Se você tem o sonho de produzir o seu vinho na Toscana e tem alguns milhõezinhos no bolso essa pode ser uma boa oportunidade. A oferta de vinhedos na Toscana é grande e os preços estão 15% mais baixos em comparação aos últimos 5 anos. A notícia foi publicada no jornal italiano la Repubblica que avisa que algumas das áreas mais nobres do vinho da Toscana, como por exemplo o “Chianti”, está com uma grande oferta de propriedades à venda. Saiba mais aqui.

Índice do artigo:
Quanto custa comprar vinhedos na Toscana
Por que tantas vinícolas na Toscana à venda?
Bom momento de comprar vinícolas na Toscana?

vinhedos na Toscana

Quanto custa comprar vinhedos na Toscana

O jornal fez uma grande reportagem baseado numa entrevista com a imobiliária Columbus International onde falaram de números, preços e mercado. Aqui relato o que a reportagem do jornal publicou. Antes de investir, DYOR (“Do Your Own Research”, ou seja, faça sua própria pesquisa!)

As menores propriedades com uma grande casa e vinhedos suficientes para uma etiqueta para presentear amigos está saindo por dois-três milhões de Euros.

Já as propriedades maiores, de 10-14 hectares de vinhedo no centro do Chianti Classico estão à venda por 4,5 a 6,5 milhões de euros. E algumas empresas do vinho de primeira linha são avaliadas em até 50 milhões de euros.

A imobiliária estima que no primeiro semestre deste ano foram colocadas à venda 45 propriedades com vinhedo na área do Chianti, Siena, Cortona e Colinas de Florença por um valor que varia de 300 a 400 milhões de Euros.

Por que tantas vinícolas na Toscana à venda?

“A oferta aumenta mais do que a procura também devido a uma troca de gerações e muitos herdeiros preferem vender. Portanto para quem compra é uma ocasião para ótimos negócios” explica Richard Tayar, o fundador da imobiliária Columbus International.

O período delicado para as propriedades vinícolas no Chianti começou com a crise financiaria de 2008: muitas grandes empresas tinham se endividado para melhorar a produção e estruturas. Já as pequenas empresas tiveram um aumento nos custos de produção e menores entradas.

De acordo com o jornal nos últimos anos a crise tocou alguns nomes famosos, como Mazzei di Fonterutoli e Biondi Santi di Montalcino e Scansano e provocou passagem de propriedade e concentração das propriedades em grandes grupos através da venda e aluguel dos terrenos. A pandemia complicou ainda mais as coisas.

“Há quatro anos estávamos para fechar a venda de uma bela empresa produtora de vinho com 250 hectares de vinhas e 4 mil metros quadrados de superfície construída por 50 milhões de euros. Depois a venda não foi concluída. Hoje essa mesma propriedade está sendo oferecida por 30 milhões e o valor ainda é negociável.” – comentou Tayar.

“No Chianti é possível estimar uma perda de valor de cerca 15% nos últimos 5 anos. Em geral o custo de um vinhedo varia de 150 a 250 mil euros mas o preço depende muito das construções. Um edifício sem necessidade de reforma sai entre 2300 e 2500 euros por metro quadrado. Uma propriedade com 15 hectares e mais de 8000 metros quadrados entre residência, espaços produtivos e adegas não sai por menos de 3 milhões.”

Sem falar naqueles proprietários que por vergonha ou pudor preferem não colocar a propriedade à venda, mas estão abertos a propostas.

Bom momento de comprar vinícolas na Toscana?

Será esse um bom momento para comprar vinícolas na Toscana e investir neste tipo de negócio e mercado? Quem responde é sempre Tayar:

“Nós estamos otimistas, os negócios estão recomeçando, os cidadãos italianos das áreas metropolitanas agora buscam pequenos refúgios a céu aberto. Além disso existem os americanos, trusts, pequenos fundos e investidores particulares que voltam ao mercado e que, se o quadro da pandemia não piorar novamente, vão voltar em massa a partir de novembro em busca de propriedades de 6-8 milhões de euros, maiores em relação aquelas que os italianos procuram.” – disse Tayar à redação de la Repubblica.

Será esse mesmo um bom momento para realizar o sonho de ter um vinhedo na Toscana? O que você acha?

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorRoteiro Sicília, os lugares que valem uma visita
Próximo artigoCafé italiano, conheça o café cultivado na Sicília
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here