Última atualização: 23/04/2020

O turismo na Italia não tem um ministério exclusivo. Dependendo do governo, ele é colocado em uma pasta ou na outra. Atualmente o turismo faz parte do Mibact, o Ministero per i beni e le attività culturali e per il turismo, e o atual ministro se chama Dario Franceschini.

dario franceschini
O ministro Dario Franceschini

Franceschini tem recebido muitas críticas por ser um ministro mais interessado pela cultura do que pelo turismo tendo deixado quase de lado a categoria (leia por exemplo o artigo de Gianluigi Tiddia publicado em 22/04/2020: “Cancelliamo il Ministero del Turismo“).

Mas o que quero comentar com vocês é a resposta que Franceschini deu na Camera quando questionado sobre o calendário de reabertura em tempos de covid-19: “Não tenho condições de dizer hoje quando será possível sair de férias. Não posso dizer quando serão reabertas as praias, por exemplo, porque essa avaliação será feita por uma comissão técnico-científica. Estamos estudando todas as medidas que permitam uma reabertura de todos os setores em condições de segurança.” – reporta o jornal Quotidiano Travel. Franceschini diz ainda que “é preciso fazer um grande investimento para as férias na Italia em promoção, ajudar os operadores do setor e eu estou pedindo recursos para isso.”

A ausência do turismo internacional vai durar um longo tempo e pelo mesmo motivo é evidente que os italianos não poderão viajar para o exterior de férias pelo mesmo longo arco de tempo.” – diz o ministro Dario Franceschini

O ministro Franceschini teria ainda dito que não dá respostas em entrevistas, declarações e promessas. Prefere responder com normas e recursos e por isso pede ao Parlamento de avaliar seu trabalho quando tiverem normas e recursos, ou seja no próximo decreto. “Depois digam se são insuficientes, se respondem as necessidades do turismo ou se não tem nada”. – completa.

“É preciso dizer a verdade aos cidadãos especialmente em um momento em que existe muitas tensões e preocupações, especialmente no setor do turismo que é o mais dramaticamente atingido. Não podemos iludi-los com histórias e bandeirinhas. Entendo o valor político de declarar o estado de crise, mas por que devemos falar de coisas não exatas. O estado de crise de um setor é um instrumento que se utiliza quando um setor vai em crise em uma situação ordinária. Neste caso toda a Italia está em estado de crise e as medidas que estamos adotando são todas excepcionais porque estamos em um estado de emergência geral. Para as empresas do setor turístico não interessa nem a declaração simbólica do estado de crise nem um decreto do turismo ad hoc. Interessam as normas, os recursos e a maneira de ajudar com as dificuldades.” – concluiu o ministro Franceschini.

Pois é amigos, vamos aguardar e ver o que vai acontecer com a indústria do turismo na Italia que representa 13% do PIB italiano…

Parceiros:

PASSAGENS SAINDO DO BRASIL PARA A ITALIA

Encontre as passagens mais baratas para Roma (FCO)

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorQuem são seus ídolos? As pessoas que te inspiram?
Próximo artigoInformações sobre a Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here