Depois de Pienza, uma cidade que não pode faltar no itinerário romântico de uma viagem pela Toscana é Lucignano. Há apenas 26km de Arezzo, 50km de Siena e 100km de Florença se encontra um burgo medieval mantido a perfeição, como aqueles que a gente imagina nas fábulas ou aulas de história.

A cidade é bem pequena e o ideal seria buscar se hospedar em algum agriturismo nos arredores, para curtir o espírito da Toscana, dê uma pesquisada no nosso site Hospedagem na Itália).

Lucignano é um pequeno vilarejo medieval construído no alto de uma colina, com ruas estreitinhas, casas de pedra e um panorama de tirar o fôlego, especialmente nos dias ensolarados e de céu azul. Mas não é apenas por causa disso que tantos casais apaixonados visitam a cidade.

Dentro de um palácio construído entre os séculos XIII e XIX, o “Palazzo Comunale” encontra-se o Museo Comunale di Lucignano. Lá, na sala IV você encontra uma árvore de “ouro” que levou mais de 120 anos para ser completada. Essa impressionante árvore de 2,60 de altura foi construída com significados religiosos, mas com o passar do tempo, as pessoas começaram a acreditar que a tal árvore fazia o amor durar.

A árvore do amor de Lucignano, na Toscana, retratada por Xavier de Jauréguiberry

Daí nasceu a tradição: casais apaixonados e recém casados vão até a árvore de Lucignano para pedir proteção em busca de um amor duradouro e feliz. Por via das dúvidas eu já fui lá com o meu “amore” pedir a proteção da árvore. Era na semana do dia dos namorados aqui na Italia (Dia di S. Valentino, 14 de fevereiro) e fazia muito frio.

Atenção: a partir de 2012 o Museo Comunale só abre às sextas, sábados e domingos (das 10.00 às 13 e das 14.30 às 17.30) com exceção do dia de S. Valentino (14 fevereiro) e de abertura extraordinária para grupos de mais de 15 pessoas. O preço do ingresso é de 5 euros, com possibilidade de desconto para determinadas categorias. Informações diretamente no site oficial aqui.

Pedindo proteção para a árvore do amor

No filme Copie Conforme apresentado no Festival de Cannes em 2010 a atriz Juliette Binoche leva o protagonista da história para um passeio exatamente em Lucignano, onde está a árvore do amor. Abaixo é possível conferir o trailler oficial do filme:

Uma coisa interessante: sua visita a Pienza não exclui Lucignano e vice-versa. Se você gosta de arquitetura repare na diferença: Lucignano é uma cidade típica do período medieval, já Pienza é uma cidade da época do Renascimento. E se estiver dirigindo pela Toscana, atenção: existem duas cidades chamadas Lucignano, a da árvore do amor fica em Lucignano provincia de Arezzo (próxima a Foiano della Chiana, Sinalunga…)

lucignano_arvore_do_amor luciagnano_burgo_toscana

Pelas ruas de Lucignano
Pelas ruas de Lucignano
Detalhe de imagem da foto anterior
Detalhe de imagem da foto anterior

lucignano_toscana

Para obter mais informações sobre Lucignano, visite o site oficial da cidade.


View Larger Map

7 COMENTÁRIOS

  1. Mais um belissimo lugar para incluir no roteiro romântico e fora do circuito tradicional, sem esquecer aquela balinha de menta! rs Parabéns e obrigado pela excelente dica. FF

  2. Nos arredores de Florença tem tanta coisa pra se visitar e conhecer. O turista tradicional acaba não conhecendo, mesmo porque nem sequer sabe da existência. São divulgados sempre os mesmos locais, as mesmas pontes e os mesmos museus. Bacana saber que existem muitas outras possibilidades na hora de fazer um roteiro para conhecer uma região, especialmente a Toscana.

  3. Gostei da matéria mas poderia ter algumas fotos de Lucignano, fiquei curiosa. Vou ser se consigo incluir na minha viagem em outubro.Obrigada pela dica.

  4. Oi Laura,
    Boa observação a sua! Me empolguei tanto com a árvore do amor que esqueci de colocar fotos da cidade! Adicionei algumas imagens que fiz na época que estive na cidade, na semana do dia dos namorados na Itália (fevereiro de 2010).
    Um abraço,
    Barbara

Comments are closed.