Enquanto no Brasil os olhos dos bloggers de viagem estavam voltados para o Campus Party, o maior evento de comunicação digital e internet do Brasil já na sua 5ª edição, aqui na Italia acontecia o primeiro evento dedicado exclusivamente aos bloggers de viagem, o Travel Blogger Elevator (TBE). E lá fui eu para Roma no último final de semana, como única blogger estrangeira e representante do Brasil em meio a uma série de bloggers italianos.

Michele Aggiato, organizador do Travel Blogger Elevator, faz a abertura do evento

A neve na Italia e o desafio de chegar ao Travel Blogger Elevator

O Travel Blogger Elevator estava programado para sábado 11 de fevereiro, uma data como outra qualquer, não fosse pelo fato que a Italia estava em pleno alarme neve. Os telejornais recomendavam que se evitasse dirigir nas estradas, em Roma estava prevista uma nevasca ainda mais forte do que a que aconteceu na semana anterior e todas as escolas da cidade foram fechadas por precaução, além de museus e outros serviços públicos.

Nova tempestade vinda da Sibéria, anunciava os jornais

Além disso o problema não era somente a neve em Roma: 90% dos participantes do evento vinham de outras cidades, algumas onde realmente começou a nevar muito no dia anterior.

Eu, que tinha planejado viajar de carro  e já tinha reservado um hotel fora do centro (onde é mais fácil e barato estacionar o carro), mudei os planos na última hora: comprei as passagens de trem de alta velocidade da Trenitalia que me deixavam diretamente no centro de Roma e reservei o hotel onde aconteceria o TBE, o Best Western Hotel Royal Santina para as noites de sexta e sábado.

Foi a melhor coisa que poderia fazer: não tive nenhum problema para viajar de  Florença a Roma, ao contrário: como o meu trem de ida e volta foram cancelados (sopresso), eu tive a vantagem de poder pegar o primeiro trem que quisesse sem pagar nada a mais, sem refazer o bilhete e sem nenhuma complicação. Isso foi uma grande vantagem porque nos dois casos cheguei muito mais cedo do que deveria na estação e invés de esperar pude ir embora no primeiro trem.

Meu quarto no Best Western Hotel Royal Santina, em Roma

Além disso, embora o hotel não fosse muito econômico, foi uma boa escolha: era a 2 passos da estação de trem Roma Termini – o que evitava a necessidade de caminhar muito com malas ou de depender de taxi, ônibus ou metrô visto que a situação de transporte em Roma estava meio caótica. O quarto era moderno, com efeito de cromoterapia (era possível selecionar cores como verde, azul, vermelho ou o tradicional branco), o banheiro novo e bem cuidado. O café da manhã também era o ponto forte: tinha um rico buffet com pães, bolos, omelete. E um conselho: apesar de ter uma máquina daquelas automáticas de café/capuccino e de suco de laranja, você pode pedir ao garçon para te fazer um suco de laranja fresco na hora (spremuta d’arancia) e o capuccino sem custo adicional. Na minha opinião são muito melhores do que os da maquininha…

Eu (Barbara Bueno)!

O evento

Se você estava se perguntando, mas o que o “elevator” tem a ver com o “travel blogger”, eis a resposta: a idéia por trás do evento é aquela de vender o seu peixe, ou melhor, o seu blog, no brevíssimo tempo em que você tem na frente de um desconhecido dentro de um elevador. Digamos a verdade, em geral esse tempo seria de no máximo 1 minuto, mas os organizadores deram uma colher de chá: cada blogger tinha 5 minutos para apresentar seu site.

Abaixo vocês podem conferir o slide que eu apresentei:

Prêmios

Sorteio de prêmios durante o Travel Blogger Elevator

Logo após o break para o almoço aconteceu o sorteio de vários prêmios e viagens. Praticamente o palco lotou de sortudos, mas dessa vez não saiu o meu numerinho…

Apesar da neve o evento foi um sucesso: a sala estava praticamente lotada, a organização foi impecável com pausa café, almoço e lanchinho da tarde incluídos gratuitamente. No sábado mal deu tempo de sair do hotel de dia, mas consegui tirar uma foto durante uma das pausas. Olha só como nevava na frente do hotel:

Ver neve em Roma: uma raridade e um privilégio

E nas cenas dos próximos capítulos contarei mais sobre o final de semana em Roma…

9 COMENTÁRIOS

  1. Forse vado fuori tema perché non ho capito molto di questo post 🙂 Però ho ascoltato la tua presentazione al TBE12 ed è stata molto interessante.
    È stato un piacere conoscervi!

  2. Oi Barbara, parabéns pela iniciativa e participação, entendi um pouco mais desses eventos que tenho visto sempre as chamadas, também gostei muito de seu slide e torço ainda mais para que o próximo passo seja dado já que vejo como grande potencial de acontecer por envolver o Brasil que, aos olhos do mundo, parece ser a bola da vez! Vibrações positivas e sucesso sempre! FF

  3. Ciao Nicola,
    Grazie della visita! Spero di trovarti presto in altri eventi interessanti come il TBE12. A presto!

    Oi Fernando,
    Precisamos fazer crescer o Brasil na Italia! Por enquanto continuo no trabalho de formiguinha e agradeço a você, como sempre, pela força.
    Até mais!

  4. ola gostei de ver alguns comentario gostaria de ter novas amizades p saber mais sobre seu pais meu endereço ta ai fale comigo e muito bom saber opinioes de outras pessoas do que se passa la fora bjs tudo de bom sou evangelica aj.missionaria…tchau te espero retornar p conversamos…

  5. Parabéns pelo belo trabalho que voce anda fazendo!
    Fiquei feliz por voce representar o Brasil nesse evento. Conheço seu blog desde 2008 e sempre o indico para as pessoas que desejam saber mais coisas sobre a Italia.
    Espero que voce consiga logo um patrocinio.
    Beijos e sucesso sempre!

  6. @Selma,
    Na Italia existe uma grande comunidade de evangelicos, você pode procurar por exemplo a Thais ( http://www.facebook.com/thaquino ). Eu não faço parte do grupo, mas ela certamente poderá te ajudar a fazer novas amizades.

    @Juliana
    Obrigada pelo apoio, aliás como sempre.
    Precisamos fazer essa blogosfera italo-brasileira ser reconhecida. 🙂
    beijocas

  7. Adorei ver seu trabalho. Gostaria de ter assistido sua apresentação. Creio que tem um campo fértil pela frente que com sua dedicação e potencial envolverá um universo maior de pessoas, carregando-as das diferentes culturas, lugares, informações, sugestões e também dividindo espaço para opiniões.
    Muito bacana!

Comments are closed.