Entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2014 acontece em Florença um Festival de Cinema Brasileiro organizado por Quelli della Compagnia e Fondazione Sistema Toscana. O evento reúne uma seleção de 10 filmes brasileiros contemporâneos, dos quais 9 inéditos na Itália. A projetação dos filmes acontece no Cinema Odeon, um dos belos e antigos cinemas do centro histórico de Florença. Os filmes são em língua original com legendas em italiano (exceto quando indicado diferentemente).

cartaz festival de cinema brasileiro em Florença 2014 - Cinema Odeon

Programa do Festival de Cinema Brasileiro em Florença

Quinta 13 de Fevereiro – 20:30 – Serra Pelada

de Heitor Dhalia, (Brasile 2013 – 100′)
Com a presença do ator Juliano Cazarré

Em 1980 os amigos Juliano e Joaquim descobrem a Serra Pelada, a maior mineira a céu aberto do mundo localizada no estado do Pará. Os dois decidem deixar São Paulo e mudar para lá, em busca da riqueza. Pouco tempo depois, a vida deles terá mudado completamente: Juliano se transforma em um ganster enquanto Joaquim esquece os seus valores.

Sexta 14 de Fevereiro – 18:00 – O Lobo Atrás da Porta (A Wolf at the Door)

de Fernando Coimbra, (Brasile 2013 – 100′)
Com a presença dos atores Milhem Cortaz e Juliano Cazarré
Uma menina é sequestrada. No departamento de polícia, Sylvia e Bernardo, os pais da vítima, e Rosa, a principal acusada do sequestro e também amante de Bernardo, fornecem depoimentos contraditórios que revelam um perigoso triângolo amoroso feito de desejos, mentiras e maldade. Thriller psicológico apresentado no Toronto International Film Festival 2013 e vencedor do Redentor Thropy no 15° Rio International Film Festival .

Sexta 14 de Fevereiro – 20:30 – Faroeste Caboclo

de René Sampaio, (Brasile 2013 – 108′)
Com a presença do ator Fabrìcio Boliveira

Obra prima de René Sampaio, inspirado na canção de sucesso de Renato Russo escrita em 1979 e gravada pela banda Legião Urbana em 1987. A música conta a trágica história de João de Santo Cristo, um jovem do nordeste brasileiro que muda para Brasília em busca de uma vida melhor e se encontra inserido no tráfico de droga até que encontra o amor da sua vida.

Sexta 14 de Fevereiro – 22:45 – O Palhaço

de Selton Mello (Brasile 2012 – 88′)

Fastidio é o filho de Puro Sangue, dois palhaços do circo itinerante  Esperançia, que faz este trabalho desde que nasceu e não conhece o mundo externo. Ao girar o interior do Brasil aos poucos percebe como esta não é a vida que deseja: se sente cada vez menos engraçado e assim mais do que um palhaço triste se transforma em um palhaço cansado. A única salvação é Ana, uma moça conhecida em uma das etapas de  Esperançia. Filme candidato a Melhor Filme Estrangeiro para o Brasil no Oscar 2013.

Sábado 15 de Fevereiro – 16:00 – Dois Coelhos (2 Rabbits)

de Afonso Poyart (Brasile 2012 – 101′)
Com a presença do ator Caco Ciocler

Edgar, aos 30 ano, é considerado um exemplo pela sua habilidade com o computador e engenharia mecânica. Após a faculdade, não conseguindo se adaptar a nenhum trabalho, ele muda para Miami onde passa dois anos. Um terrível acidente muda os seus planos e o traz de volta ao Brasil, onde – como a maior parte da população – se deve confrontar com criminosos e um sistema político corrupto. Cansado de suportar as injustiças ele cria um plano para se vingar.

Sábado 15 de Fevereiro -18:00 – Tropicalia

de Marcelo Machado (Brasile, USA, Gran Bretagna 2012 – 87′) – Doc
Com a presença do diretor Marcelo Machado

O documentário Tropicália conta a história do movimento cultural homônimo que explodiu no Brasil no final dos anos 1960. Dedicado aos músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Mutantes, o movimento tropicalista atinge seu ápice na cena musical popular e foi amplamente divulgado na TV, jornais e rádios. Com entrevistas relevadoras, raros filmes de arquivo e as mais incríveis músicas da época, Tropicalia nos mostra uma leitura contemporânea dos movimentos culturais fascinantes do Brasil. Vencedor do Cinema Brazil Grand Prize 2013 como Melhor Documentário, Melhor Montagem e Melhor Coluna Sonora.

Sábado 15 de Fevereiro -20:30 – Meu passado me condena

de Julia Rezende (Brasile 2013 – 95′)
Com a presença da diretora Julia Rezende

Quando Fábio e Mia se encontram é amor a primeira vista. Se casam após um mês e decidem de passar a lua de mel em um cruzeiro na Europa. Mas é ali que encontrarão Beto, o ex-namorado de Mia, e Laura, um amor platônico de Fábio,

Sábado 15 de Fevereiro – 22:45 – Eu receberia as piores notícias dos seus Lindos Lábios

de Beto Brant (Brasile 2010 – 100′)

O fotógrafo Cauby vai parar em uma pequena cidadezinha no meio da floresta Amazônica. Ali conhece Lavínia, a bela mulher do pastor Ernani que sofre de graves problemas emotivos. Em pouco tempo, Cauby e Lavínia terminam por ceder a tentação enquanto Ernani é dedicado ao seu empenho social e ético contra a prostituição e a droga. Enquanto isso Cauby faz de tudo para conquistá-la, mas Lavinia não quer deixar o marido. Então quando Ernani é assassinado e Lavínia desaparece, todos desconfiam de Cauby. Apresentado do Rio International Film Festival.

Domingo 16 de Fevereiro – 18:00 – As Melhores Coisas do Mundo

de Laís Bodanzky, (Brasile 2010 – 105′)
Versão dublada em italiano.
Tratto dall’omonima serie di libri Mano, scritta da Gilberto Dimenstein ed Eloisa Prieto. Hermano ha 15 anni, è un adolescente come tanti, con un fratello poetico e tormentato e due genitori professori universitari. Un avvenimento in famiglia, però, gli fa capire che non è facile diventare adulti e imparerà presto che crescere significa superare le proprie insicurezze e i propri preconcetti. Il film ha vinto otto riconoscimenti in occasione del Festival di Recife, e molti altri premi in numerosi festival brasiliani.

Domingo 16 de Fevereiro – 20:30 – O tempo e o vento

O Tempo e O Vento
de Jayme Monjardim (Brasile 2013 – 115′)
Com a presença dos atores Thiago Lacerda e da produtora Rita Buzzar

Baseado na obra de Enrico Veríssimo, O Tempo e O Vento conta 150 anos de lutas entre duas famílias, os Terra Cambara e Amaral. A história das disputas acontece durante o século XIX.

Ingressos

Um único filme: 5 euros
Ingresso diário: 8 euros
Ingressos para todos os filmes: 20 euros
Cinema Odeon – Piazza Strozzi, Firenze – 055214068

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorConcertos na Galleria dell’Accademia em Florença
Próximo artigoDomingo do fiorentino: museus grátis em Florença
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bela iniciativa!! Vejam o filme o Palhaço, de Selton Mello é muito bom! E é Benjamin (palhaço Pangaré) que é filho de Valdemar (palhaço Puro Sangue) 😉 Vão adorar, tenho certeza.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here