Segue até dia 12 de outubro, em Bari, no estado de Apúlia, e de 14 a 15 de outubro, em Matera, a segunda edição do Bari Brasil Film Fest. O evento foi aberto no ultimo dia 7 com o filme “Elis”, assistido por mais de 300 pessoas que lotaram a sala de cinema. O diretor Hugo Prata, convidado especial da noite, recebeu uma salva de palmas e conversou com um publico entusiasmado com a biografia da cantora Elis Regina.

O diretor Hugo Prata com Vanessa Mastrocessario durante a segunda edição do Bari Film Festival na Itália

Também entre os convidados do festival, Inês Figueiró, roteirista de “Era o hotel Cambridge”, película dirigida por Eliane Caffé, e o fotografo Michel Heberton que assina a mostra Geometrias de um Caos, em exposição no foyer do cinema.

Os outros títulos nacionais programados são Nise – O coração da loucura, de Roberto Berliner; Big Jato, de Claudio Assis; Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Chico – Artista brasileiro, de Miguel Faria Jr.

Programa Bari Film Festival 2017

Aquarius: no Bari Film Festival 2017

Terça, 10 outubro, UCI Cinemas Showville,
20h – Coquetel brasileiro*
21h – “Aquarius”
Introdução de Luigi Abiusi – crítico literário e cinematográfico, diretor e fundador da Uzak, trimestral da cultura cinematográfica e selecionador da Semana da Crítica no Festival de Cinema de Veneza.
Direção: Kleber Mendonca Filho com Sonia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos. Brasil, 2016, 146’ v. subt. it.
Enredo: Um dos filmes brasileiros mais aclamados da última temporada: Clara (Sonia Braga) agora mora sozinha com suas lembranças em um condomínio à beira-mar de Recife. De um momento para outro, ela tem que lutar contra grupos imobiliários inescrupulosos para continuar vivendo livremente em sua casa.

Quarta-feira, 11 de outubro, UCI Cinemas Showville
20h – Coquetel brasileiro*
21h – “Chico – Artista brasileiro”
Introdução de Pietro Scaramuzzo, diretor do site sobre cultura e música brasileira Nabocadopovo e crítico musical da revista ‘Musica Jazz’.
Direção: Miguel Faria Jr. com Nelson Angelo, Maria Bethânia, Chico Buarque. Brasil, 2015, 110 ‘, v., subt. it.
Enredo: Chico Buarque é um ícone da cultura brasileira nos últimos 50 anos. O diretor retrata sua longa carreira, revelando alguns aspectos mais íntimos e pouco conhecidos do público em geral. Uma rica seleção de músicas do homenageado, muitas das quais interpretadas para a ocasião por seus amigos, entremeia os depoimentos do documentário.
Matera

Sábado, 14 de outubro, UCI Cinemas Red Carpet
19h – Coquetel de abertura.
20h – “Elis”
Introdução de Pietro Scaramuzzo, diretor do site sobre cultura e música brasileira Nabocadopovo e crítico musical da revista ‘Musica Jazz’. Direção: Hugo Prata, com A. Horta, G. Machado. Brasil 2016, 110 ‘, v. subt. it.
Enredo: A vida tumultuada de Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, tendo como pano de fundo um país dominado pela ditadura militar
Domingo, 15 de outubro, UCI Cinemas Red Carpet
18h – “Chico – artista brasileiro”
Introdução de Pietro Scaramuzzo, diretor do site sobre cultura e música brasileira Nabocadopovo e crítico musical da revista ‘Musica Jazz’.
Direção: Miguel Faria Jr. com Nelson Angelo, Maria Bethânia, Chico Buarque. Brasil, 2015, 110 ‘, v., subt.it.
Enredo: Chico Buarque é um ícone da cultura brasileira nos últimos 50 anos. O diretor retrata sua longa carreira, revelando alguns aspectos mais íntimos e pouco conhecidos do público em geral. Uma rica seleção de músicas do homenageado, muitas das quais interpretadas para a ocasião por seus amigos, entremeia os depoimentos do documentário.
19h – Coquetel brasileiro
20h – “Big Jato”
Introdução de Ivan Moliterni, crítico de cinema, especialista em programação de cultura e cinema do município de Matera.
Direção: Claudio Assis, com Marcela Cartaxo, Clarice Fantini, Jards Macalé. Brasil, 2015, 97 ‘v.o. subt.it.
Enredo: No Nordeste do Brasil, a passagem à idade adulta de um menino indeciso entre “o perfume dos sonhos e o mau cheiro da realidade”.
* O ingresso para projeções custa 5,00 euros e permite o acesso ao coquetel brasileiro e à exposição fotográfica. Para informações e reserva de bilhetes: www.ucicinemas.it
Eventos culturais

Quarta-feira, 11 de outubro, Universidade da Basilicata, Departamento de DICEM – Matera
10h (entrada gratuita) – Diálogo sobre “O relacionamento entre arquitetura e cinema’”
A partir da experiência real do filme “Era ou Hotel Cambridge”, professores e alunos da Faculdade de Arquitetura de Matera (junto com outros convidados como a roteirista da película, Inês Figueirò) vão refletir sobre como paisagens, edifícios e espaços urbanos podem ser mais do que uma simples cenografia e se tornar verdadeiros protagonistas dos filmes. O debate vai versar sobre a interação entre essas duas formas de arte.

Quarta-feira, 11 de outubro, Universidade de Bari, Departamento de Ciências Políticas – Bari
16h30 (entrada gratuita) – “Novos protagonistas nas relações com a África Subsaariana”
O Brasil é um dos países que mais abriram novas embaixadas na África nos últimos anos. Este fato serve de ponto de partida para um debate com os professores e alunos do Departamento de Ciência Política da Universidade de Bari (além de convidados ilustres como o embaixador italiano Alberto Bradanini) sobre os novos protagonistas nas relações com os países da África Subsaariana e, ainda, o papel da Itália nesse contexto.

Quinta-feira, 12 de outubro, Bilabì – Bari
Via Adolfo Omodeo, 12 Bari – Tel. 080 897 60 81
21h (entrada gratuita)
Espetáculo musical “Elis e Chico” com “Os Argonautas”. Festa de encerramento e anúncio do melhor filme escolhido pelo público.

Informações práticas

Bari Brasil Film Fest
De 7 a 12 de outubro, em Bari
De 14 a 15 de outubro, em Matera Ingresso para as projeções: 5,00 euro.

Endereços dos Cinemas:
• UCI CINEMAS – SHOVILLE BARI
Via Mario Giannini, 09
Tel. 080 975 7084
• UCI CINEMAS – RED CARPET MATERA Via Enzo Ferrari
Tel. 0835 892 960


Texto de Paula Acosta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here