Na Itália ela é chamada Firenze, no Brasil, Florença, em muitos documentos históricos é comum encontrar o termo Florentia ou Fiorenza. Esses vários nomes que fazem referência a uma das cidades mais bonitas da Toscana (e talvez do mundo) parecem ser relacionados ao tema flores.

A catedral de Santa Maria del Fiore em Florença

E realmente, no imaginário coletivo dos italianos, Florença é a “cidade das Flores”. Basta pensar no símbolo da cidade, o lírio (em italiano se fala giglio), ou que a catedral da cidade tem até flor no nome, Santa Maria del Fiore.

O Giglio, símbolo de Florença

Segundo alguns historiadores a cidade de Florentia teria sido fundada pelos antigos romanos durante a primavera de 59 a.C. e a cerimônia de fundação de Florentia teria coincidido com as celebrações romanas para a chegada da primavera, a festa em homenagem a deusa Flora que aconteciam entre 28  de abril e 3 de maio. Esses jogos e celebrações  eram conhecidos como Ludi Florales ou Floralia e dessas manifestações públicas teria sido dado o nome da cidade de Florentia.

Fiorenza como era

Mas existe uma versão ainda mais interessante que mudaria tudo: o nome de Florença não teria a ver com flores, mas com água. Isso porque antes da fundação romana da cidade de Florentia, um pouco mais deslocada estava a cidade de Visul (a famosa Fiesole) do antigo povo dos etruscos.

Pois bem, segundo o filólogo Giovanni Semerano, estudioso das antigas línguas da Europa e Mesopotâmia, o nome da cidade teria origem etmológica na língua acádia, que teria dado origem a língua etrusca e a todas as modernas línguas ocidentais.

Este estudioso, nascido em Ostuni no estado de Apúlia em 1911 e falecido em 2005 em Florença, teria elaborado hipóteses  – consideradas por muitos “fantasiosas” – sobre a origem do nome de Florença (a propósito de Semerano recomendo a leitura deste artigo).

De acordo com Semerano, o termo Firenze seria construído a partir das raízes de birêtu, que significa terreno rodeado por água.

Vai viajar para a Itália? Aqui algumas sugestões de tours em Florença 

O nome etrusco depois teria sido substituido pelos romanos que a chamaram de Florentia, posteriormente na idade média teria sido chamada Fiorenza até chegar no Firenze dos dias de hoje.

Se você achou o texto interessante compartilhe com os amigos. Se tiver algum dado para acrescentar comente abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBari Brasil Film Fest 2017

Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline.
Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here