Depois de Pienza, uma cidade que não pode faltar no itinerário romântico na Toscana é Lucignano. Há apenas 26km de Arezzo, 50km de Siena e 100km de Florença se encontra um burgo medieval mantido a perfeição, como aqueles que a gente imagina nas fábulas ou aulas de história.
Lucignano e a árvore do amor
Lucignano é um pequeno vilarejo medieval construído no alto de uma colina, com ruas estreitinhas, casas de pedra e um panorama de tirar o fôlego, especialmente nos dias ensolarados e de céu azul. Mas não é apenas por causa disso que tantos casais apaixonados visitam a cidade.
Dentro de um palácio construído entre os séculos XIII e XIX, o “Palazzo Comunale” encontra-se o Museo Comunale di Lucignano.
Lá, na sala IV você encontra uma árvore de “ouro” que levou mais de 120 anos para ser completada. Essa impressionante árvore, que també é conhecida como árvore do amor de Lucignano, tem 2,60 de altura.
A árvore do amor foi construída com significados religiosos, mas com o passar do tempo, as pessoas começaram a acreditar que a tal árvore fazia o amor durar.
Daí nasceu a tradição: casais apaixonados e recém casados vão até a árvore de Lucignano para pedir proteção em busca de um amor duradouro e feliz.
Ti amo ou te amo? Veja como declarar o seu amor em italiano
Por via das dúvidas eu já fui lá com o meu “amore” pedir a proteção da árvore. Era na semana do dia dos namorados na Italia (Dia di S. Valentino, 14 de fevereiro) e fazia muito frio.
É recomendável checar o horário de abertura com antecedência porque eles mudam de acordo com a época do ano. O preço do ingresso é de 5 euros, com possibilidade de desconto para determinadas categorias. Informações diretamente no site oficial aqui.
Lucignano no cinema
No filme Copie Conforme apresentado no Festival de Cannes em 2010 a atriz Juliette Binoche leva o protagonista da história para um passeio exatamente em Lucignano, onde está a árvore do amor. Abaixo é possível conferir o trailler oficial do filme:
Hoteis em Lucignano
A cidade é bem pequena e você pode pesquisar hoteis em Lucignano através do nosso parceiro Booking.
Outra ideia é se hospedar em algum agriturismo nos arredores, para curtir o espírito da Toscana.
Confira: 7 charmosos hotéis no Interior da Toscana
E se estiver dirigindo pela Toscana, atenção: existem duas cidades chamadas Lucignano, a da árvore do amor fica em Lucignano provincia de Arezzo (próxima a Foiano della Chiana, Sinalunga…)
Fotos de Lucignano Toscana
Para obter mais informações sobre Lucignano, visite o site oficial da cidade.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
[…] nas lojinhas e ainda no dia seguinte você pode continuar a explorar a região, como por exemplo Lucignano (onde encontra-se a árvore do amor), Montepulciano (a cidade famosa pelo Vino Nobile di […]
Oi Laura,
Boa observação a sua! Me empolguei tanto com a árvore do amor que esqueci de colocar fotos da cidade! Adicionei algumas imagens que fiz na época que estive na cidade, na semana do dia dos namorados na Itália (fevereiro de 2010).
Um abraço,
Barbara
Gostei da matéria mas poderia ter algumas fotos de Lucignano, fiquei curiosa. Vou ser se consigo incluir na minha viagem em outubro.Obrigada pela dica.
[…] Também gosto bastante de Pienza, e já que você está lá perto que tal dar uma esticadinha até Lucignano ou Montepulciano? Para falar a verdade você pode montar um itinerário baseado nas cidades onde […]
[…] nas lojinhas e ainda no dia seguinte você pode continuar a explorar a região, como por exemplo Lucignano (onde encontra-se a árvore do amor), Montepulciano (a cidade famosa pelo Vino Nobile di […]
Fernando,
Não esquece da balinha de menta, um chicletinho tb serve. 🙂
Marcia
Pois é, você viu quanta coisa ainda falta conhecer? Até breve!
Nos arredores de Florença tem tanta coisa pra se visitar e conhecer. O turista tradicional acaba não conhecendo, mesmo porque nem sequer sabe da existência. São divulgados sempre os mesmos locais, as mesmas pontes e os mesmos museus. Bacana saber que existem muitas outras possibilidades na hora de fazer um roteiro para conhecer uma região, especialmente a Toscana.
Mais um belissimo lugar para incluir no roteiro romântico e fora do circuito tradicional, sem esquecer aquela balinha de menta! rs Parabéns e obrigado pela excelente dica. FF