Um dos temas que os fiorentinos adoram discutir é arte. Muitos têm horror à imagem de uma cidade ligada exclusivamente à produção cultural do passado. Sim, é ok ser conhecida como a “Cidade do Renascimento“, mas não dá para viver apenas das glórias de séculos atrás. “É preciso sempre manter viva aquela chama artística e criativa entre seus habitantes e visitantes.” – essa é uma frase clássica que já escutei dezenas de vezes aqui em Florença.

Imagem da Bienal 2013: Beat Kuert - Et Sic In Infinitum, Site-specific installation and performance
Imagem da Bienal 2013: Beat Kuert – Et Sic In Infinitum, Site-specific installation and performance (divulgação)

É por isso que um evento como a Bienal de Arte Contemporânea de Florença vale ser marcado na agenda com antecedência: apenas a edição passada trouxe pelo menos uma centena de artistas vindos de mais 40 países diferentes. E o público que participou da manifestação principal e eventos colaterais também era imenso: mais de 10.000 pessoas. Dá para imaginar a grandiosidade? Nada mal para uma cidade que não conseguiu manter um centro de arte contemporânea como a EX3, que fechou suas portas poucos anos após sua inauguração por falta de financiamento.

Você é artista e gostaria de exibir o seu trabalho na Bienal de Florença? Ainda dá tempo de se candidatar, veja detalhes aqui.

 

Os melhores artistas de cada categoria  (pintura, escultura, obras em papel, instalação, vídeo, digital art, mixed media), escolhidos por um júri internacional, recebem o Prêmio Lorenzo Il Magnifico.

O tema da X Bienal de Arte de Florença será Arte e Polis.

Melhor garantir o seu hotel em Florença com antecedência!

Informações Práticas

[quote_box_center]X edizione
Florence Biennale
Art and the Polis
Quando: de 17 a 25 de outubro de 2015
Onde: Fortezza da Basso em Florença
Programa e informações: www.florencebiennale.org[/quote_box_center]