar nisso, tive o privilégio de conhecer um local que resume tudo.

Agnone 061
Do chão ao céu, o nome do cinema faz jus ao lugar onde se encontra.

Um cinema a céu aberto, nos moldes dos antigos e mais românticos, batizado com o mesmo nome do famoso clássico conterrâneo do cineasta Giuseppe Tornatore de 1988. Porém, este, diferente daquele da película filmada, não foi demolido. Continua lá gravando em sua memória, belas paisagens e histórias de quem passam por lá. Como eu mesmo fiz antes de partir para gravar algumas outras cenas, numa praia vizinha, sem me esquecer da pequena, e agradável, Agnone.

————
Fernando Ferrari (fffernandoferrari@gmail.com) é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes e mantém o blog www.cabecatroncoetextos.blogspot.com Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorCala dell’Innamorata Elba
Próximo artigoBrasileira Silvia Novais é Miss Italia nel Mondo
Fernando Ferrari
Fernando Ferrari é brasileiro de nascimento, francês de cidadania e italiano de coração! Publicitário, escritor amador, mora em São Paulo, já esteve na Itália duas vezes. Um dia pretende trabalhar e viver mais tempo por lá, mas enquanto não surge uma oportunidade, escreve para diminuir a saudade. Siga o Fernando no Instagram aqui.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here