Existe um golpe que está circulando nos grupos de facebook há muitos meses: é o golpe da troca de euros. Infelizmente muita gente acaba acreditando e perde todo o dinheiro. Leia o artigo para saber mais.

golpe da troca de euros

Como funciona o golpe da troca de Euros

Se você está inscrito a algum grupo no Facebook do tipo “brasileiros na Italia”, “brasileiros em Milão”, “brasileiros em Roma” ou afins mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com uma mensagem que parece um ótimo negócio: trocar Euros por Reais evitando de pagar taxas e comissões de casa de câmbio, bancos ou intermediários.

A mensagem é do tipo:

“Olá pessoal! Estou voltando ao Brasil e estou me desfazendo alguns euros que me restaram. Quem se interessar em comprar me procure inbox que negociamos a cotação e nos livramos de taxas. Grata!”

Existem muitas outras versões da mensagem mas o objetivo é sempre o mesmo: fazer a troca Euro-Real ou Real-Euro sem pagar taxas.

Geralmente o valor é baixo, no máximo 500 euros, o que parece dar uma certa credibilidade a operação. Além disso acontece de muita gente ir checar o perfil de quem faz a proposta e vê uma bela foto, pensa que o perfil é de confiança e pronto! Faz o depósito para a pessoa, esperando em receber o equivalente na outra moeda. Mas nada, a pessoa desaparece com o seu dinheiro!

Tarde demais, você perdeu todo o seu dinheiro! Não adianta denunciar a pessoa ao facebook, marcar o perfil dela nos grupos e tudo mais porque geralmente são perfis falsos no facebook com fotos roubadas de gente inocente. Muitas vezes a pessoa da foto nem sabe que usaram a foto dela para golpes na internet.

Se você realmente deseja “economizar” a única maneira de efetuar uma eventual troca de dinheiro com desconhecidos é ao vivo. Mas mesmo assim existem riscos: o dinheiro pode ser falso, a pessoa pode roubar você. Ou seja, melhor evitar. O barato pode sair caro.

Se você deseja trocar Reais por Euros ou Euros por Reais pode usar um banco, uma casa de câmbio ou mesmo a Binance! Mas evite desconhecidos, especialmente se criaram o perfil no facebook há poucas semanas.

Se você caiu em um golpe parecido conte o seu caso aqui na seção de comentários. Você pode ajudar outras pessoas a evitar o golpe. E compartilhe o artigo com os seus amigos!

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS

A Civitatis é outra parceira que reúne os melhores fornecedores de passeios e deslocamentos na Italia.

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorQuem são as vítimas do coronavírus na Italia?
Próximo artigoItalia prorroga restrições ao Brasil, India, Bangladesh e Sri Lanka
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

5 COMENTÁRIOS

  1. Assim como nosso companheiro Eduardo estou passando por uma situação idêntica com as mesmas conversas e creio que as mesmas pessoas. Me ofereceram uma Doação de 555.000 euros, porém informaram que eu teria que pagar a taxa de conversão do banco de 90 euros, equivalente a 500,00, a pessoa se identificou como Madame: Justine Silvia Gallo, e me passou o ZAP do suposto advogado: Franck Berton que inclusive é um advogado muito conhecido na França e tem tido inúmeras participações investigativas em vários atentados contra a França, porém o que acredito é que outra pessoa esteja se passando por ele para obter êxito nas transações.
    Inclusive acabei de pedir para esta senhora me fazer uma ligação de vídeo para que eu pudesse ter a certeza de que se tratava dela, cara; estes bandidos são profissionais no que fazem viu? Me ligaram com uma imagem supostamente de um vídeo reproduzido por esta pessoa que está na foto dos perfis fazendo com que acreditassemos que realmente se tratava dela, porém pude perceber pequenas ondas na ligação de vídeo idêntica as que aparecem quando tiramos fotos ou fazemos vídeos de algum conteúdo na tv. Enfim, fiz uma gravação de tela e pude arquivar todas as conversas e vídeos na qual pude registrar em todo o momento. Fizeram tudo perfeito porém na hora de passar a conta para fazer o depósito dos 500,00 deram uma bela cagada em passar o Pix de uma pessoa com todas informações como conta, agência, banco e até mesmo Pix registrado em um CPF de José Batista. Pelo CPF fiz uma busca pelo site do JusBrasil e encontrei 3 processos referentes a transações indevidas.

  2. Oi Eduardo,
    Obrigada por compartilhar a sua experiência.
    Realmente a quantidade de golpes é enorme, precisa desconfiar quando parece muito bom para ser verdade…
    Saudações da Italia para você,
    Barbara

  3. O meu começou com uma eransa de 350.000 mil euros me pediu uns documentos e acabei enviando pessoal que mora na França .e fiquei desconfiado pelo o horário lá e de 4 a 5 horas acima do nosso.e estranho pessoas a beira da morte disse que me escolheu pra receber o dinheiro.e comigo aconteceu 2 vezes e começou pelo o telegran

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here